Cidade do Futuro: Projetando com Tecnologia

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, Tecnologia e Multidisciplinar
Temática: Urbanismo Sustentável e Tecnologia

A atividade Cidade do Futuro: Projetando com Tecnologia visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na reflexão e projetamento de soluções inovadoras para as metrópoles, considerando os desafios atuais e futuros. Em duas sessões de 60 minutos, os estudantes serão agrupados e desafiados a pesquisar sobre tecnologias emergentes, smart cities, mobilidade urbana sustentável e fontes de energia alternativa, para depois, aplicarem seus conhecimentos no desenho de uma seção de uma cidade do futuro. Usando softwares de design ou construindo maquetes físicas, eles considerarão aspectos sociais, econômicos e ambientais. A culminância da atividade será uma roda de debate, permitindo a discussão e avaliação das propostas de cada grupo, enfocando na viabilidade e nos potenciais impactos dessas soluções urbanas. Este ambiente fomenta a criatividade, o trabalho colaborativo e capacita os estudantes a aplicarem conhecimentos interdisciplinares, preparando-os para os desafios contemporâneos e futuros do urbanismo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo capacitar os estudantes a compreender e aplicar conhecimentos relacionados à inovação, tecnologia e sustentabilidade no contexto do urbanismo. Procuramos também fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, planejamento estratégico e pensamento crítico, preparando os alunos para enfrentar e resolver complexidades relacionadas aos espaços urbanos atuais e futuros. Almejamos que, ao final, os estudantes estejam mais conscientes sobre as implicações de suas escolhas de design e sobre como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida nas cidades, promovendo soluções sustentáveis e inovadoras.

  • Explorar o conceito de cidades inteligentes (smart cities) e compreender sua importância para o futuro do urbanismo.
  • Aplicar conhecimentos interdisciplinares para propor soluções inovadoras e sustentáveis no projeto de uma seção de cidade do futuro.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e uso de tecnologia em design urbano.
  • Analisar e discutir os impactos sociais, econômicos e ambientais das escolhas de design urbano.
  • Fomentar a criatividade, pensamento crítico e capacidade de argumentação em debates sobre temas relevantes ao urbanismo e sustentabilidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba os princípios do urbanismo sustentável, inovação tecnológica aplicada às cidades e a integração multidisciplinar necessária para o desenvolvimento de projetos urbanos eficazes. Os estudantes vão explorar conceitos centrais sobre cidades inteligentes, mobilidade urbana sustentável, uso de fontes de energia alternativa no contexto urbano e a importância do design inclusivo e acessível. Além disso, o debate permitirá uma imersão nas implicâncias socioculturais, econômicas e ambientais dessas inovações.

  • Conceitos de urbanismo sustentável e cidades inteligentes.
  • Tecnologias emergentes aplicadas ao urbanismo.
  • Mobilidade urbana sustentável e fontes de energia alternativa.
  • Impactos sociais, econômicos e ambientais no desenho urbano.
  • Técnicas de apresentação e debate de projetos urbano-tecnológicos.

Metodologia

A metodologia da atividade combina abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos, atividades mão-na-massa e rodas de debate, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos trabalharão em grupos para a parte de pesquisa e desenvolvimento do projeto, estimulando o trabalho colaborativo. O uso de tecnologia será essencial, seja através de softwares de design para a elaboração dos projetos ou na construção de maquetes. A roda de debate final funcionará como um espaço para a exposição das ideias, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades argumentativas.

  • Formação de grupos para pesquisa e desenvolvimento de projetos.
  • Utilização de softwares de design e construção de maquetes.
  • Roda de debate para apresentação e discussão dos projetos.
  • Avaliação crítica baseada em critérios de sustentabilidade, inovação e viabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados aos conceitos chave e iniciarão as pesquisas e desenvolvimento dos projetos em grupos. A segunda sessão será dedicada à finalização dos projetos e à realização da roda de debate, onde cada grupo apresentará sua proposta e participará da discussão das soluções encontradas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 2: Finalização dos projetos e realização da roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e criatividade dos projetos apresentados, considerando a aplicação das tecnologias e princípios de urbanismo sustentável, assim como a participação ativa e construtiva nas discussões da roda de debate. Serão avaliados os aspectos de pesquisa, aplicação prática de conhecimentos, trabalho em equipe, defesa do projeto e capacidade de articulação de ideias durante o debate. Além disso, a originalidade e inovação das soluções propostas terão um peso significativo na avaliação. Serão estabelecidos critérios claros de avaliação, permitindo que os alunos saibam o que é esperado em termos de desempenho.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a computadores com softwares de design (como CAD ou SketchUp), materiais para a construção de maquetes (papelão, cola, tesoura, etc.), além de acesso à internet para pesquisa. A disponibilidade de espaços adequados para trabalho em grupo e para a apresentação dos projetos também é essencial. Artigos, vídeos e tutoriais sobre urbanismo, sustentabilidade e inovações tecnológicas servirão como material de apoio à pesquisa dos alunos.

  • Computadores com software de design.
  • Materiais para maquetes (papelão, cola, tesoura).
  • Acesso à internet.
  • Artigos e vídeos sobre urbanismo e tecnologias emergentes.
  • Espaços para trabalho em grupo e apresentações.

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