Diário de um Pedestre: Explorando Espaços Públicos

Desenvolvida por: Karoli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Acessibilidade Urbana e Inclusão Social

Nesta atividade intitulada 'Diário de um Pedestre: Explorando Espaços Públicos', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão motivados a explorar suas cidades a pé ou de bicicleta. Durante essa jornada, percorrerão diferentes bairros para registrar observações sobre acessibilidade, segurança, áreas de lazer e comércio. O foco estará em identificar e refletir sobre situações de desigualdade ou inclusão, analisando como esses aspectos moldam a vida cotidiana das pessoas. A etapa final envolve um debate em sala de aula, onde os alunos compartilharão suas descobertas e discutirão possíveis medidas para melhorar o espaço urbano. Essa atividade visa estimular a percepção crítica sobre os espaços públicos, promovendo a conscientização sobre a importância de cidades mais justas e acessíveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver uma abordagem crítica e informada sobre os espaços urbanos através da experiência prática. Espera-se que os alunos adquiram habilidades para reconhecer dinâmicas de inclusão e exclusão em seus ambientes, promovendo discussões informadas sobre acessibilidade e igualdade urbana. Com essa atividade, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar suas capacidades de observação, análise crítica e reflexão coletiva sobre temas éticos e sociais relevantes.

  • Estimular a observação crítica dos espaços urbanos.
  • Desenvolver habilidades analíticas sobre acessibilidade e inclusão.
  • Promover a consciência sobre desigualdades no ambiente urbano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado em uma abordagem prática e investigativa das condições sociais e urbanas na região onde os alunos vivem. A intenção é que eles apliquem conceitos teóricos adquiridos previamente para observar, analisar e propor soluções para realidades concretas, focalizando nas questões de acessibilidade e inclusão social. Este conteúdo será explorado através de atividades que promovem a interação direta com o ambiente urbano.

  • Observação crítica dos espaços urbanos.
  • Registro de dados sobre acessibilidade e segurança.
  • Análise de desigualdades e inclusão na cidade.
  • Discussão coletiva sobre melhorias urbanas.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade baseia-se no aprendizado experiencial e colaborativo, promovendo visitas exploratórias a bairros da cidade e debates em sala de aula. A ênfase está na experiência direta dos estudantes com o ambiente urbano, seguido por discussões estruturadas que permitirão uma análise crítica coletiva dos dados observados, promovendo um diálogo ético e informado sobre as temáticas abordadas.

  • Exploração de bairros a pé ou de bicicleta.
  • Registro de observações em diário de campo.
  • Reflexão e debate em grupo sobre as observações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. O primeiro momento será dedicado à introdução e à preparação para a atividade de campo. Na segunda aula, os alunos realizarão a exploração dos bairros. Por fim, a última aula será destinada ao debate em sala, onde apresentarão seus dados e discutirão propostas de melhoria.

  • Aula 1: Introdução à atividade e preparação para a exploração (40 minutos)
  • Aula 2: Exploração de bairros e registro de observações (40 minutos)
  • Aula 3: Debate em sala sobre os dados coletados e propostas (40 minutos)

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em diversos critérios, com foco na qualidade do registro de observações, na participação durante o debate e na capacidade de propor ideias e soluções viáveis para as desigualdades e questões de acessibilidade observadas. Os estudantes serão avaliados pela clareza e profundidade de suas análises, além de sua habilidade em integrar conceitos teóricos na prática. Exemplos incluem avaliação dos registros escritos no diário de campo, a coerência e relevância das ideias apresentadas durante o debate, e a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, será necessário um conjunto de materiais e recursos que facilitarão a exploração urbana e o registro das observações dos alunos. Isso inclui desde recursos físicos, como cadernos ou tablets para anotação, até plataformas digitais que possam suportar a interação e troca de dados entre os alunos durante e após as atividades exploratórias.

  • Diários de campo ou tablets para registro.
  • Mapas dos bairros a serem explorados.
  • Recursos audiovisuais para apresentação das descobertas.
  • Materiais didáticos de apoio para discussão.

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