Expedição virtual: Amazônia e Caatinga

Desenvolvida por: Denise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, Ciências e Tecnologia
Temática: Biomas brasileiros

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de embarcar em uma jornada de exploração virtual, conhecendo as complexidades e a beleza dos biomas Amazônico e da Caatinga através de ferramentas digitais como o Google Earth ou recursos de realidade virtual. Ao 'viajar' de maneira imersiva por esses biomas, os estudantes observarão de perto suas características, como flora, fauna, clima e as atividades humanas que neles predominam. Após a coleta de informações e percepções, os alunos se reunirão em grupos para discutir os desafios apresentados pela interação humana nesses ecossistemas e proporão ideias inovadoras para promover ações sustentáveis que visem a preservação desses ambientes naturais. Essas discussões culminarão em um debate coletivo, onde as ideias serão compartilhadas entre todos, fomentando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais aguçada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos biomas Amazônico e da Caatinga, suas importâncias ecológicas, características únicas e os desafios impostos pelas atividades humanas. Visa incentivar a pesquisa, a análise crítica e a reflexão sobre impactos e soluções para a sustentabilidade desses ecossistemas. Espera-se que, ao final, os estudantes estejam mais conscientes sobre a necessidade de conservação ambiental e capazes de sugerir e avaliar propostas de ações sustentáveis, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta.

  • Identificar e descrever as características principais dos biomas Amazônico e da Caatinga.
  • Analisar os impactos das atividades humanas nesses ecossistemas.
  • Propor soluções sustentáveis para os desafios identificados.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e debate.
  • Promover a consciência e responsabilidade ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos irão explorar conteúdos relacionados aos biomas, sustentabilidade e impactos ambientais. Eles terão a oportunidade de investigar de maneira prática e interativa os ecossistemas, desenvolvendo uma compreensão integrada que associa a biodiversidade, as práticas socioeconômicas e a conservação ambiental.

  • Características dos biomas Amazônico e da Caatinga.
  • Impacto humano nos ecossistemas.
  • Discussão sobre práticas sustentáveis.
  • Importância da conservação ambiental.

Metodologia

Esta atividade será realizada por meio de metodologia ativa, onde os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles utilizarão ferramentas digitais para explorar virtualmente os biomas, seguido de análise e discussão em grupo sobre suas observações. Esse formato incentiva a pesquisa, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

  • Exploração virtual dos biomas usando ferramentas digitais.
  • Análises e discussões em grupos.
  • Debate coletivo para compartilhamento de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a exploração virtual dos biomas Amazônico e da Caatinga. Na segunda aula, ocorrerão as discussões em grupos e o debate coletivo sobre as observações e propostas.

  • Aula 1: Exploração virtual dos biomas.
  • Aula 2: Discussão em grupos e debate coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a exploração virtual, a qualidade das análises e discussões em grupo, bem como a relevância e viabilidade das propostas de sustentabilidade apresentadas no debate. Será considerado também o engajamento dos alunos e sua capacidade de trabalhar colaborativamente. Os critérios específicos incluirão a profundidade da pesquisa, a compreensão dos temas abordados, a criatividade e a originalidade das soluções propostas.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessárias ferramentas digitais como Google Earth ou softwares de realidade virtual, acesso à internet estável para exploração dos biomas de forma remota e materiais para registro das observações e ideias. Além disso, um ambiente propício para o debate, que pode ser uma sala de aula ou um fórum online, será essencial para a troca de ideias e conclusões.

  • Google Earth ou recursos de realidade virtual.
  • Acesso à internet estável.
  • Materiais para registro (caderno, caneta, laptop).
  • Sala de aula ou fórum online para os debates.

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