Esta atividade pedagógica propõe uma imersão crítica nos conceitos de nação, nacionalismo e xenofobia, abordando suas raízes históricas e geográficas e o impacto da globalização nessas ideologias. Iniciaremos com uma exposição teórica desses conceitos, seguido de uma dinâmica roda de debate onde os estudantes serão encorajados a explorar e contrastar essas noções, utilizando exemplos históricos e contemporâneos. Para complementar a discussão, serão exibidos dois vídeos com perspectivas distintas sobre o tema. A atividade será concluída com a proposta de uma redação, incentivando os alunos a refletir criticamente sobre o assunto e a realizar pesquisas adicionais para embasar seus argumentos.
O principal objetivo dessa atividade é desenvolver nos alunos uma compreensão crítica sobre as complexidades dos conceitos de nação, nacionalismo e xenofobia, assim como o papel da globalização na moldagem dessas ideologias. Pretende-se promover debates informados, capacitar os alunos para análise crítica de fontes diversas e fomentar o pensamento reflexivo sobre como esses fenômenos afetam as sociedades contemporâneas e suas interações globais.
O conteúdo programático engloba uma introdução aos conceitos fundamentais de nação, nacionalismo e xenofobia, seguido de uma análise do papel da globalização nessas ideologias. Abordaremos os aspectos históricos e modernos, proporcionando uma visão ampla e crítica sobre como essas noções são construídas e suas consequências nas relações internacionais e na dinâmica social interna dos países.
Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate para fomentar a participação ativa dos alunos na aula. Esta abordagem permitirá que os estudantes expressem suas ideias, promovam um diálogo construtivo e cultivem um ambiente de aprendizado colaborativo. Os vídeos selecionados complementarão a discussão, fornecendo diferentes perspectivas sobre o tema. A redação final estimulará a reflexão individual e a pesquisa adicional.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a exposição dos conceitos e a organização da roda de debate. Na segunda aula, serão exibidos os vídeos selecionados e proposta a redação.
A avaliação se dará através da participação ativa na roda de debate, demonstrando compreensão dos conceitos discutidos, e pela redação final. A redação deverá refletir sobre as questões debatidas, apoiada por pesquisa adicional feita pelo aluno. Serão avaliados os critérios de argumentação, clareza, coesão e coerência textual, assim como a capacidade de realizar críticas construtivas e embasar suas opiniões com exemplos pertinentes.
Recursos para a atividade incluem apresentações em PowerPoint para a exposição inicial, seleção de vídeos que abordem as temáticas de nação, nacionalismo e xenofobia sob perspectivas distintas, e material de apoio para o debate como artigos e documentos históricos. Adicionalmente, será disponibilizada uma lista de sugestões bibliográficas para a pesquisa da redação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula