Nesta atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio se transformarão em líderes mundiais, negociadores e ativistas para participar de uma simulação dinâmica de uma cúpula internacional sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. Os estudantes, divididos em grupos, assumirão diferentes papéis representando diversos países, ONGs e entidades internacionais. Cada grupo receberá um conjunto de objetivos e metas específicos que deverá defender, considerando aspectos geográficos, econômicos, sociais e ambientais. Durante o roleplay, os alunos deverão pesquisar, argumentar e negociar entre si, procurando alcançar consensos ou propor soluções inovadoras para os desafios apresentados. A simulação culminará numa sessão final onde serão apresentadas as resoluções conjuntas propostas pelos grupos para combater as mudanças climáticas e promover práticas mais sustentáveis. Esta atividade proporcionará aos alunos uma compreensão profunda sobre a complexidade das relações geopolíticas globais, a importância da cooperação internacional e os desafios da implantação de políticas sustentáveis no contexto mundial.
Este exercício tem como objetivo principal engajar os alunos na compreensão dos complexos desafios geopolíticos contemporâneos associados às mudanças climáticas e à sustentabilidade. Os participantes serão incentivados a desenvolver habilidades como argumentação persuasiva, estratégias de negociação e tomada de decisão crítica, fundamentais para a formação de futuros cidadãos conscientes e atuantes. Espera-se que, ao vivenciar o papel de tomadores de decisão em um contexto global simulado, os estudantes adquiram uma perspectiva mais crítica e abrangente sobre como as decisões políticas e econômicas podem impactar o meio ambiente e a sociedade de maneira global.
A simulação envolve uma análise aprofundada dos impactos das mudanças climáticas globais e a necessidade de ações sustentáveis. Os alunos examinarão as políticas internacionais existentes, os acordos ambientais e as diversas perspectivas dos stakeholders envolvidos. Este conteúdo favorece a compreensão dos processos de tomada de decisão internacional, e a importância da diplomacia e da colaboração transnacional para enfrentar desafios ambientais comuns.
Para a realização desta atividade, será utilizada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', na qual os alunos estarão diretamente envolvidos na aprendizagem através do roleplay. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo receberá um briefing com informações sobre o país ou entidade que irá representar. Será solicitado às equipes que pesquisem sobre seus papéis, posicionamentos ante as mudanças climáticas e interesses específicos. Depois, em uma série de rodadas de negociações, os grupos terão que dialogar, argumentar e buscar soluções conjuntas. Essa abordagem busca promover a participação ativa dos alunos, fomentando uma aprendizagem significativa através da experimentação e prática.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao projeto, explicação dos objetivos, divisão dos grupos e início da pesquisa e preparação. A segunda aula será dedicada principalmente às simulações das negociações, culminando com a apresentação das soluções e resoluções propostas pelos grupos.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos critérios, como a profundidade e qualidade da pesquisa realizada pelo grupo, a habilidade de argumentação e persuasão durante as negociações, a capacidade de trabalhar em equipe e buscar soluções consensuais, bem como a coerência e viabilidade das propostas finais. Além disso, será avaliada a participação individual dentro do grupo, proporcionando feedbacks construtivos para todos os participantes. Esta avaliação busca não apenas medir os conhecimentos adquiridos pelos alunos, mas também desenvolver habilidades essenciais para sua formação integral.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, projeção de vídeos e materiais de apoio sobre mudanças climáticas e geopolítica, além dos briefings preparados pelo professor para cada grupo representativo. Materiais como cartolinas, canetas e marcadores também serão úteis para a elaboração de materiais pelos grupos durante sua preparação e apresentação.
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