A atividade 'Conflitos e Fronteiras Durante a Guerra Fria: Um Debate Simulado' é concebida para imergir os alunos do 3º ano do Ensino Médio na complexidade das relações internacionais durante um dos períodos mais tensos da história moderna: a Guerra Fria. Através de uma simulação de debate na ONU, os estudantes assumirão os papéis de delegados de diferentes países envolvidos nas disputas geopolíticas da época, discutindo questões como conflitos territoriais, crises de refugiados e imposição de fronteiras. Este exercício visa proporcionar uma compreensão aprofundada dos mecanismos de poder, as dinâmicas de negociação internacional e o impacto de decisões políticas nos territórios e populações. Será uma oportunidade única para os alunos explorarem os desafios de diplomacia, estratégias de negociação e o papel da ONU em mediar conflitos entre nações, além de refletirem sobre as causas e consequências dos movimentos de fronteiras e migrações forçadas.
O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos numa compreensão mais profunda sobre a Guerra Fria, focando nos aspectos políticos, sociais e territoriais que moldaram o período. A simulação busca desenvolver habilidades analíticas, críticas e de argumentação, à medida que os estudantes avaliam posições históricas e atuais sobre conflitos territoriais, migrações, e a criação de fronteiras. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e discutir as complexidades dos processos de decisão política internacional e compreenderem o papel de organismos internacionais na resolução de disputas territoriais.
Este plano de aula abrange aspectos cruciais da Guerra Fria, com ênfase nos conflitos territoriais, crises de refugiados e o papel de organizações internacionais, como a ONU, na mediação de disputas geopolíticas. Os estudantes serão introduzidos às principais questões que definiram este período, incluindo a rivalidade entre as superpotências, o impacto das políticas de alianças e o papel dos movimentos de libertação nacional.
A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada nesta simulação de debate na ONU. Os alunos serão divididos em grupos representando diferentes países, onde terão que se preparar para defender os interesses e posições de sua nação atribuída com base em pesquisas sobre o contexto histórico da Guerra Fria. Esta abordagem prática visa promover o envolvimento ativo dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a compreensão empática das diversas perspectivas envolvidas nos conflitos discutidos.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos temas da Guerra Fria e aos objetivos da simulação, seguida de pesquisa e preparação das delegações. A segunda aula será dedicada ao debate simulado, permitindo aos alunos apresentarem seus argumentos e negociar resoluções.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, a profundidade de sua pesquisa e o nível de compreensão dos temas abordados. Será considerada a capacidade de argumentação, a adesão aos protocolos diplomáticos durante a simulação e a qualidade das contribuições para o debate. Feedback individual será oferecido para destacar pontos fortes e áreas para melhoria, encorajando uma reflexão sobre o aprendizado.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos tais como acesso a bibliografias sobre a Guerra Fria, internet para pesquisa, regulamentos da ONU para simulação de debates e espaços adequados para o desenvolvimento das discussões em grupo. Materiais visuais e documentais que ilustrem os conflitos e as questões discutidas também serão utilizados para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos.
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