Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de uma saída de campo por diversos locais da cidade. Eles explorarão parques, rios e áreas urbanas para identificar e analisar as dinâmicas geográficas e ambientais em ação. Os alunos observarão como os fatores humanos e físicos interagem nestes ambientes, documentarão suas descobertas e criarão mapas visuais. Esta experiência visa desenvolver a percepção crítica dos alunos sobre questões ambientais urbanas e seu impacto na geografia física e humana local. O objetivo é alinhar os estudos à BNCC, estimulando-os a identificar, analisar e compreender narrativas geográficas e ambientes variados. Adicionalmente, a atividade promoverá a habilidade de elaborar argumentos e hipóteses baseadas nas observações e dados coletados durante a exploração.
O objetivo principal desta atividade é despertar nos alunos a habilidade de identificar e analisar dinâmicas geográficas urbanas, promovendo uma compreensão crítica dos processos ambientais em uma perspectiva local. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de relacionar fatores humanos e físicos, percebendo como eles contribuem na configuração do espaço urbano. Outro aspecto importante é o desenvolvimento da habilidade de documentar observações e criar representações visuais dos ambientes explorados. Isso fomenta a argumentação e a elaboração de hipóteses orientadas por dados concretos coletados em campo.
O conteúdo programático aborda as dinâmicas geográficas urbanas e sua interrelação com fatores ambientais. Inclui o estudo de práticas de leitura e produção de mapas, além da análise crítica de contextos sociopolíticos urbanos. Os alunos serão introduzidos às técnicas de observação de campo e documentação sistemática, possibilitando que desenvolvam um entendimento mais profundo das interações humano-natureza. Através deste conteúdo, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender melhor as transformações no espaço urbano e suas implicações.
A metodologia aplicada nesta atividade combina aprendizado experimental com práticas interativas. Durante as saídas de campo, incentiva-se a observação ativa e a tomada de notas detalhadas pelos alunos. As atividades em grupo promovem o compartilhamento de descobertas e a construção coletiva de conhecimento. Posteriormente, os alunos utilizarão suas observações para criar mapas e relatórios, favorecendo a compreensão mediante a prática e reforçando sua capacidade argumentativa e analítica.
O cronograma da atividade está dividido em três aulas e meia de 50 minutos cada, abrangendo preparação, execução e reflexão pós-saída. Na primeira aula, os alunos serão orientados quanto aos objetivos e métodos da atividade. As duas horas seguintes serão dedicadas à exploração de campo, em diversos pontos da cidade. A última meia aula focará na sistematização das observações e na elaboração dos produtos finais, incentivando a reflexão e discussão sobre os aprendizados adquiridos.
A avaliação da atividade será baseada em critérios de participação, qualidade das observações, e a capacidade de sintetizar informações relevantes. A participação ativa durante a saída e as discussões em sala será avaliada. Outro critério essencial será o detalhamento e precisão das notas de campo utilizadas para criar mapas visuais e relatórios, que demonstram o entendimento dos alunos sobre as dinâmicas observadas. O uso coerente de fontes e dados para subsidiar hipóteses e argumentações também será considerado, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades críticas e analíticas. Exemplos de critérios incluem: clareza e lógica na apresentação dos mapas criados, capacidade de discussão e argumentação fundamentadas nas observações e reflexões feitas durante a atividade.
Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos para maximizar o aprendizado prático e crítico dos alunos. O uso de tecnologia se faz presente com a utilização de aplicativos de mapeamento e câmeras digitais para registrar as explorações em campo. Materiais impressos, como mapas da cidade, guias de observação e planners para recolher as anotações, são igualmente necessários, ajudando a guiar a jornada investigativa dos alunos.
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