Debate Mapa: Diversidade Territorial e Direitos Humanos

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Diversidade Cultural, Direitos Humanos e Inclusão

Esta atividade buscará envolver alunos do 2º ano do Ensino Médio numa profunda investigação e análise sobre as diversas regiões do Brasil, com ênfase nos aspectos sociais, etnias, costumes e desigualdades regionais. Os estudantes serão inicialmente divididos em grupos, cada um responsável por explorar uma região específica do país. Eles deverão pesquisar e coletar dados relevantes sobre seus temas designados, prestando especial atenção aos aspectos sociais, culturais e econômicos, bem como às manifestações de preconceito e discriminação regional. Após a fase de pesquisa, será realizada uma Roda de Debate, incentivando um espaço para troca de informações, discussão argumentada e reflexão coletiva sobre as diferenças e semelhanças entre as regiões estudadas. Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade tem como objetivo não apenas educar os alunos sobre a riqueza e complexidade da diversidade territorial brasileira, mas também promover a conscientização e o respeito pelos Direitos Humanos, enfatizando a inclusão e a aceitação de diferentes culturas e etnias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e social do Brasil, promovendo uma compreensão profunda das desigualdades e dos desafios regionais. Ao analisar as diferentes formas de preconceito e discriminação, os alunos desenvolverão capacidades críticas e éticas fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Esta atividade também pretende fomentar o respeito pelas diversas culturas e a importância dos Direitos Humanos na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

  • Analisar as diversidades culturais e sociais das diferentes regiões do Brasil
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de dados
  • Promover a discussão respeitosa e o debate construtivo sobre temas sensíveis
  • Reconhecer a importância dos Direitos Humanos na promoção da inclusão e do respeito às diferenças

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá a história e geografia das regiões brasileiras, abordando sua formação social, principal composição étnica, tradições culturais, desigualdades e desafios socioeconômicos. Também contemplará conceitos fundamentais sobre Direitos Humanos, ética, preconceito, discriminação e inclusão social. Através desta abordagem interdisciplinar, os alunos conseguirão uma visão integral dos tópicos estudados, desenvolvendo um entendimento complexo sobre a diversidade territorial e humana do Brasil.

  • Formação histórica e geográfica das regiões do Brasil
  • Análise demográfica e diversidade étnica
  • Cultura, costumes e tradições regionais
  • Desigualdades sociais e econômicas regionais
  • Direitos Humanos, ética e cidadania

Metodologia

Através de metodologias ativas, como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão envolvidos em um processo de aprendizagem participativo e dinâmico. Inicialmente, ocorrerá a pesquisa e análise de dados sobre as diferentes regiões do Brasil. Posteriormente, as Rodas de Debate serão organizadas, promovendo a interação, troca de ideias e argumentação. Estas metodologias não apenas facilitarão o envolvimento dos alunos com o conteúdo de forma mais significativa, mas também desenvolverão suas habilidades sociais, críticas e argumentativas.

  • Pesquisa guiada em grupos sobre as regiões do Brasil
  • Roda de Debate para discussão dos temas pesquisados
  • Utilização de técnicas de Aprendizagem Baseada em Jogos para exploração de conceitos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos cada. Primeiramente, haverá a formação de grupos e introdução aos temas (1 aula). Seguir-se-á com a fase de pesquisa (1.6 aulas). Finalmente, será realizada a Roda de Debate (1 aula), concluindo com uma sessão de avaliação e reflexão (1 aula).

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa sobre as regiões do Brasil
  • Aula 4: Roda de Debate e discussões
  • Aula 5 e 6: Avaliação e reflexão sobre a atividade

Avaliação

A avaliação dessa atividade será realizada através de critérios de análise qualitativa e quantitativa, considerando o engajamento dos alunos, a profundidade e relevância da pesquisa realizada, a capacidade de articulação durante a Roda de Debate, e a reflexão e compreensão sobre os Direitos Humanos e a inclusão. A participação ativa, a colaboração em grupo e a capacidade de argumentação ética serão especialmente valorizadas. Exemplos de instrumentos de avaliação incluem observação direta, análise de conteúdo das apresentações, e reflexões escritas sobre o aprendizado durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, projetor para as apresentações, materiais de escrita para anotações e preparação de argumentos, além de espaços adequados para a realização das Rodas de Debate. Recursos adicionais como jogos educativos e materiais de apoio para a discussão sobre Direitos Humanos também serão utilizados para enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Projetor e tela
  • Material de escrita (cadernos, canetas)
  • Espaço adequado para Roda de Debate
  • Jogos educativos e materiais sobre Direitos Humanos

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