Desafio em Latitude e Longitude: A Caça ao Tesouro

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Coordenadas Geográficas

Esta aula prática visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre as coordenadas geográficas, engajando-os em uma atividade de aprendizagem ativa e colaborativa. Antes da aula, os estudantes deverão realizar uma pesquisa sobre os fundamentos das coordenadas geográficas, aprendendo a identificar e localizar pontos no globo por meio de latitude e longitude. Com este conhecimento prévio, durante a aula, eles serão divididos em pequenos grupos e desafiados a 'viajar' globalmente, empregando apenas as coordenadas geográficas para encontrar 'tesouros' escondidos em diversos locais do mundo. Cada time receberá um mapa-múndi simplificado e uma lista de coordenadas, onde deverá marcar as localizações dos tesouros fictícios. Para cada tesouro encontrado, o grupo receberá dicas que os auxiliarão na busca pelo próximo. Este exercício promove não apenas a aplicação prática de conhecimentos geográficos, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos um entendimento prático e detalhado sobre o sistema de coordenadas geográficas, incluindo latitude e longitude, e como estas podem ser usadas para localizar qualquer ponto na Terra. Os estudantes deverão aplicar este conhecimento na prática, o que ajudará a solidificar sua compreensão das coordenadas geográficas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades interpessoais e colaborativas ao trabalhar em conjunto para resolver os desafios propostos. Adicionalmente, espera-se que os alunos melhorem suas habilidades de pesquisa e aprendizagem autônoma, necessárias para o estudo prévio requerido, fomentando assim a iniciativa pessoal e a autonomia na busca por conhecimento.

  • Compreender os fundamentos das coordenadas geográficas.
  • Localizar pontos específicos no globo utilizando latitude e longitude.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Aplicar conhecimentos geográficos em situações problema.
  • Promover a autonomia e a aprendizagem ativa dos alunos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobre os fundamentos das coordenadas geográficas, concentrando-se na habilidade de localizar pontos no globo terrestre através de coordenadas de latitude e longitude. Os estudantes serão introduzidos ao conceito básico de coordenadas geográficas, incluindo a definição de latitude e longitude, a importância do meridiano de Greenwich e do Equador como referências iniciais, e como essas medidas são calculadas e utilizadas para precisão em navegação e mapeamento global.

  • Definição e importância das coordenadas geográficas.
  • Métodos de localização utilizando latitude e longitude.
  • Conceitos de meridiano de Greenwich e Equador.
  • Aplicação prática de coordenadas geográficas na localização de pontos.
  • Trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada, incentivando os alunos a se prepararem previamente com o estudo sobre coordenadas geográficas. Em sala de aula, a atividade será executada em pequenos grupos, fomentando a colaboração e o aprendizado ativo através de desafios práticos que estimulam o pensamento crítico e a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. As etapas da atividade serão guiadas e monitoradas pelo professor, que oferecerá suporte e esclarecerá dúvidas, favorecendo assim o engajamento e a compreensão profunda dos conceitos abordados.

  • Estudo prévio e preparação do aluno sobre o tema.
  • Formação de pequenos grupos para facilitar a cooperação.
  • Desafios práticos para aplicação dos conhecimentos estudados.
  • Monitoramento e suporte contínuo pelo professor.
  • Utilização de mapas e coordenadas reais para estimular o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas de carga horária. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao desafio e começarão a localização dos tesouros com auxílio de mapas. Na segunda aula, a busca pelos tesouros continuará, culminando na resolução do desafio e discussão em grupo sobre as experiências aprendidas.

  • Aula 1: Introdução ao desafio e início da busca pelos tesouros.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da caça ao tesouro e discussão em grupo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na precisão na localização dos tesouros utilizando as coordenadas geográficas, eficácia no trabalho em equipe, envolvimento no processo de aprendizagem e capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática. Pontos extras podem ser concedidos para grupos que demonstrarem habilidades excepcionais de colaboração, comunicação e solução de problemas. A avaliação será formativa e contínua, focando no processo de aprendizagem tanto quanto nos resultados alcançados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários mapas-múndi simplificados sem coordenadas detalhadas, listas de coordenadas geográficas para localização dos tesouros fictícios, materiais de escrita e marcação para cada grupo, além de acesso à internet para pesquisas complementares. O uso de aplicativos ou websites de mapeamento pode também enriquecer a experiência, proporcionando uma visão mais precisa e interativa das localizações geográficas.

  • Mapas-múndi simplificados
  • Listas de coordenadas geográficas
  • Materiais de escrita e marcação
  • Acesso à internet
  • Aplicativos ou websites de mapeamento

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo