Esta atividade tem como foco permitir aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma imersão na história da ocupação humana e no desenvolvimento das cidades através dos tempos. Partindo de uma contextualização inicial fornecida pelo professor sobre os conceitos-chave de localização, distribuição e conexão no desenvolvimento urbano e no pensamento geográfico, os estudantes serão motivados a explorar como as cidades evoluíram do passado ao presente e quais são as projeções para o futuro. Divididos em grupos, cada um representando um período histórico diferente - passado, presente e futuro -, os alunos utilizarão a metodologia de roda de debate para discutir desafios e soluções associadas à produção do espaço urbano em cada época. A atividade objetiva não apenas a compreensão das transformações na paisagem, na sociedade e na economia que determinam a configuração das cidades, mas também desenvolver competências argumentativas, pesquisa e trabalho em equipe.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise crítica da evolução urbana e do papel da humanidade na modelagem das paisagens ao longo da história. Pretende-se que os discentes desenvolvam um entendimento profundo sobre como as forças da natureza, as decisões humanas e as inovações tecnológicas influenciaram e continuam a influenciar o design e o funcionamento das cidades. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos estejam aptos a relacionar teorias geográficas com casos práticos de desenvolvimento urbano, promover uma reflexão sobre o impacto das ações humanas no ambiente e debater sobre possíveis futuros para o planejamento urbano.
O conteúdo programático para esta atividade é projetado para abranger uma visão holística do desenvolvimento urbano, desde os primeiros assentamentos humanos até as metrópoles contemporâneas, projetando também possíveis cidades futuras. Será discutido como fatores geográficos, culturais, econômicos e tecnológicos influenciam a forma e a função de áreas urbanas. Além disso, as sessões preparatórias incorporarão uma revisão dos conceitos-chave de geografia urbana, tais como densidade populacional, padrões de migração, urbanização, infraestrutura e sustentabilidade.
A metodologia empregada nesta atividade inclui uma abordagem mão-na-massa através de pesquisa ativa e roda de debates. Inicialmente, os alunos receberão uma breve exposição de conceitos essenciais para o entendimento do desenvolvimento urbano. Posteriormente, serão formados grupos, cada um focando em um período histórico específico. A pesquisa será orientada por um conjunto de perguntas-guia, visando aprofundar o conhecimento e argumentação sobre cada época. A roda de debate possibilitará a troca de ideias e a defesa de pontos de vista, seguindo regras pré-estabelecidas para promover a equidade na participação.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a exposição dos conceitos iniciais e a divisão dos grupos de trabalho, seguida de uma sessão de pesquisa orientada. Na segunda aula, os grupos prepararão suas apresentações finais e participarão da roda de debates, discutindo as características e desafios do desenvolvimento urbano em suas respectivas épocas.
A avaliação desta atividade considerará diversos aspectos, tais como a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, a profundidade do entendimento dos conceitos discutidos, a habilidade de apresentar e defender argumentos durante o debate e o trabalho em equipe. Será dado um feedback construtivo após cada apresentação, destacando pontos de força e áreas para melhoria. Além disso, serão avaliadas as competências argumentativas, a criatividade na elaboração de soluções e a capacidade de estabelecer conexões entre diferentes períodos históricos e o contexto urbano contemporâneo. Exemplos de avaliação poderão incluir rubricas para cada critério, garantindo transparente e detalhada na avaliação do desempenho dos alunos.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso a biblioteca ou banco de dados online para pesquisa, computadores ou tablets para elaboração das apresentações, projetor e tela para exibição das apresentações e material para a organização da roda de debate (cadeiras, cronômetro). Também será utilizada uma lista de perguntas-guia distribuída pelo professor para facilitar a pesquisa e a discussão dos grupos. Esses materiais e recursos são essenciais para apoiar os alunos na pesquisa, na preparação e na execução da atividade de debate.
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