Exploradores do Mundo Real: Aventura Geográfica na Cidade

Desenvolvida por: Ricard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Dinâmicas geográficas e ambientais urbanas

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de uma saída de campo por diversos locais da cidade. Eles explorarão parques, rios e áreas urbanas para identificar e analisar as dinâmicas geográficas e ambientais em ação. Os alunos observarão como os fatores humanos e físicos interagem nestes ambientes, documentarão suas descobertas e criarão mapas visuais. Esta experiência visa desenvolver a percepção crítica dos alunos sobre questões ambientais urbanas e seu impacto na geografia física e humana local. O objetivo é alinhar os estudos à BNCC, estimulando-os a identificar, analisar e compreender narrativas geográficas e ambientes variados. Adicionalmente, a atividade promoverá a habilidade de elaborar argumentos e hipóteses baseadas nas observações e dados coletados durante a exploração.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é despertar nos alunos a habilidade de identificar e analisar dinâmicas geográficas urbanas, promovendo uma compreensão crítica dos processos ambientais em uma perspectiva local. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de relacionar fatores humanos e físicos, percebendo como eles contribuem na configuração do espaço urbano. Outro aspecto importante é o desenvolvimento da habilidade de documentar observações e criar representações visuais dos ambientes explorados. Isso fomenta a argumentação e a elaboração de hipóteses orientadas por dados concretos coletados em campo.

  • Desenvolver a percepção crítica sobre questões ambientais urbanas.
  • Relacionar fatores humanos e físicos nas configurações do espaço urbano.
  • Documentar observações geográficas em explorações de campo.
  • Criar mapas e representações visuais a partir de dados coletados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda as dinâmicas geográficas urbanas e sua interrelação com fatores ambientais. Inclui o estudo de práticas de leitura e produção de mapas, além da análise crítica de contextos sociopolíticos urbanos. Os alunos serão introduzidos às técnicas de observação de campo e documentação sistemática, possibilitando que desenvolvam um entendimento mais profundo das interações humano-natureza. Através deste conteúdo, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender melhor as transformações no espaço urbano e suas implicações.

  • Dinâmicas geográficas urbanas.
  • Interação entre ambiente natural e construído.
  • Leitura e produção de mapas.
  • Técnicas de observação e documentação de campo.
  • Análise crítica de contextos sociopolíticos urbanos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade combina aprendizado experimental com práticas interativas. Durante as saídas de campo, incentiva-se a observação ativa e a tomada de notas detalhadas pelos alunos. As atividades em grupo promovem o compartilhamento de descobertas e a construção coletiva de conhecimento. Posteriormente, os alunos utilizarão suas observações para criar mapas e relatórios, favorecendo a compreensão mediante a prática e reforçando sua capacidade argumentativa e analítica.

  • Aprendizado por meio de exploração em campo.
  • Observação ativa e anotação.
  • Trabalhos em grupo para troca de insights.
  • Criação de mapas e relatórios baseados em dados coletados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em três aulas e meia de 50 minutos cada, abrangendo preparação, execução e reflexão pós-saída. Na primeira aula, os alunos serão orientados quanto aos objetivos e métodos da atividade. As duas horas seguintes serão dedicadas à exploração de campo, em diversos pontos da cidade. A última meia aula focará na sistematização das observações e na elaboração dos produtos finais, incentivando a reflexão e discussão sobre os aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e orientações iniciais.
  • Aula 2: Início da exploração de campo (primeira parte).
  • Aula 3: Continuação da exploração de campo (segunda parte).
  • Aula 4 (meia aula): Sistematização das descobertas e elaboração dos produtos finais.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em critérios de participação, qualidade das observações, e a capacidade de sintetizar informações relevantes. A participação ativa durante a saída e as discussões em sala será avaliada. Outro critério essencial será o detalhamento e precisão das notas de campo utilizadas para criar mapas visuais e relatórios, que demonstram o entendimento dos alunos sobre as dinâmicas observadas. O uso coerente de fontes e dados para subsidiar hipóteses e argumentações também será considerado, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades críticas e analíticas. Exemplos de critérios incluem: clareza e lógica na apresentação dos mapas criados, capacidade de discussão e argumentação fundamentadas nas observações e reflexões feitas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos para maximizar o aprendizado prático e crítico dos alunos. O uso de tecnologia se faz presente com a utilização de aplicativos de mapeamento e câmeras digitais para registrar as explorações em campo. Materiais impressos, como mapas da cidade, guias de observação e planners para recolher as anotações, são igualmente necessários, ajudando a guiar a jornada investigativa dos alunos.

  • Aplicativos de mapeamento digital.
  • Câmeras digitais ou smartphones para registro fotográfico.
  • Mapas impressos da cidade.
  • Guias de observação.
  • Planners para anotações.

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