Debatendo a Pirâmide Etária do Brasil

Desenvolvida por: Altami… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Demografia e Sociedade

Nesta aula, intitulada 'Debatendo a Pirâmide Etária do Brasil', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de analisar a evolução da pirâmide etária brasileira ao longo dos anos. Utilizando dados fornecidos pelo IBGE, os alunos trabalharão em grupos para interpretar mudanças demográficas significativas, correlacionando-as a fatores sociopolíticos e econômicos que influenciaram essas transformações. O objetivo é permitir que os estudantes desenvolvam uma compreensão profunda das implicações dessas mudanças nas políticas públicas e na economia nacional. A aula culminará em uma roda de debates onde os estudantes apresentarão suas conclusões, promovendo a reflexão crítica e o diálogo sobre questões demográficas no contexto brasileiro.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em desenvolver nos alunos habilidades analíticas e críticas sobre dados demográficos. Ao se envolverem com a análise e o debate sobre a pirâmide etária do Brasil, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de relacionar dados estatísticos com contextos históricos, sociais e econômicos, compreendendo a importância das mudanças demográficas para a formulação de políticas públicas eficazes. Além disso, a atividade incentiva a cooperação, a argumentação sustentada e o pensamento crítico, competências essenciais para a formação cidadã e a participação ativa na sociedade.

  • Compreender as transformações demográficas no Brasil.
  • Relacionar dados demográficos a fatores sociopolíticos.
  • Analisar implicações das mudanças populacionais nas políticas públicas.
  • Desenvolver capacidade crítica e argumentativa em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS105: Analisar eventos históricos e suas influências sobre o presente a partir de dados, fatos e evidências, evidenciando a importância da compreensão histórica para a vida cotidiana e o exercício da cidadania.
  • EM13CHS106: Avaliar os processos de produção e publicação de informações e os mecanismos de controle e verificação da informação que visam garantir a veracidade e a segurança dos dados.
  • EM13CHS108: Relacionar as especificidades dos espaços e contextos sociais, territoriais e culturais aos processos de construção identitária dos sujeitos e dos grupos sociais, considerando potencialidades e limitações do uso das tecnologias de informação e comunicação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é abrangente e interdisciplanar, englobando aspectos demográficos, históricos e econômicos do Brasil. Os alunos explorarão a estrutura e os componentes da pirâmide etária, as transformações ao longo das décadas, e como essas mudanças refletem em políticas públicas e estratégias econômicas. Através desta exploração, os estudantes desenvolverão habilidades para interpretar dados, compreender a dinâmica social e formular argumentos fundamentados em dados concretos.

  • Evolução da pirâmide etária do Brasil.
  • Impactos sociopolíticos das mudanças demográficas.
  • Relação entre demografia e políticas públicas.
  • Análise de dados demográficos do IBGE.

Metodologia

A metodologia envolve a participação ativa dos alunos, utilizando abordagens como trabalho em grupo, pesquisa orientada e debates. O uso de dados reais do IBGE proporciona uma experiência prática, permitindo que os alunos exercitem a análise crítica e a construção de argumentações baseadas em evidências. A tarefa em grupo estimula o trabalho colaborativo, enquanto o debate leva à reflexão crítica, fomentando a troca de ideias e o aprofundamento do conhecimento coletivo.

  • Trabalho em grupo para análise de dados.
  • Pesquisa orientada com dados do IBGE.
  • Roda de debates para apresentação das conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado para maximizar a interação dos alunos com o conteúdo e fomentar debates produtivos. Em 2.4 aulas de 50 minutos cada, serão abordadas desde a construção inicial do conhecimento, a exploração dos dados, até a síntese e debate dos temas investigados. O planejamento visa proporcionar tempo suficiente para que cada grupo colete, analise e discuta suas informações, culminando em um debate enriquecedor para todos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e análise dos dados demográficos.
  • Aula 3: Preparação para o debate e elaboração de argumentos.
  • Aula 4: Roda de debates e conclusão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será composta por dois elementos principais: a contribuição no trabalho em grupo e a participação no debate. O trabalho em grupo será avaliado com base na coleta e análise dos dados demográficos, sendo importante que os alunos consigam relacionar essas informações com os fatores sociopolíticos e econômicos discutidos. Será observada a capacidade do grupo em apresentar dados claros e coerentes. No debate, cada aluno será avaliado pela qualidade de suas argumentações, capacidade de escuta ativa e respeito aos colegas, assim como pela habilidade em conectar suas ideias aos dados inicialmente analisados. Exemplos de critérios incluem a clareza na apresentação de pontos de vista e a evidência de raciocínio crítico na articulação das ideias durante o debate.

Materiais e ferramentas:

A atividade fará uso de diversos recursos que facilitarão a compreensão e a análise demográfica por parte dos estudantes. O acesso a bases de dados online, como o portal do IBGE, será fundamental para a pesquisa dos dados necessários. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas para a apresentação dos resultados, como softwares de apresentações e planilhas, enriquecerá a qualidade das produções dos alunos, ajudando na visualização dos dados analisados.

  • Dados demográficos do IBGE.
  • Computadores ou dispositivos com acesso à internet.
  • Softwares para apresentações e análise de dados, como planilhas eletrônicas.

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