Esta atividade visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma análise crítica do futuro do trabalho, iluminando como as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais impactam diversos grupos raciais de maneira diferenciada. Iniciaremos com uma fase de pesquisa e leituras dirigidas que fornecerão base teórica e contextual sobre o tema. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos para preparar e participar de uma Roda de Debate. Essas discussões girarão em torno das expectativas de emprego, renda e como as novas formas de trabalho influenciam os diferentes segmentos raciais em contextos históricos e geográficos variados. O objetivo é fomentar um debate estruturado que favoreça a identificação de soluções para mitigar os efeitos da precarização laboral entre as comunidades mais vulneráveis, promovendo, assim, uma conscientização sobre a equidade no trabalho contemporâneo e futuro.
A atividade propõe-se a desenvolver no aluno a capacidade de análise crítica frente aos desafios do futuro do trabalho em contextos racializados. Visa a fomentar o pensamento crítico e analítico, incentivando os alunos a identificar como as transformações do mercado impactam de maneira diferenciada os grupos raciais. Destaca-se o objetivo de promover debates qualificados que abordem as causas e consequências da precarização do trabalho e como essas dinâmicas se intersectam com questões raciais. Espera-se que, ao final, os alunos estejam mais aptos a sugerir e compreender políticas e estratégias sociais que contribuam para a mitigação das desigualdades no trabalho.
Os conteúdos abordados prepararão os alunos para compreender a complexidade das relações trabalho, tecnologia e raça. Será enfatizada a história e evolução do trabalho, como as revoluções industriais e a digital influenciaram os modelos de emprego e renda, e como essas mudanças têm impactado de forma distinta os grupos raciais. Ajustes regulatórios e políticas sociais como respostas às injustiças laborais serão debatidos, com foco em propostas que visem à equidade racial no futuro do trabalho.
A metodologia central desta atividade é a Roda de Debate, que será precedida por uma fase de pesquisa e estudo em profundidade sobre o tema. Primeiramente, os alunos realizarão leituras dirigidas e pesquisarão em fontes confiáveis para construir uma base sólida de conhecimento. Em seguida, os debates serão organizados em grupos mistos, garantindo uma diversidade de perspectivas. Cada grupo defenderá pontos de vista distintos, com o objetivo de explorar a temática de maneira abrangente e inclusiva. A moderação do professor será crucial para assegurar um debate equilibrado e produtivo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à fase de pesquisa e estudo sobre o futuro do trabalho e seu impacto em grupos raciais. Na segunda aula, será organizada a Roda de Debate, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade. A qualidade da pesquisa e a habilidade de aplicar o conhecimento teórico nos debates serão critérios fundamentais. Observar-se-á também a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, articular argumentos com clareza e contribuir construtivamente para o debate. Exemplos específicos de participação destacada ou de propostas inovadoras para solucionar problemas discutidos podem servir como indicadores de desempenho superior.
Os recursos para esta atividade incluem artigos acadêmicos, relatórios de organizações internacionais sobre o futuro do trabalho e a precarização laboral, além de estudos de caso que destacam os impactos raciais. Materiais de apoio didático como guias para debates e técnicas de argumentação também serão disponibilizados, visando maximizar a eficiência das Rodas de Debate.
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