Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão participar de um jogo de simulação dinâmico e envolvente, chamado 'Diálogo com o Futuro: Simulador de Decisões'. Os estudantes serão distribuídos em grupos, cada um representando diferentes sociedades futuras, com suas características, recursos e dilemas específicos. Serão colocados diante de cenários delineados por desafios ético-políticos, sociais, mudanças climáticas, inovações tecnológicas e desigualdades sociais crescentes. A atividade irá obrigar os participantes a tomar decisões complexas baseando-se nos interesses e na visão de mundo de suas sociedades designadas. Após a tomada de decisões, a classe se reunirá para uma reflexão crítica e coletiva sobre as implicações globais de suas escolhas, fomentando um diálogo rico sobre sustentabilidade, ética e a necessidade de ações conjuntas diante dos desafios contemporâneos.
O principal objetivo desta atividade é fomentar a reflexão e o entendimento acerca das complexidades das questões éticas, políticas e sociais no contexto dos desafios contemporâneos. Espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar criticamente diferentes cenários futuros, considerando as múltiplas perspectivas e interesses em jogo. Além disso, objetiva-se incentivar a tomada de decisões conscientes e responsáveis, expandindo a visão dos estudantes sobre as implicações de suas escolhas para a sociedade e para o mundo. Deseja-se promover uma maior compreensão sobre a importância da cooperação e do diálogo entre diferentes sociedades e culturas frente aos desafios globais.
A atividade integra conceitos de ética, política, sociologia e história, fornecendo um panorama rico e complexo de como questões contemporâneas estão interligadas e como podem ser abordadas coletivamente. O alinhamento curricular prevê a análise de desafios futuros, como mudanças climáticas, disparidades sociais e inovações tecnológicas, sob um prisma ético-político, fomentando nos alunos uma compreensão multifacetada sobre as implicações de ações e decisões no tecido social.
Através da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e da 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão imersos em um processo educativo participativo e envolvente. Serão formados grupos que receberão cenários distintos e desafiadores para reflexão e tomada de decisão, representando sociedades com diferentes culturas e perspectivas. Isso permitirá uma experiência educativa rica, promovendo o debate, a colaboração e a reflexão crítica entre os participantes.
A atividade será realizada ao longo de dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao jogo e entrega dos cenários aos grupos. A tomada de decisão e os debates iniciais também acontecerão neste período. No segundo encontro, ocorrerá a reflexão coletiva e a discussão das consequências globais das escolhas realizadas.
A avaliação desta atividade será formativa, focando no envolvimento dos alunos durante as discussões, na qualidade das decisões tomadas (considerando justificativas e previsão de impactos) e na contribuição para o debate durante a reflexão coletiva. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos em articular argumentos, apresentar soluções criativas e colaborar com os colegas durante todo o processo. A participação ativa, a capacidade de análise crítica e o engajamento com os valores de sustentabilidade e ética serão os principais critérios.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como cenários descritos em cartas ou slides, quadro branco (ou painel digital) para anotações durante as discussões, recursos de áudio e vídeo para apresentações das decisões das equipes, bem como material de apoio para aprofundamento dos temas abordados, incluindo artigos, vídeos e relatórios sobre dilemas ético-políticos e sociais contemporâneos.
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