Diálogo com o Futuro: Simulador de Decisões

Desenvolvida por: João V… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Desafios Ético-Políticos e Sociais no Futuro

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão participar de um jogo de simulação dinâmico e envolvente, chamado 'Diálogo com o Futuro: Simulador de Decisões'. Os estudantes serão distribuídos em grupos, cada um representando diferentes sociedades futuras, com suas características, recursos e dilemas específicos. Serão colocados diante de cenários delineados por desafios ético-políticos, sociais, mudanças climáticas, inovações tecnológicas e desigualdades sociais crescentes. A atividade irá obrigar os participantes a tomar decisões complexas baseando-se nos interesses e na visão de mundo de suas sociedades designadas. Após a tomada de decisões, a classe se reunirá para uma reflexão crítica e coletiva sobre as implicações globais de suas escolhas, fomentando um diálogo rico sobre sustentabilidade, ética e a necessidade de ações conjuntas diante dos desafios contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a reflexão e o entendimento acerca das complexidades das questões éticas, políticas e sociais no contexto dos desafios contemporâneos. Espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar criticamente diferentes cenários futuros, considerando as múltiplas perspectivas e interesses em jogo. Além disso, objetiva-se incentivar a tomada de decisões conscientes e responsáveis, expandindo a visão dos estudantes sobre as implicações de suas escolhas para a sociedade e para o mundo. Deseja-se promover uma maior compreensão sobre a importância da cooperação e do diálogo entre diferentes sociedades e culturas frente aos desafios globais.

  • Analisar criticamente desafios ético-políticos e sociais inerentes a cenários futuros.
  • Desenvolver habilidades de tomada de decisão baseada em argumentos éticos, políticos e sociais.
  • Refletir sobre as consequências globais das decisões tomadas individualmente e em grupo.
  • Promover o entendimento da interdependência global em questões de sustentabilidade e ética.
  • Estimular a cooperação e o diálogo entre diferentes grupos e sociedades.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13CHS504
  • description": Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

Conteúdo Programático

A atividade integra conceitos de ética, política, sociologia e história, fornecendo um panorama rico e complexo de como questões contemporâneas estão interligadas e como podem ser abordadas coletivamente. O alinhamento curricular prevê a análise de desafios futuros, como mudanças climáticas, disparidades sociais e inovações tecnológicas, sob um prisma ético-político, fomentando nos alunos uma compreensão multifacetada sobre as implicações de ações e decisões no tecido social.

  • Dilemas ético-políticos nas sociedades contemporâneas
  • Impactos das mudanças climáticas nas estruturas sociais e políticas
  • O papel das inovações tecnológicas na configuração de novos desafios sociais
  • A ética na tomada de decisões em cenários complexos
  • Desigualdades sociais e seu papel nos conflitos globais

Metodologia

Através da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e da 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão imersos em um processo educativo participativo e envolvente. Serão formados grupos que receberão cenários distintos e desafiadores para reflexão e tomada de decisão, representando sociedades com diferentes culturas e perspectivas. Isso permitirá uma experiência educativa rica, promovendo o debate, a colaboração e a reflexão crítica entre os participantes.

  • Distribuição dos alunos em grupos representando diferentes sociedades.
  • Apresentação de cenários futuros desafiadores para análise e tomada de decisão.
  • Debate e reflexão coletiva sobre as decisões tomadas.
  • Síntese das aprendizagens alcançadas e sua aplicabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao jogo e entrega dos cenários aos grupos. A tomada de decisão e os debates iniciais também acontecerão neste período. No segundo encontro, ocorrerá a reflexão coletiva e a discussão das consequências globais das escolhas realizadas.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e distribuição dos cenários.
  • Aula 2: Tomada de decisões e debates iniciais.
  • Aula 3: Reflexão coletiva e discussão sobre as consequências globais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no envolvimento dos alunos durante as discussões, na qualidade das decisões tomadas (considerando justificativas e previsão de impactos) e na contribuição para o debate durante a reflexão coletiva. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos em articular argumentos, apresentar soluções criativas e colaborar com os colegas durante todo o processo. A participação ativa, a capacidade de análise crítica e o engajamento com os valores de sustentabilidade e ética serão os principais critérios.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como cenários descritos em cartas ou slides, quadro branco (ou painel digital) para anotações durante as discussões, recursos de áudio e vídeo para apresentações das decisões das equipes, bem como material de apoio para aprofundamento dos temas abordados, incluindo artigos, vídeos e relatórios sobre dilemas ético-políticos e sociais contemporâneos.

  • Cartas ou slides com descrição dos cenários
  • Quadro branco ou painel digital
  • Recursos de áudio e vídeo
  • Material de apoio para aprofundamento (artigos, vídeos, relatórios)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo