Nesta atividade prática, intitulada 'Expedição Ecológica: A Conexão Humana com a Natureza', os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão imersos em uma experiência educacional única. Serão conduzidos a uma área de preservação ambiental próxima à instituição de ensino, com o intuito de observar diretamente a dinâmica da flora e da fauna locais, e compreender in loco o impacto humano sobre esses ambientes. Durante a saída de campo, os alunos serão orientados a coletar amostras de forma responsável e legal, bem como registrar através de fotografias os diversos aspectos da biodiversidade presentes na área. Posteriormente, essas informações serão utilizadas para elaborar um relatório detalhado, abordando as observações feitas, discutindo questões ecológicas atuais e propondo medidas de conservação aplicáveis ao local visitado. Esta atividade visa uma imersão direta na realidade ambiental, estimulando a consciência ecológica dos alunos através da observação, análise crítica e propostas de ações sustentáveis.
O objetivo desta atividade é fomentar nos estudantes do 3º ano do Ensino Médio um olhar crítico e reflexivo sobre a relação entre humanos e o ambiente. Busca-se incentivar a consciência ecológica através da observação direta dos ecossistemas locais e do impacto humano nestes. Destaca-se a importância da biodiversidade e a necessidade de medidas de preservação e conservação ambiental. Através da coleta de dados e da elaboração de relatórios, os alunos poderão aplicar conhecimentos teóricos à prática, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, análise crítica e proposta de soluções sustentáveis.
O conteúdo programático desta atividade prática está focado na observação e análise da biodiversidade em uma área de preservação ambiental, abrangendo: a dinâmica da flora e fauna locais, o impacto humano nesses ambientes, coleta responsável de amostras, técnicas de registro fotográfico da natureza e elaboração de relatórios científicos. Este conteúdo será abordado de forma a promover a integração do conhecimento teórico com a prática, estimulando a capacidade analítica e propositiva dos alunos diante das questões ambientais contemporâneas.
A metodologia aplicada nesta atividade inclui a Saída de Campo, onde os alunos irão diretamente a uma área de preservação para observar e coletar dados, seguida por uma Atividade Mão-na-massa, para o registro fotográfico e coleta de amostras. Posteriormente, será aplicada a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, na elaboração dos relatórios. A atividade contempla também a Roda de Debate, para discussão das questões ecológicas observadas e das possíveis medidas de conservação. Adicionalmente, utiliza-se a Sala de Aula Invertida, com preparação prévia dos alunos para a saída de campo, e a Aprendizagem Baseada em Jogos, com atividades lúdicas que simulem a gestão e conservação ambiental.
A carga horária total da Expedição Ecológica será de 2 horas, divididas igualmente entre a Saída de Campo e as atividades subsequentes de análise e elaboração do relatório. A saída será realizada na primeira parte da atividade, seguida por uma sessão de trabalho em grupo para a organização dos dados coletados e início dos trabalhos no relatório. A última parte será dedicada à finalização dos relatórios e à realização da Roda de Debate.
A avaliação dos alunos nessa atividade será baseada na qualidade e profundidade dos relatórios elaborados, na participação ativa durante a saída de campo e nas discussões da Roda de Debate. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de analisar criticamente o impacto humano no meio ambiente, além da criatividade e viabilidade das medidas de conservação propostas. Os critérios de avaliação incluirão a coleta e análise de dados, a qualidade das fotografias, a organização e clareza do relatório, bem como a participação e engajamento nas discussões. Exemplos de avaliação poderão ser: relatórios detalhados com análises e propostas bem fundamentadas, fotografias que ilustrem claramente a biodiversidade local, e contribuições significativas nas discussões sobre conservação ambiental.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem: transporte para a área de preservação ambiental, kits de coleta de amostras biológicas (respeitando a legislação ambiental), câmeras fotográficas ou dispositivos móveis com câmera, materiais para anotações (cadernos, canetas), acessos a laboratórios de informática para a elaboração dos relatórios, e materiais de apoio didático para preparação prévia na Sala de Aula Invertida. O uso de tecnologias de informação, como softwares de edição de imagens e plataformas colaborativas, também será incentivado para aprimoramento dos relatórios e fomento da interação entre os alunos.
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