Nessa atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão explorar os diversos desafios econômicos presentes nas regiões do Brasil de uma maneira lúdica e envolvente. 'Missão Economia: O Jogo' convida os estudantes a se dividirem em grupos representativos de diferentes regiões brasileiras, onde cada grupo será desafiado a entender e melhorar a situação econômica da região que representa. Com base em dados e informações fornecidas no início da atividade, os alunos deverão realizar pesquisas adicionais, planejar estratégias e apresentar soluções criativas para superar os desafios econômicos específicos de sua região. Este exercício prático tem como objetivo promover a cooperação entre os alunos, apontando a importância da contribuição colaborativa para enfrentar questões complexas, e também aplicar conceitos geográficos a contextos reais, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.
Esta atividade tem como principal objetivo introduzir e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os aspectos econômicos das diferentes regiões do Brasil, através da aplicação prática de conceitos geográficos. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e trabalho em equipe, incentivando a criatividade na busca por soluções realistas e aplicáveis. Além disso, busca fomentar o espírito crítico e a análise comparativa entre diferentes realidades regionais, estimulando a compreensão da diversidade econômica nacional.
O conteúdo programático abordará a geografia econômica do Brasil, explorando as particularidades e desafios econômicos de suas diferentes regiões. Será feita uma análise sobre como fatores geográficos influenciam a economia regional e como políticas e iniciativas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e equitativo.
A metodologia ativa será utilizada ao longo desta atividade, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Eles serão divididos em grupos representando diferentes regiões do Brasil, onde deverão pesquisar, planejar e apresentar soluções. A colaboração e a troca de ideias serão incentivadas, garantindo que todos os membros contribuam com suas perspectivas e conhecimentos. As apresentações finais permitirão a aplicação de habilidades comunicativas e a disseminação de conhecimento entre os grupos.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema e a divisão dos grupos, seguida da fase de pesquisa e planejamento. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão geral sobre as soluções encontradas.
A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final. Critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e viabilidade das soluções propostas, a eficácia da apresentação (clareza, organização da informação, engajamento do público) e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa serão considerados. Além disso, será avaliado como os alunos aplicaram os conceitos geográficos estudados para desenvolver suas estratégias.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para apresentação (papel, canetas, cartazes) e recursos audiovisuais (computador e projetor) para as apresentações finais. Além disso, será fornecido aos alunos um dossier com informações iniciais sobre a situação econômica das regiões que representarão.
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