Gráficos da População: Montando o Quebra-Cabeça

Desenvolvida por: Rodrig… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Demografia e Estatística

Esta atividade propõe que os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorem a evolução da população brasileira através da análise e criação de gráficos, utilizando softwares de planilhas eletrônicas. O objetivo é fornecer uma compreensão prática de como dados demográficos podem ser organizados, interpretados e apresentados visualmente, fomentando habilidades analíticas e de apresentação. Os alunos começarão com uma introdução sobre a leitura de diferentes tipos de gráficos, como gráficos de linhas e barras, e aprenderão sobre sua aplicabilidade em representar dados populacionais. Em seguida, receberão conjuntos de dados brutos sobre a população brasileira em diferentes períodos históricos, sendo desafiados a escolher os tipos mais adequados de gráficos para evidenciar tendências como crescimento, declínio ou estabilidade. Após a criação dos gráficos, haverá uma sessão de apresentação onde compartilharão suas descobertas com a classe, promovendo debates sobre as implicações das tendências observadas. Esta etapa busca desenvolver não apenas habilidades técnicas em softwares específicos, mas também fomentar a articulação de ideias, argumentação e capacidade crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivo capacitar os alunos a utilizar ferramentas de tecnologia da informação, especificamente softwares de planilhas eletrônicas, para a análise e representação visual de dados demográficos. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes possam não só interpretar diferentes tipos de gráficos, mas também selecionar o mais apropriado para representar conjuntos de dados específicos. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e crítica ao discutir as tendências populacionais do Brasil, estimulando assim uma compreensão mais aprofundada dos aspectos sociais, econômicos e políticos que influenciam esses movimentos populacionais.

  • Aprender a utilizar softwares de planilhas eletrônicas para a criação de gráficos.
  • Desenvolver a capacidade de interpretar e selecionar tipos adequados de gráficos para representar dados.
  • Analisar tendências populacionais com base em dados históricos.
  • Fomentar habilidades de apresentação e argumentação crítica.
  • Estimular o pensamento crítico sobre as causas e consequências das tendências demográficas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas.
  • EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade incluirá uma introdução às técnicas de criação de gráficos usando softwares de planilha, focando na interpretação de dados demográficos e na seleção do tipo de gráfico mais adequado para cada situação. Também serão abordadas as tendências populacionais históricas do Brasil, discutindo fatores que influenciam essas tendências, como políticas públicas, movimentos migratórios e mudanças sociais e econômicas.

  • Introdução aos tipos de gráficos (linha, barras, etc.) e sua aplicação.
  • Uso de softwares de planilhas eletrônicas para a criação de gráficos.
  • Análise de dados demográficos e tendências populacionais.
  • Discussão sobre as causas e consequências das tendências populacionais.

Metodologia

A metodologia será centrada no aprendizado ativo, incentivando os alunos a participarem ativamente da construção do conhecimento. Após a introdução teórica, os alunos trabalharão individualmente ou em duplas para analisar os dados recebidos e criar os gráficos apropriados. Haverá momentos de discussão para que os estudantes possam compartilhar suas observações e reflexões, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo.

  • Introdução teórica aos conceitos de gráficos e dados demográficos.
  • Análise e interpretação de dados históricos da população brasileira.
  • Criação de gráficos utilizando software de planilha.
  • Apresentação dos gráficos e discussão em classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está dividida em duas aulas de 50 minutos cada, realizadas em dias consecutivos. No primeiro dia, haverá a introdução teórica e o início da análise de dados. Na segunda aula, os estudantes finalizarão a criação dos gráficos e realizarão as apresentações, seguidas de debate.

  • Aula 1: Introdução aos tipos de gráficos e início da análise de dados.
  • Aula 2: Criação de gráficos, apresentações e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no produto final - os gráficos criados -, quanto no processo de aprendizagem evidenciado durante a atividade. Critérios como precisão na interpretação dos dados, adequação na escolha do tipo de gráfico, clareza e coerência na apresentação e engajamento na discussão em classe serão considerados. Será valorizada a capacidade de articular argumentos e interpretar as tendências populacionais, bem como a colaboração entre alunos em caso de trabalho em dupla.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a computadores com softwares de planilhas eletrônicas (como Microsoft Excel), dados demográficos históricos do Brasil, projetor para as apresentações em sala e acesso à internet para pesquisa adicional, se necessário. Serão providenciados também materiais de apoio com explicações sobre os tipos de gráfico e suas aplicações para consulta dos alunos.

  • Computadores com software de planilha (Excel ou similar).
  • Dados demográficos históricos do Brasil.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Materiais de apoio sobre tipos de gráficos.

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