Desafios demográficos do Brasil: um debate

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Aspectos demográficos do Brasil

Esta atividade foi projetada no formato de Sala de Aula Invertida, aliada à Aprendizagem Baseada em Projetos, visando envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma compreensão profunda dos desafios demográficos atuais do Brasil. Os alunos serão responsáveis por estudar em casa os principais tópicos relacionados à demografia brasileira, como urbanização, envelhecimento populacional, migração interna e distribuição de renda. Munidos dessa pré-compreensão, formarão grupos representando diferentes stakeholders da sociedade - como governo, setor privado, ONGs e comunidades locais - para debater sobre os desafios estudados. Este debate promoverá não apenas a aquisição de conhecimento sobre a realidade demográfica brasileira, mas também o desenvolvimento de habilidades de argumentação embasada, visão crítica e articulação de ideias com foco nas evidências e dados sobre o tema. Assim, os alunos poderão construir um entendimento sólido sobre essas questões, reconhecendo suas complexidades e implicação na vida social e política do país.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma aprendizagem significativa através de uma imersão nos aspectos demográficos do Brasil, promovendo habilidades de argumentação crítica, articulação de ideias e análise embasada em dados. Espera-se que os alunos possam compreender e debater sobre as consequências da urbanização, do envelhecimento populacional, das migrações e da distribuição de renda, considerando os impactos sociais, econômicos e políticos desses fenômenos. Através da representação de diferentes stakeholders, os alunos praticarão a empatia, a escuta ativa e o entendimento dos múltiplos olhares sobre os desafios demográficos, capacitando-os a pensar criticamente sobre soluções e propostas para os problemas apresentados.

  • Compreender os principais desafios demográficos enfrentados pelo Brasil.
  • Desenvolver habilidades de argumentação embasada em dados e evidências.
  • Praticar a visão crítica e análise de questões complexas da sociedade.
  • Representar e compreender diferentes perspectivas de stakeholders sobre os desafios demográficos.
  • Propor e debater soluções para os desafios demográficos a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos desta atividade englobam o estudo dos aspectos demográficos do Brasil, com ênfase no entendimento de como a urbanização, o envelhecimento populacional, as migrações e a distribuição de renda moldam a sociedade brasileira. Esses temas serão explorados de maneira a possibilitar aos alunos uma aprendizagem relevante e contextualizada, preparando-os para o debate sobre os desafios demográficos do país.

  • Urbanização e suas implicações
  • Envelhecimento populacional e desafios para o futuro
  • Migração interna e suas causas
  • Distribuição de rendas e desigualdade social

Metodologia

A atividade será introduzida com a técnica da Sala de Aula Invertida, onde os alunos receberão materiais de apoio para estudo prévio em casa sobre os temas propostos. Em sala, será adotada a Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento do debate. Os alunos serão agrupados em times representando diferentes stakeholders e, utilizando as informações estudadas, deverão preparar argumentos e propostas que serão apresentadas durante o debate. Este método promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas do processo educativo.

  • Estudo individual prévio sobre aspectos demográficos do Brasil.
  • Formação de grupos para representação de diferentes stakeholders.
  • Preparação de argumentos e propostas para o debate.
  • Realização do debate em sala, guiado pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão seus argumentos e propostas como representantes dos stakeholders. Na segunda aula, o debate será realizado, permitindo a troca de ideias e a construção conjunta de soluções para os desafios apresentados.

  • Aula 1: Apresentação dos argumentos e propostas pelos grupos.
  • Aula 2: Realização do debate entre os grupos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na capacidade do aluno de articular ideias, utilizar dados e evidências para embasar seus argumentos e participar de forma construtiva no debate. Será dado especial atenção à capacidade de escuta, respeito pelas diferentes opiniões e a proposição de soluções viáveis e sustentáveis. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza e consistência dos argumentos, a utilização adequada de dados demográficos e a participação ativa no debate. Também será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe e a contribuição para o aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a efetivação desta atividade, serão necessários diversos materiais de apoio, como artigos, relatos, vídeos e infográficos sobre os temas demográficos propostos. Recursos online, como sites de institutos de pesquisa e plataformas de dados abertos, também serão utilizados para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos e coletar evidências para seus argumentos. Além disso, será necessário espaço apropriado na sala de aula para facilitar o debate entre os grupos.

  • Materiais de apoio para estudo prévio (artigos, vídeos, infográficos).
  • Acesso a recursos online para pesquisa de dados demográficos.
  • Espaço físico adequado para a realização do debate.

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