Nesta atividade, 'Debate Global: Os Desafios da Geopolítica', os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade única de mergulhar nas complexidades das relações internacionais contemporâneas, por meio de um formato de debate fortemente interativo. Divididos em times, cada qual representando um país diferente, os estudantes receberão materiais específicos que delinearão os aspectos centrais da situação geopolítica, econômica, ambiental e social de seus países representados. As discussões girarão em torno de questões cruciais como a luta pelo controle de recursos naturais, impactos das mudanças climáticas, fenômenos migratórios e crises humanitárias. Este formato de aprendizado mão-na-massa não apenas enriquecerá o entendimento dos alunos sobre a geopolítica mundial, mas também aprimorará suas habilidades argumentativas e de negociação, essenciais para a compreensão e atuação nas complexidades globais.
O objetivo desta atividade é mergulhar os alunos em uma experiência educacional imersiva e interativa, onde poderão desenvolver habilidades críticas de argumentação, análise e compreensão sobre a geopolítica contemporânea. Busca-se incentivar o pensamento crítico, a capacidade de negociação e a construção de argumentos baseados em fatos e dados reais. Esta atividade visa também promover uma maior compreensão das relações internacionais e suas influências nas políticas globais e locais, enfatizando a importância da diplomacia, cooperação e compreensão mútua entre nações.
A atividade se concentra na análise das dinâmicas geopolíticas contemporâneas, cobrindo aspectos como conflitos internacionais, alianças político-econômicas, questões ambientais globais e crises humanitárias. O debate fomentará a discussão sobre como a geopolítica afeta as relações entre os países e suas sociedades, incluindo a questão dos recursos naturais, as consequências das mudanças climáticas, os movimentos migratórios e as intervenções humanitárias internacionais.
Adotando uma metodologia ativa e baseada em projetos, os alunos serão divididos em grupos representando diferentes nações, a quem serão entregues dossiês contendo informações chave sobre a situação geopolítica de seus respectivos países. Através de pesquisa e preparação em equipe, os alunos deverão criar argumentações sólidas para defender os interesses de seus países no debate. Serão encorajados a utilizar fontes variadas e confiáveis para reforçar seus argumentos, promovendo uma aprendizagem profunda sobre as questões em discussão.
A atividade de 60 minutos será conduzida em uma única sessão. Inicialmente, haverá uma breve introdução sobre os objetivos e metodologia da atividade. Em seguida, os alunos, já divididos em seus grupos, receberão os dossiês para revisão e preparação dos argumentos. A maior parte da sessão será dedicada ao debate dirigido, permitindo que cada grupo apresente e defenda seus pontos de vista. A atividade será finalizada com uma sessão de feedback e reflexões guiadas pelo professor.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e profundidade dos argumentos apresentados pelos alunos durante o debate, levando em conta a capacidade de utilizar as informações dos dossiês com eficácia e a habilidade de responder às argumentações adversárias com fatos e dados concretos. Será também considerado o desempenho na pesquisa pré-debate e na colaboração entre os membros do time para construir argumentações coerentes e convincentes. Dessa forma, a avaliação refletirá tanto o trabalho individual quanto o esforço colaborativo.
Para a realização desta atividade, serão necessários dossiês informativos sobre a situação geopolítica de diversos países, projetor e tela para apresentações e acesso à internet para pesquisa. Será essencial que o ambiente permita uma disposição que facilite o debate, com espaços delimitados para cada grupo e uma área central para as apresentações.
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