Esta aula prática visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre as coordenadas geográficas, engajando-os em uma atividade de aprendizagem ativa e colaborativa. Antes da aula, os estudantes deverão realizar uma pesquisa sobre os fundamentos das coordenadas geográficas, aprendendo a identificar e localizar pontos no globo por meio de latitude e longitude. Com este conhecimento prévio, durante a aula, eles serão divididos em pequenos grupos e desafiados a 'viajar' globalmente, empregando apenas as coordenadas geográficas para encontrar 'tesouros' escondidos em diversos locais do mundo. Cada time receberá um mapa-múndi simplificado e uma lista de coordenadas, onde deverá marcar as localizações dos tesouros fictícios. Para cada tesouro encontrado, o grupo receberá dicas que os auxiliarão na busca pelo próximo. Este exercício promove não apenas a aplicação prática de conhecimentos geográficos, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos um entendimento prático e detalhado sobre o sistema de coordenadas geográficas, incluindo latitude e longitude, e como estas podem ser usadas para localizar qualquer ponto na Terra. Os estudantes deverão aplicar este conhecimento na prática, o que ajudará a solidificar sua compreensão das coordenadas geográficas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades interpessoais e colaborativas ao trabalhar em conjunto para resolver os desafios propostos. Adicionalmente, espera-se que os alunos melhorem suas habilidades de pesquisa e aprendizagem autônoma, necessárias para o estudo prévio requerido, fomentando assim a iniciativa pessoal e a autonomia na busca por conhecimento.
Este plano de aula cobre os fundamentos das coordenadas geográficas, concentrando-se na habilidade de localizar pontos no globo terrestre através de coordenadas de latitude e longitude. Os estudantes serão introduzidos ao conceito básico de coordenadas geográficas, incluindo a definição de latitude e longitude, a importância do meridiano de Greenwich e do Equador como referências iniciais, e como essas medidas são calculadas e utilizadas para precisão em navegação e mapeamento global.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada, incentivando os alunos a se prepararem previamente com o estudo sobre coordenadas geográficas. Em sala de aula, a atividade será executada em pequenos grupos, fomentando a colaboração e o aprendizado ativo através de desafios práticos que estimulam o pensamento crítico e a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. As etapas da atividade serão guiadas e monitoradas pelo professor, que oferecerá suporte e esclarecerá dúvidas, favorecendo assim o engajamento e a compreensão profunda dos conceitos abordados.
A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas de carga horária. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao desafio e começarão a localização dos tesouros com auxílio de mapas. Na segunda aula, a busca pelos tesouros continuará, culminando na resolução do desafio e discussão em grupo sobre as experiências aprendidas.
Os alunos serão avaliados com base na precisão na localização dos tesouros utilizando as coordenadas geográficas, eficácia no trabalho em equipe, envolvimento no processo de aprendizagem e capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática. Pontos extras podem ser concedidos para grupos que demonstrarem habilidades excepcionais de colaboração, comunicação e solução de problemas. A avaliação será formativa e contínua, focando no processo de aprendizagem tanto quanto nos resultados alcançados.
Para a realização desta atividade serão necessários mapas-múndi simplificados sem coordenadas detalhadas, listas de coordenadas geográficas para localização dos tesouros fictícios, materiais de escrita e marcação para cada grupo, além de acesso à internet para pesquisas complementares. O uso de aplicativos ou websites de mapeamento pode também enriquecer a experiência, proporcionando uma visão mais precisa e interativa das localizações geográficas.
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