Jornada Interativa pelo Capitalismo Global

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Modelos de Capitalismo

A Jornada Interativa pelo Capitalismo Global é uma atividade lúdica e educativa que visa explorar diferentes modelos de capitalismo através de um jogo de tabuleiro temático. Nesta sessão, alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em equipes, cada uma representando um tipo de capitalismo, como o de laissez-faire, capitalismo de estado, entre outros. Durante o jogo, os alunos serão confrontados com cartas que propõem desafios econômicos, políticos e sociais que refletem eventos reais e fictícios. Cada decisão tomada pelos estudantes deve ser justificada em termos dos valores e princípios do modelo de capitalismo que representam. Este exercício prático visa não apenas fornecer uma compreensão mais clara e integrada dos sistemas capitalistas, mas também promover a reflexão crítica e a identificação de possíveis preconceitos e estereótipos associados ao tema. Além disso, ao final do jogo, será realizada uma discussão em classe para permitir que os alunos compartilhem suas experiências e percepções, tornando o aprendizado mais dinâmico e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenvolver nos alunos uma compreensão profunda e crítica dos diferentes modelos capitalistas e suas implicações práticas no mundo real. Os estudantes são encorajados a analisar e questionar os princípios subjacentes a cada modelo econômico, promovendo o pensamento crítico e a curiosidade intelectual. Ao longo da atividade, os alunos aprimoram habilidades de argumentação e justificação das suas decisões econômicas, bem como a capacidade de refletir sobre suas próprias percepções e preconceitos.

  • Compreender diferentes modelos capitalistas e suas características.
  • Desenvolver habilidades de justificação e argumentação econômica.
  • Promover a reflexão crítica sobre estereótipos de sistemas econômicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é estruturado para fornecer uma base sólida sobre as várias formas de capitalismo. Através desse jogo, os alunos examinam os fundamentos teóricos e práticos que distinguem cada sistema, auxiliando na identificação de suas características econômicas, sociais e políticas. Esta abordagem promove uma análise crítica do papel histórico e contemporâneo de diferentes modelos capitalistas e seus efeitos na sociedade global.

  • Fundamentos dos diferentes tipos de capitalismo.
  • Análise dos valores e princípios econômicos.
  • Impactos sociais e políticos de cada modelo.

Metodologia

O uso de metodologias ativas como o jogo de tabuleiro promove um aprendizado engajado e colaborativo entre os alunos, permitindo uma experiência prática e imersiva. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar teorias na prática ao tomarem decisões dentro do jogo, o que favorece a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas. A atividade também facilita o aprendizado dialógico através das discussões em sala, estimulando o compartilhamento de perspectivas e argumentos diferenciados.

  • Abordagem lúdica através de jogo de tabuleiro.
  • Simulação de eventos reais e fictícios.
  • Discussão em grupo para troca de ideias e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é projetado para otimizar o tempo disponível em 2,4 aulas de 50 minutos, permitindo que os alunos participem de todas as fases do jogo enquanto discutem e refletem sobre suas escolhas. A primeira aula é introduzida com uma explicação das regras e dos modelos de capitalismo a serem abordados. As aulas subsequentes são dedicadas ao desenvolvimento do jogo e às discussões, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para uma análise profunda e enriquecedora.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação das regras do jogo.
  • Aula 2: Início do jogo e primeiros desafios apresentados.
  • Aula 3: Continuação do jogo e decisões econômicas.
  • Aula 4 (20 minutos): Fechamento do jogo e discussão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será realizada de forma contínua e processual, focando em dois aspectos principais: a participação no jogo e a capacidade de justificar suas decisões. Durante o jogo de tabuleiro, os alunos serão observados quanto à sua participação ativa e colaboração com a equipe, bem como pela habilidade em lidar com os desafios apresentados. Além disso, os alunos deverão elaborar um pequeno relatório escrito, justificando as escolhas feitas durante o jogo, relacionando-as com os princípios do modelo capitalista que representaram. Este documento será avaliado com base na clareza da argumentação, coerência com a teoria estudada e a capacidade de reflexão crítica. Exemplos de critérios incluem a identificação precisa dos valores do modelo econômico, a conexão lógica de decisões com estes valores e a capacidade de reconhecer e discutir preconceitos e estereótipos abordados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são selecionados para garantir uma experiência rica e envolvente. O principal recurso é o jogo de tabuleiro temático, que foi cuidadosamente desenhado para replicar situações econômicas complexas de forma acessível aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Além disso, materiais de apoio e textos complementares são disponibilizados para aprofundar a compreensão teórica dos alunos, enquanto recursos audiovisuais são utilizados para estimular o engajamento e entendimento dos conteúdos.

  • Jogo de tabuleiro temático sobre modelos de capitalismo.
  • Cartas de eventos simulados (reais e fictícios) para o jogo.
  • Materiais de apoio e textos teóricos complementares.

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