Cidade dos Sonhos: Planejamento Urbano

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Urbanismo e Planejamento de Cidades

A atividade 'Cidade dos Sonhos: Planejamento Urbano' propõe que os alunos, divididos em grupos, assumam o papel de urbanistas para criar uma cidade ideal. Utilizando mapas e dados reais, os alunos deverão discutir questões como mobilidade, meio ambiente e habitação urbana. A intenção é que cada grupo proponha soluções inovadoras e realistas para os problemas urbanos, estimulando o protagonismo e a empatia com as questões sociais. Os alunos apresentarão suas propostas de cidade e participarão de debates críticos, confrontando diferentes ideias e visões de mundo. Desta forma, busca-se promover o autoconhecimento e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é envolver os alunos em um processo criativo e analítico que explore as complexidades do planejamento urbano. Os alunos serão incentivados a desenvolver um pensamento crítico em relação às problemáticas urbanas, a elaborar soluções práticas e inovadoras e a argumentar suas propostas de forma coerente e embasada. Esta abordagem promove habilidades de pesquisa, análise e síntese, além de estimular o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.

  • Desenvolver pensamento crítico sobre questões urbanas.
  • Propor soluções inovadoras para problemas de mobilidade, habitação e meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS606: Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
  • EM13CHS603: Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrangerá conceitos relativos ao urbanismo, suas características e desafios contemporâneos. Será trabalhada a análise de dados socioeconômicos, demográficos e ambientais para a criação de propostas de desenvolvimento urbano. Além disso, será discutida a importância do planejamento urbano sustentável e suas implicações para a construção de uma sociedade inclusiva e próspera.

  • Conceitos de urbanismo e planejamento urbano.
  • Análise de dados e propostas de desenvolvimento.

Metodologia

A metodologia adotada será ativa e colaborativa, incentivando a participação dos alunos na construção do conhecimento. As atividades serão desenvolvidas em grupos para estimular a cooperação e a troca de ideias. Os alunos utilizarão mapas e dados reais para fundamentar suas propostas e participarão de debates para confrontar diferentes perspectivas. Essa abordagem busca promover a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.

  • Divisão em grupos para desenvolvimento de projetos.
  • Utilização de mapas e dados reais para fundamentação de propostas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em uma carga horária de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Esse tempo será distribuído para que os alunos possam pesquisar, planejar, discutir suas ideias e depois apresentar suas propostas de cidades ideais em um debate estruturado.

  • Aula 1: Pesquisa e desenvolvimento das propostas.
  • Aula 2: Apresentação dos projetos e debate crítico.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, incluindo a criatividade e viabilidade das propostas, o uso eficaz de dados para embasar as soluções e a participação nos debates. Será dada atenção à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, à clareza e coerência nas apresentações e à habilidade de argumentar criticamente. Exemplos de avaliação incluem a criação de um relatório resumido das propostas e uma apresentação oral. A autoavaliação e a avaliação entre pares também serão incentivadas para promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluirão materiais como mapas, dados estatísticos atualizados e estudos de caso sobre urbanismo. Além disso, ferramentas digitais poderão ser empregadas para a criação e apresentação dos projetos. Esses recursos têm o objetivo de enriquecer a compreensão dos alunos sobre o tema e facilitar o processo de criação de suas cidades ideais.

  • Mapas e dados estatísticos.
  • Ferramentas digitais para apresentação dos projetos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo