Missão Economia: O Jogo

Desenvolvida por: Tat (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Aspectos econômicos das regiões brasileiras

Nessa atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio irão explorar os diversos desafios econômicos presentes nas regiões do Brasil de uma maneira lúdica e envolvente. 'Missão Economia: O Jogo' convida os estudantes a se dividirem em grupos representativos de diferentes regiões brasileiras, onde cada grupo será desafiado a entender e melhorar a situação econômica da região que representa. Com base em dados e informações fornecidas no início da atividade, os alunos deverão realizar pesquisas adicionais, planejar estratégias e apresentar soluções criativas para superar os desafios econômicos específicos de sua região. Este exercício prático tem como objetivo promover a cooperação entre os alunos, apontando a importância da contribuição colaborativa para enfrentar questões complexas, e também aplicar conceitos geográficos a contextos reais, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo introduzir e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os aspectos econômicos das diferentes regiões do Brasil, através da aplicação prática de conceitos geográficos. Visa também desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e trabalho em equipe, incentivando a criatividade na busca por soluções realistas e aplicáveis. Além disso, busca fomentar o espírito crítico e a análise comparativa entre diferentes realidades regionais, estimulando a compreensão da diversidade econômica nacional.

  • Compreender os desafios econômicos específicos de diferentes regiões do Brasil.
  • Aplicar conceitos geográficos em contextos práticos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e colaboração em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade analítica.
  • Promover a criatividade na busca e apresentação de soluções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a geografia econômica do Brasil, explorando as particularidades e desafios econômicos de suas diferentes regiões. Será feita uma análise sobre como fatores geográficos influenciam a economia regional e como políticas e iniciativas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e equitativo.

  • Panorama econômico do Brasil.
  • Desafios econômicos regionais.
  • Influência da geografia na economia.
  • Políticas de desenvolvimento econômico.
  • Desenvolvimento sustentável.

Metodologia

A metodologia ativa será utilizada ao longo desta atividade, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Eles serão divididos em grupos representando diferentes regiões do Brasil, onde deverão pesquisar, planejar e apresentar soluções. A colaboração e a troca de ideias serão incentivadas, garantindo que todos os membros contribuam com suas perspectivas e conhecimentos. As apresentações finais permitirão a aplicação de habilidades comunicativas e a disseminação de conhecimento entre os grupos.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa e análise de dados
  • Planejamento estratégico
  • Apresentações criativas
  • Debate e feedback entre grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema e a divisão dos grupos, seguida da fase de pesquisa e planejamento. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão geral sobre as soluções encontradas.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final. Critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e viabilidade das soluções propostas, a eficácia da apresentação (clareza, organização da informação, engajamento do público) e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa serão considerados. Além disso, será avaliado como os alunos aplicaram os conceitos geográficos estudados para desenvolver suas estratégias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para apresentação (papel, canetas, cartazes) e recursos audiovisuais (computador e projetor) para as apresentações finais. Além disso, será fornecido aos alunos um dossier com informações iniciais sobre a situação econômica das regiões que representarão.

  • Acesso à internet
  • Materiais para apresentação
  • Recursos audiovisuais
  • Dossier com informações econômicas das regiões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo