Nesta atividade interativa denominada 'Guerra Fria: Uma Batalha de Influência', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão subdivididos em dois grandes grupos, simbolizando os blocos Ocidental, liderado pelos Estados Unidos, e o Oriental, liderado pela União Soviética, respectivamente. Utilizando um tabuleiro de jogo ampliado que representa o mapa mundial durante o período da Guerra Fria, os participantes serão desafiados a conquistar territórios por meio de perguntas e respostas concernentes a eventos significativos, tratados e consequências geopolíticas da época. Será imperativo para os alunos empregar táticas de influência sobre as demais regiões, assim como negociar entre si e tomar decisões estratégicas com o potencial de alterar o decurso histórico retratado no jogo. Esta metodologia ativa pretende revisar os temas de forma interativa e engajante, promovendo o entendimento da geopolítica e das relações internacionais no referido contexto histórico, por meio da gamificação.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e engajada dos eventos, das dinâmicas geopolíticas e das relações internacionais durante o período da Guerra Fria. Através de uma abordagem lúdica e participativa, busca-se incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico, da habilidade de negociação, além da capacidade de tomar decisões baseadas em argumentos sólidos e informados. Esta atividade, ancorada na gamificação, visa também aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre a história mundial, estimulando a interação, cooperação e competição saudável entre eles.
A Guerra Fria representa um período significativo da história mundial, marcado pela divisão geopolítica global e pela competição entre as superpotências, Estados Unidos e União Soviética. Este plano de aula aborda os principais eventos, tratados e consequências políticas, econômicas e sociais desse período, engajando os alunos em uma atividade educativa que simula as tensões e estratégias empregadas pelas nações envolvidas. Através deste exercício de revisão histórica, os estudantes podem explorar as complexidades das relações internacionais e da diplomacia na segunda metade do século XX.
A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, onde os estudantes, divididos em grupos representando os blocos da Guerra Fria, participarão de um jogo de tabuleiro didático, projetado para simular a disputa geopolítica do período. Cada grupo terá que responder perguntas, negociar com oponentes e estrategicamente influenciar outras regiões para expandir seu território. Este método promove uma aprendizagem mais engajadora e significativa, estimulando a autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento e desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Os primeiros 10 minutos serão dedicados à formação dos grupos e explicação das regras. Em seguida, 40 minutos serão utilizados para o desenvolvimento do jogo, permitindo que os alunos mergulhem no contexto da Guerra Fria por meio da simulação. Os últimos 10 minutos serão reservados para uma discussão reflexiva sobre as experiências vivenciadas e os aprendizados obtidos durante o jogo.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos estudantes, assim como na demonstração de conhecimento adquirido nas negociações e estratégias empregadas durante o jogo. Será levada em consideração a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, sua habilidade de argumentação e o emprego de conhecimentos históricos no processo decisório. A reflexão final sobre as experiências vividas e os aprendizados extraídos do jogo constituirá também um critério de avaliação, estimulando os estudantes a articularem suas vivências com os conteúdos estudados.
Para a realização desta atividade, serão necessários um tabuleiro de jogo grande que simule o mapa do mundo durante a Guerra Fria, cartas de perguntas baseadas em eventos, tratados e consequências geopolíticas do período, peças ou marcadores para os territórios, e um dado. Além dos materiais físicos, será essencial dispor de um espaço amplo para acomodar o jogo e permitir a interação entre os alunos. Recursos adicionais incluem acesso a material de referência sobre a Guerra Fria para consulta e preparação das perguntas.
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