O Antropoceno, termo que sugere uma nova época geológica dominada pelo impacto humano no planeta Terra, é um conceito-chave para entendermos a nossa relação com o meio ambiente e as consequências de nossas ações. Esta atividade pedagógica tem como objetivo introduzir aos alunos do 3º ano do Ensino Médio esse conceito, centrando-se no estudo dos impactos humanos sobre o planeta - como as alterações climáticas e a degradação ambiental - e discutir se é possível reverter os danos causados. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão estimulados a explorar materiais de leitura e vídeos pré-selecionados antes da aula, para que, durante a sessão, possam articular argumentos e participar ativamente de um debate em grupo. A atividade visa não apenas a aquisição de conhecimento teórico mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas, permitindo que os alunos avaliem diferentes perspectivas e construam um pensamento mais complexo sobre as questões ambientais contemporâneas.
Este plano de aula visa estimular nos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda do conceito de Antropoceno, bem como dos impactos significativos das ações humanas sobre o planeta. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e discutir os principais marcos e consequências da era Antropocena, realizando conexões críticas entre o comportamento humano e as mudanças ambientais globais. Além disso, esta atividade pretende fomentar habilidades de argumentação e debate, incentivando um pensamento crítico sobre possíveis soluções e ações futuras para a sustentabilidade do planeta.
O conteúdo programático para esta atividade abrange uma introdução ao conceito de Antropoceno, a discussão sobre os marcos significativos desta época, bem como uma análise detalhada dos impactos humanos sobre o meio ambiente, como a alteração climática e a degradação ambiental. Este programa visa oferecer uma base sólida de conhecimento que permitirá aos alunos participar ativamente do debate, utilizando informações contextuais e casos reais como referência para a construção de argumentos e perspectivas críticas sobre o tema.
A metodologia ativa utilizada será dividida em duas etapas principais: a Sala de Aula Invertida, antes da aula, onde os alunos estudarão os materiais fornecidos (leituras e vídeos) sobre o Antropoceno, e a Roda de Debate, durante a aula, onde os alunos discutirão as perguntas-chave em grupos. Este método promove a autogestão do aprendizado pelos próprios alunos, incentivando a pesquisa e o estudo prévio, e posteriormente, a expressão de suas ideias e argumentos em um formato de debate, fomentando o pensamento crítico e a análise de diferentes perspectivas.
Esta atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida entre a apresentação das regras do debate (10 minutos), a discussão em grupos (30 minutos), e a apresentação das conclusões de cada grupo e feedback final (20 minutos).
A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa de cada aluno durante o debate e na capacidade de argumentação demonstrada ao longo da discussão. Será considerado o uso de informações e conceitos estudados previamente, a clareza e a coerência dos argumentos apresentados, além da capacidade de ouvir e considerar as perspectivas diferentes dos colegas. Pode-se utilizar uma rubrica de avaliação, detalhando critérios como Participação, Argumentação, Uso de Evidências e Respeito por Diferentes Opiniões, para fornecer um feedback construtivo e objetivo aos alunos.
Os recursos necessários para a implementação desta atividade incluem uma lista curada de materiais de leitura e vídeos sobre o Antropoceno, espaço físico apropriado para a realização do debate em grupos, e acesso à internet para a consulta adicional de informações. Também será útil dispor de um quadro ou flip chart para anotações durante as apresentações dos grupos.
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