Esta atividade pedagógica tem como objetivo promover a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres na ciência, especificamente no campo da Geologia e Vulcanismo, por meio de um debate orientado. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a pesquisar previamente sobre as dificuldades, histórias de superação e contribuições significativas de mulheres no campo geológico. Em seguida, as discussões ocorrerão em pequenos grupos, permitindo uma troca rica de informações e pontos de vista. O compartilhamento das discussões com a turma inteira viabiliza a ampliação das perspectivas e o reconhecimento do valor do trabalho feminino na ciência. O ápice da atividade será a criação coletiva de um mapa conceitual, sintetizando a importância das contribuições femininas na Geologia e Vulcanismo e promovendo uma reflexão crítica sobre a igualdade de gênero na ciência.
O objetivo desta atividade é estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a desigualdade de gênero na ciência, promover o reconhecimento das contribuições femininas no campo da Geologia e Vulcanismo, e desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, debate e elaboração de mapas conceituais. Além disso, visa encorajar a empatia e o respeito pela diversidade de experiências e contribuições científicas, desafiando estereótipos de gênero e promovendo uma cultura de igualdade e inclusão no ambiente acadêmico e científico.
O conteúdo programático cobrirá a história das mulheres na Geologia e Vulcanismo, incluindo os desafios enfrentados pelas mulheres nesses campos, histórias de superação e realizações significativas. Será dada ênfase não apenas aos obstáculos, mas também às estratégias de superação e às contribuições pioneiras que moldaram o estudo moderno da Geologia e Vulcanismo.
Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas prévias em casa, seguidas de debates em pequenos grupos na sala de aula, para troca e ampliação de conhecimentos. A discussão em grupo permite uma aprendizagem colaborativa, enquanto o compartilhamento com a turma inteira alarga as perspectivas de todos. Finalmente, a criação conjunta de um mapa conceitual permitirá sintetizar o aprendizado de forma visual e integrada.
A atividade será realizada em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerão os debates em pequenos grupos e o compartilhamento com a turma. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação do mapa conceitual, com 20 minutos dedicados à finalização e compartilhamento dos mapas.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa prévia, participação ativa nos debates, contribuição para a criação do mapa conceitual e a capacidade de trabalhar em equipe. Será dada especial atenção à originalidade das ideias apresentadas, à compreensão das dificuldades enfrentadas por mulheres na ciência e à habilidade de sintetizar informações de forma clara e coerente no mapa conceitual. Exemplos de bom desempenho incluirão evidências de pesquisa abrangente, envolvimento construtivo no debate e mapas conceituais bem organizados e informativos.
Os recursos necessários incluirão acesso à internet para a pesquisa, materiais para a criação dos mapas conceituais (papéis, canetas, marcadores), além de projetor ou quadro branco para o compartilhamento das informações com a turma. Artigos científicos, documentários e entrevistas com mulheres geólogas e vulcanólogas também serão sugeridos como materiais complementares para a pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula