A atividade 'Diplomacia em Cena: Simulação da ONU' é uma simulação educativa que busca trazer as complexas discussões geopolíticas e relações internacionais para a sala de aula de forma interativa e engajante. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de representar diferentes países e organizações internacionais para debater sobre um tema atual e controverso: a expansão de Israel sobre o território palestino. Ao longo da atividade, os alunos irão se aprofundar no papel fundamental dos Estados Unidos, a crítica da ONU e a posição de outros atores internacionais envolvidos. Este exercício pedagógico tem como objetivo não apenas fornecer uma compreensão mais aprofundada das questões raciais e religiosas subjacentes ao conflito, mas também desenvolver habilidades diplomáticas e de negociação entre os estudantes. Através dessa imersão, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais crítica e uma perspectiva ampliada sobre os desafios e as dinâmicas das relações internacionais no mundo contemporâneo.
O objetivo desta atividade é engajar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio em um processo de aprendizagem ativo e reflexivo sobre questões geopolíticas contemporâneas, com foco na expansão de Israel sobre o território palestino. Busca-se que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica sobre as complexidades das relações internacionais, as dinâmicas políticas, raciais e religiosas que moldam os conflitos globais. Além disso, a simulação visa fomentar habilidades de diplomacia e negociação, essenciais para a construção de soluções pacíficas e duradouras para conflitos internacionais. Este exercício proporcionará aos alunos a experiência de articular posições e argumentos, negociar com diferentes stakeholders e buscar consensos em um ambiente que simula o contexto das Nações Unidas.
O conteúdo programático para esta atividade inclui uma revisão histórica e contextual do conflito entre Israel e Palestina, o papel das nações e organizações internacionais na geopolítica global, além de conceitos fundamentais sobre diplomacia e relações internacionais. Os estudantes serão introduzidos às noções de soberania nacional, direitos humanos e as complexidades das identidades raciais e religiosas em contextos de conflito. Este embasamento teórico permitirá que os alunos se engajem de maneira informada e crítica durante a simulação da ONU, proporcionando uma experiência de aprendizado holística e profundamente engajadora.
A metodologia ativa a ser empregada nesta atividade inclui a Roda de Debate e a Sala de Aula Invertida. Antes da simulação, os alunos serão incumbidos de pesquisar sobre os países e organizações que representarão, assim como se aprofundar nos aspectos históricos, políticos e culturais relativos ao tema do conflito Israel-Palestina. Durante a atividade, será formada uma Roda de Debate onde cada 'país' terá a oportunidade de apresentar sua posição, seguido de rodadas de negociação e busca por resoluções. Este formato promove uma participação ativa, estimula o pensamento crítico e a habilidade de argumentação.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, será feita uma introdução ao tema e à metodologia da simulação, seguida de uma rodada inicial de apresentações. Na segunda sessão, ocorrerão as negociações, debates e, ao final, a elaboração de uma resolução conjunta.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as sessões, a qualidade e profundidade de suas pesquisas e preparações, a habilidade de argumentação e defesa de suas posições, bem como a colaboração e o esforço para alcançar resoluções. Será dada atenção especial à forma como os alunos utilizam o conhecimento teórico em suas argumentações e na busca por soluções diplomáticas. Exemplos de critérios específicos de avaliação incluirão a clareza da apresentação, a relevância dos argumentos, o respeito pelas opiniões alheias e a capacidade de engajar em negociações construtivas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas prévias dos alunos, materiais para a apresentação como projetor e laptop para exibição de slides e documentos referentes ao tema. Além disso, será útil providenciar fichas ou cartões com informações-chave sobre os países e organizações para auxiliar os alunos durante a preparação e a simulação. Materiais didáticos e acadêmicos sobre relações internacionais e o conflito específico entre Israel e Palestina também serão fundamentais para aprofundamento teórico.
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