Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão se aprofundar no entendimento das consequências do consumismo em diversas sociedades ao redor do mundo e como essas práticas afetam o meio ambiente. Antes da aula, ser-lhes-ão fornecidos artigos que abordam casos internacionais sobre o tema. Durante a aula, os alunos trabalharão em grupos, aplicando a metodologia ativa para elevar a aprendizagem a um patamar colaborativo e reflexivo. O objetivo é que, por meio da discussão desses casos, os alunos possam fazer conexões com a realidade brasileira, identificando semelhanças e diferenças nos impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelo consumismo. Espera-se que cada grupo prepare e faça uma apresentação elucidativa, compartilhando suas análises, interpretações e possíveis soluções para promover práticas mais sustentáveis e um comportamento crítico frente aos desafios do consumismo.
A atividade visa a desenvolver nos alunos a capacidade crítica em relação às práticas de consumo e suas repercussões globais e locais. Os alunos deverão ser capazes de discernir e análisar os impactos do consumismo em diversas culturas, correlacionar os estudos de caso com a realidade brasileira a fim de compreender os desafios e as possíveis soluções que migrem os efeitos adversos do consumismo. A preparação e a apresentação das análises estimularão nos alunos habilidades como trabalho em equipe, habilidades de pesquisa, pensamento crítico e comunicação eficaz.
Os conteúdos programáticos abrangem o consumismo e suas consequências socioambientais em âmbito global, estudos de caso de diferentes culturas e a realidade brasileira frente a esta temática. Através da análise e discussão desses elementos, os alunos farão uma imersão nos mecanismos que estimulam o consumismo e as possíveis abordagens para mitigar seus efeitos prejudiciais ao meio ambiente e às sociedades.
A metodologia ativa será a base desta atividade, onde os alunos terão papel central na construção do seu conhecimento. Aprenderão de forma colaborativa, discutindo os artigos previamente lidos e fazendo conexões com o cenário brasileiro durante as sessões de trabalho em grupo. Esta metodologia possibilita que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e de pesquisa, incentivando o pensamento crítico e a solução de problemas de forma criativa.
A carga horária total de 3 horas será dividida em três sessões de 50 minutos, abarcando desde a discussão dos artigos até as apresentações das análises grupais.
A avaliação contemplará a participação individual e a contribuição para o trabalho em grupo, além da qualidade e profundidade das análises apresentadas. Os critérios incluirão a habilidade de conectar os estudos de caso com a realidade nacional, a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da argumentação e das soluções propostas, bem como a efetividade na comunicação das ideias durante a apresentação. Será valorizado o pensamento crítico e a capacidade de propor abordagens sustentáveis de maneira criativa. Exemplos convincentes e dados coletados que suportem suas análises fortalecerão as apresentações dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos, incluindo acesso a internet para pesquisa dos casos internacionais, projetor para as apresentações finais e materiais para a elaboração das mesmas. Além disso, os artigos fornecidos servirão como base teórica para as discussões.
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