A atividade consiste em um círculo de discussão, onde os alunos do 3º ano do Ensino Médio identificarão práticas de consumo em suas comunidades e analisarão os impactos socioambientais dessas práticas. Inicialmente, cada grupo de alunos fará um levantamento das práticas atuais de consumo observadas em seu entorno. Em seguida, participarão de um painel de discussão para debater e selecionar práticas que promovam a consciência socioambiental. Os alunos serão incentivados a incorporar essas práticas em suas rotinas e sensibilizar os demais através de campanhas de conscientização. O produto final será a apresentação de uma campanha que possa ser implementada na escola e comunidade, promovendo práticas mais sustentáveis e conscientes.
O objetivo desta atividade é promover a reflexão crítica sobre os hábitos de consumo presentes no cotidiano dos estudantes e suas repercussões mais amplas no meio ambiente. Através do desenvolvimento de campanhas de conscientização, os alunos poderão articular o conhecimento adquirido e aplicar conceitos de responsabilidade social e ambiental. Com isso, espera-se que os alunos saiam desta atividade aptos a participar de forma ativa e responsável na sociedade, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
O conteúdo programático foca na análise de práticas de consumo e seus consequentes efeitos socioambientais. Os estudantes serão introduzidos aos conceitos de consumo responsável e sustentabilidade, utilizando uma abordagem crítica para discutir práticas atuais. A ênfase estará na interconexão entre práticas locais e seus impactos globais, promovendo o pensamento crítico e a autoria em campanhas de conscientização.
A metodologia empregada visa engajar os alunos de maneira prática e colaborativa. Iniciando com uma pesquisa de campo, os estudantes levantarão dados sobre práticas de consumo locais. Seguindo para um painel de discussão em formato de círculo, onde a mediação favorecerá um ambiente de escuta e diálogo construtivo. Finalmente, em grupos, os alunos criarão campanhas de conscientização, que serão apresentadas e refinadas a partir do feedback dos pares.
O cronograma será executado em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos realizarão a pesquisa e iniciarão o círculo de discussão. A segunda aula será dedicada à criação, apresentação e feedback das campanhas. Este formato permite que os estudantes trabalhem de forma aprofundada nos tópicos, com tempo adequado para exploração e conclusão das atividades planejadas.
A avaliação será conduzida através da observação do envolvimento e participação dos alunos durante as atividades, além da qualidade das campanhas desenvolvidas. Serão considerados critérios como a capacidade analítica e crítica demonstrada nas discussões, a originalidade e viabilidade das campanhas propostas, e a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de evidências podem incluir a profundidade da análise das práticas de consumo e a clareza e criatividade nas apresentações das campanhas.
Serão utilizados diversos materiais e recursos para apoiar a execução da atividade. Ferramentas como quadros brancos e marcadores ajudarão no desenvolvimento visual das ideias. Computadores e acesso à internet são fundamentais para a pesquisa e criação das campanhas. Materiais impressos podem ser usados para consolidar as informações levantadas e elaborar os elementos gráficos das campanhas.
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