A atividade proposta visa promover uma discussão reflexiva e analítica sobre os conflitos agrários no Brasil, partindo de uma contextualização histórica até a criação de um mapa interativo que reúne informações sobre diversos conflitos agrários identificados no país. A aula começará com uma breve explanação sobre a distribuição de terras no Brasil, abordando as origens históricas que levaram à concentração fundiária e seus impactos na sociedade contemporânea. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo receberá informações detalhadas sobre um conflito agrário específico. Através do uso de ferramentas digitais de mapeamento, como Google Maps ou software de GIS (Sistemas de Informações Geográficas), os alunos marcarão a localização dos conflitos no mapa e adicionarão dados sobre o histórico, as partes envolvidas e a situação atual. Esta parte prática da atividade será precedida por uma roda de debate, onde os grupos terão a oportunidade de apresentar seus casos e discutir as problemáticas envolvendo os conflitos agrários, sob a perspectiva das causas, consequências e possíveis soluções.
A proposta pedagógica dessa atividade é engajar os alunos na análise crítica dos conflitos agrários no Brasil, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologias digitais. Espera-se que ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender a complexidade das questões agrárias, identificar as múltiplas dimensões envolvidas nesses conflitos, e refletir sobre possíveis caminhos para minimizar os impactos negativos destes sobre as comunidades envolvidas. A roda de debate serve como um espaço para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de escuta ativa, essenciais para a formação cidadã.
O conteúdo programático abrange a história da distribuição de terras no Brasil, a formação e desenvolvimento de conflitos agrários e o papel dos movimentos sociais no embate por terra. Além disso, inclui o uso de ferramentas digitais de mapeamento para a visualização geográfica dos conflitos e técnicas para a realização de debates produtivos.
A metodologia é baseada na aprendizagem ativa, com ênfase na participação direta dos alunos. Após uma introdução teórica, os alunos serão divididos em grupos para pesquisa e mapeamento dos conflitos. A etapa prática de mapeamento será realizada com a orientação do professor. Finalmente, uma roda de debate permitirá que os alunos apresentem suas descobertas e discutam em um ambiente controlado e produtivo, ampliando sua compreensão sobre o tema.
A atividade será realizada em 2.4 aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a contextualização histórica e a divisão de grupos. Na segunda e terceira partes, os grupos trabalharão no mapeamento. A última parte será dedicada à roda de debate.
A avaliação será baseada na participação ativa no projeto, na qualidade e exatidão das informações apresentadas no mapa, e na contribuição individual para o debate. Será considerada a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, utilizar as ferramentas digitais de mapeamento, desenvolver argumentos coerentes e respeitar as opiniões dos colegas durante a roda de debate. Exemplos de critérios podem incluir a clareza da localização e informações adicionadas no mapa, a profundidade da pesquisa realizada, e a qualidade da apresentação e argumentação no debate.
Para a realização dessa atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com capacidade para acessar e utilizar ferramentas de mapeamento digital. Além disso, materiais de apoio como artigos, livros e vídeos sobre a temática dos conflitos agrários no Brasil poderão enriquecer a pesquisa dos alunos.
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