Esta atividade pedagógica visa explorar os impactos multifacetados da globalização nas relações internacionais e na geopolítica contemporânea de maneira inovadora e interativa. Antes da atividade em sala, os alunos serão encorajados a assistir a documentários selecionados e ler artigos que discutem as nuances da globalização, incluindo seus efeitos no comércio, na cultura, na tecnologia e na emergência de conflitos. Com este conhecimento prévio, eles serão divididos em grupos em sala de aula para criar mapas mentais utilizando softwares específicos. Esses mapas servirão como ferramentas para visualizar e analisar as conexões complexas e as interdependências globais, ajudando os alunos a compreender melhor os tópicos em discussão. A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será empregada para maximizar o engajamento e a aprendizagem ativa dos estudantes.
O principal objetivo desta atividade é habilitar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a compreender a complexidade da globalização e seus diversos impactos nas relações internacionais e na geopolítica. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e explicar as múltiplas dimensões da globalização, como comércio, cultura, tecnologia e conflitos, através da construção de mapas mentais. Além disso, objetiva-se promover habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e a capacidade de sintetizar e apresentar informações complexas de maneira coerente.
A globalização é um fenômeno complexo e multifacetado que influencia diversas áreas da vida moderna. Esta atividade é centrada na exploração de como a globalização afeta as relações internacionais, abrangendo temas como comércio, transferência cultural, avanços tecnológicos e conflitos. Os alunos explorarão estes tópicos por meio de recursos multimídia e, em seguida, utilizarão softwares de mapas mentais para construir uma visualização dessas intrincadas relações e interdependências.
A metodologia 'Sala de Aula Invertida' será utilizada nesta atividade, onde os alunos primeiramente adquirem conhecimento de forma autônoma por meio de documentários e leituras. Posteriormente, em sala de aula, o foco é a aplicação prática desse conhecimento por meio da criação colaborativa de mapas mentais. Esta abordagem incentiva a autonomia dos estudantes e o aprendizado ativo, ao mesmo tempo que aproveita a tecnologia para facilitar a visualização de conceitos complexos.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em quatro aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão orientações e se prepararão para a atividade assíncrona. As duas aulas seguintes serão dedicadas à criação dos mapas mentais em grupos. Na última aula, os grupos apresentarão seus trabalhos e receberão feedback.
A avaliação da atividade será realizada com base na profundidade da análise, na clareza da apresentação visual no mapa mental e na habilidade de trabalhar em grupo. Cada grupo apresentará seu mapa mental, explicando as conexões e insights obtidos durante o processo de criação. O professor avaliará os mapas mentais considerando a abrangência e profundidade do conteúdo, a eficácia da visualização das conexões entre os conceitos e a criatividade. Também será levado em conta o desempenho durante a discussão em classe, avaliando o entendimento do tema, a capacidade de argumentação e o engajamento com o trabalho dos colegas.
Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de softwares de mapas mentais, que podem ser tanto versões gratuitas online quanto softwares licenciados pela instituição de ensino. Documentários e artigos relevantes sobre o tema da globalização e suas implicações nas relações internacionais serão previamente selecionados e disponibilizados para os alunos. Além disso, será útil ter acesso a um dispositivo com conexão à internet para a pesquisa adicional durante a construção do mapa mental.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula