Nesta atividade prática e interativa, estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar em profundidade os diferentes blocos econômicos globais, como a União Europeia (UE), o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), entre outros. Serão formadas equipes, cada uma representando um bloco econômico específico. Utilizando dados reais e atualizados, os alunos desenvolverão posters ou apresentações digitais que detalhem os membros, objetivos, impactos econômicos e desafios enfrentados por seu bloco. Posteriormente, em uma dinâmica de 'feira de blocos econômicos', eles compartilharão suas descobertas com os colegas, simulando negociações de tratados e a importância da cooperação econômica no atual cenário globalizado. Essa atividade fomenta a pesquisa, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a habilidade de apresentação, criando um ambiente de aprendizagem ativo e engajador que destaca a relevância da geopolítica e da economia no mundo contemporâneo.
Este plano de aula tem como objetivo principal introduzir os alunos no estudo dos blocos econômicos e sua importância no cenário globalizado, promovendo uma compreensão crítica sobre como estes blocos influenciam as políticas econômicas e as relações internacionais. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar os principais blocos econômicos, seus membros e objetivos, analisar os impactos econômicos e desafios enfrentados por estes blocos, e participar de simulações de negociações, desenvolvendo habilidades de argumentação, negociação e cooperação. Além disso, o exercício visa aprimorar as habilidades de pesquisa, análise de dados, trabalho em equipe e apresentação em público dos estudantes.
O conteúdo programático desta atividade incluirá um estudo detalhado sobre a formação, expansão e funcionamento dos blocos econômicos globais. Além disso, abordará a relevância destes blocos na promoção de políticas econômicas cooperativas e na configuração das relações internacionais contemporâneas. Serão discutidos tópicos como integração econômica, tarifas comerciais, livre comércio vs. protecionismo, e os desafios atuais enfrentados pelos blocos econômicos em um mundo globalizado. Este conteúdo preparará os alunos para realizar uma análise crítica dos dados reais e participar das negociações simuladas.
A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas e participativas, incluindo Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão divididos em equipes e a eles será atribuída a representação de diferentes blocos econômicos. Eles realizarão pesquisas usando uma variedade de fontes para criar seus posters ou apresentações. Posteriormente, na 'feira de blocos econômicos', cada grupo compartilhará seus achados e participará de simulações de negociações, promovendo a troca de conhecimento entre os estudantes e incentivando a prática de habilidades como argumentação e cooperação.
A carga horária total desta atividade será de 10 horas, subdividida em 12 aulas de 50 minutos cada. As aulas serão distribuídas em fases: introdução e formação das equipes, pesquisa e desenvolvimento dos materiais, preparação para a 'feira de blocos econômicos', realização da feira e, finalmente, o debriefing e reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade e precisão da pesquisa realizada, a criatividade e clareza dos posters ou apresentações digitais criados, a habilidade de argumentação e cooperação demonstrada durante as simulações de negociações e a participação ativa em todas as fases da atividade. Especificamente, serão avaliados a qualidade da informação apresentada sobre o bloco econômico representado, a eficácia da comunicação durante a 'feira de blocos econômicos' e a qualidade das negociações simuladas. Será encorajado o feedback construtivo entre pares para complementar a avaliação formal.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação dos posters (papel, marcadores, etc.) ou softwares de apresentação digital (PowerPoint, Prezi, etc.), espaço adequado para a realização da 'feira de blocos econômicos' e materiais de suporte para simulação de negociações (fichas com informações de cenário, etc.).
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