A atividade 'Detetive do Agronegócio' tem como propósito capacitar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a investigar e compreender as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro, como a soja, o milho e o café. Através de pesquisa prévia, a intenção é que os alunos desenvolvam competências de análise crítica e apreendam o impacto econômico e social destes produtos no cenário nacional e internacional. No decorrer da aula, os alunos, organizados em grupos, apresentarão suas descobertas em formato de painel, utilizando mapas e dados estatísticos como suporte, ampliando assim a compreensão da importância econômica e social dessas cadeias e seu vínculo com o mercado global.
A atividade busca promover um entendimento aprofundado sobre as cadeias do agronegócio brasileiro, incentivando os alunos a identificar os principais fatores que influenciam a produção e exportação de commodities agrícolas e seu impacto na economia. Espera-se que o aluno desenvolva habilidades de pesquisa, análise de dados e mapeamento geográfico aplicáveis ao contexto econômico e social da agricultura no Brasil.
Durante a atividade, explora-se o contexto econômico global e nacional, as nuances das exportações brasileiras e a relevância social e econômica das cadeias produtivas de soja, milho e café. A inserção do Brasil no mercado global é examinada, promovendo a análise do papel estratégico do agronegócio para a economia nacional, bem como sua distribuição geográfica e impactos socioambientais.
A metodologia ativa privilegia a pesquisa em grupo e o uso de ferramentas visuais para apresentação das descobertas. Incentiva-se a dinâmica participativa, onde os alunos compartilham responsabilidades e colaboram na análise e disseminação de informação, utilizando painéis e mapas como auxiliares visuais para engajar e enriquecer a aprendizagem.
Com um total de duas horas, a atividade é dividida em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula é dedicada à apresentação da atividade e à organização dos grupos, enquanto a segunda foca nas apresentações dos painéis e debate sobre as descobertas realizadas.
A avaliação será baseada em critérios claros e objetivos, destacando a eficácia da comunicação, a profundidade da pesquisa e o uso dos recursos visuais durante as apresentações. Os alunos serão avaliados tanto individualmente quanto em grupo, considerando-se o grau de participação, a coerência da argumentação e a capacidade de relacionar as informações obtidas com o mercado global. Exemplos de critérios específicos incluem a qualidade do conteúdo apresentado, a clareza e organização dos painéis, a originalidade no uso de mapas e estatísticas, e a habilidade de discussão e resposta às questões levantadas por colegas e professor.
O uso eficiente de materiais e ferramentas é essencial para o sucesso da atividade. Recursos como mapas, dados estatísticos, computadores, projetores e outros instrumentos visuais são fundamentais para o desenvolvimento das apresentações em painel e para a facilitação das discussões e análises profundas sobre o tema.
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