Nesta atividade dinâmica, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão estimulados a investigar e debater sobre o aquecimento global, uma das questões mais prementes da atualidade. Divididos em dois grupos, os estudantes terão a tarefa de explorar duas vertentes sobre o tema: as principais causas antropogênicas do aquecimento global e as soluções potenciais para a crise climática, enfocando em inovações tecnológicas e mudanças de comportamento. O processo será iniciado com uma fase de pesquisa, seguida de exposições breves de cada grupo para expor seus pontos de vista. Depois, os alunos entrarão na etapa de debate, onde poderão apresentar argumentos embasados em dados científicos, estudos recentes, e exemplos concretos que suportem suas perspectivas. A atividade culminará com uma sessão de perguntas e respostas, permitindo que os grupos questionem os argumentos uns dos outros, aprofundando assim o entendimento sobre a complexidade do aquecimento global e fomentando uma aprendizagem significativa.
O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma oportunidade de compreender as causas e consequências do aquecimento global, assim como explorar soluções viáveis através de um formato de debate engajador. Pretende-se com isso fomentar habilidades críticas de pesquisa, argumentação e análise de dados, permitindo aos estudantes a aplicação de conhecimentos científicos no exame de problemáticas globais contemporâneas. Espera-se também que os alunos desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar e avaliar opiniões diversas, e de comunicar suas ideias de maneira eficaz.
A atividade se concentra em explorar os aspectos científicos, sociais e econômicos do aquecimento global, com ênfase nas causas antropogênicas e nas soluções baseadas em inovações tecnológicas e mudanças de atitude. Os alunos serão estimulados a pesquisar e discutir a relevância de dados e estudos científicos atuais, reconhecer a interconexão entre diferentes fatores que influenciam o clima global e avaliar o papel das políticas públicas e da sociedade na mitigação dos impactos climáticos.
A metodologia ativa Roda de Debate será utilizada nesta atividade para promover um ambiente de aprendizagem colaborativa e dinâmica. Os alunos serão divididos em dois grupos com perspectivas distintas sobre o aquecimento global. Após uma fase de preparação conduzida individualmente e em equipe, cada grupo apresentará brevemente seus argumentos, seguidos de um debate aberto focado na construção do conhecimento. Os estudantes serão encorajados a utilizar dados científicos, exemplos práticos e análises críticas para embasar suas discussões. Esta abordagem pretende desenvolver habilidades de pensamento crítico, comunicação articulada e respeito por opiniões divergentes.
A atividade terá duração total de 2 horas, planejadas para serem executadas durante duas aulas consecutivas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a divisão dos grupos e introdução aos tópicos de pesquisa, seguida pela fase de preparação dos argumentos. Na segunda aula, os grupos apresentarão seus argumentos e darão início ao debate, que culminará com a sessão de perguntas e respostas.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade da pesquisa realizada, a qualidade e relevância dos argumentos apresentados, a capacidade de contra-argumentação e resposta a questionamentos, e o grau de participação e colaboração durante o debate. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos em usar evidências científicas para apoiar suas posições. A avaliação também considerará a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe e respeitar opiniões diferentes, visando uma aprendizagem significativa e integrada.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, material de referência fornecido pelo educador, como artigos, relatórios científicos e vídeos educativos sobre o aquecimento global. Um quadro ou projeção para exibição de apresentações e suporte para anotações durante o debate também são recomendados. Estes materiais e ferramentas são essenciais para garantir uma pesquisa abrangente e um debate informado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula