Esta atividade propõe uma imersão no estudo das mudanças climáticas globais através da gamificação, onde os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão desenvolver um jogo de tabuleiro ou digital que simula os impactos das mudanças climáticas em diferentes geografias e sociedades. O objetivo é conscientizar sobre a urgência das questões climáticas e estimular o pensamento crítico e soluções inovadoras para problemas atuais. Os alunos serão desafiados a pesquisar diversos cenários climáticos, correlacioná-los com tipos de relevo específicos e meditar sobre os impactos socioeconômicos resultantes. Posteriormente, deverão criar mecânicas de jogo que apresentem essas relações de forma interativa, promovendo a reflexão sobre estratégias de mitigação ou adaptação às mudanças climáticas. A conclusão da atividade ocorrerá com os alunos testando os jogos uns dos outros, seguida de uma discussão crítica sobre as soluções adotadas nos jogos e sua viabilidade no contexto global atual.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a compreensão profunda sobre as dinâmicas das mudanças climáticas e seus impactos variados em diferentes geografias e sociedades. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e pensamento sistêmico. Além disso, busca-se incentivar a criatividade e inovação no desenvolvimento de soluções para os desafios contemporâneos relacionados ao clima, ao mesmo tempo em que se promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e ações práticas de mitigação e adaptação.
O conteúdo programático abordará inicialmente as bases das mudanças climáticas, seus fenômenos e efeitos, indo até os detalhes de como diferentes geografias e tipologias de relevo influenciam e são influenciadas pelos padrões climáticos variados. Será dada ênfase nos impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, cobrindo aspectos como agricultura, urbanização, migrações e saúde pública. A integração desses conteúdos na concepção do jogo permitirá uma abordagem prática e reflexiva sobre o tema.
Adotaremos metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Iniciaremos com discussões guiadas para introduzir o tema e direcionar as pesquisas. Grupos de alunos trabalharão na concepção do jogo, onde cada etapa - da pesquisa e design à execução - será orientada por problematizações que incentivem a reflexão e a construção coletiva do conhecimento. O processo de teste dos jogos será interativo, promovendo a troca de feedback e aprimoramento contínuo dos projetos.
A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será feita uma introdução ao tema e a formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos realizarão pesquisas e começarão a esboçar os jogos. A última aula será dedicada ao desenvolvimento, teste dos jogos entre os grupos e discussão sobre as soluções encontradas.
A avaliação será formativa e contínua ao longo do projeto, considerando a participação ativa, qualidade da pesquisa realizada, criatividade e inovação no design do jogo, eficácia das mecânicas de jogo em simular cenários climáticos e impactos, bem como a profundidade da reflexão e aplicabilidade das estratégias de mitigação ou adaptação discutidas. Será valorizada a capacidade de trabalho em equipe e o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre os temas abordados.
Os recursos incluirão material digital acessível sobre mudanças climáticas, ferramentas para desenvolvimento de jogos (digitais ou para tabuleiro), acesso a bases de dados e artigos científicos, além de suporte tecnológico para a prototipagem e testagem dos jogos.
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