Jornada Urbana: Explorando o Desenvolvimento

Desenvolvida por: Angela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Desenvolvimento Urbano e Rural

Esta atividade tem como propósito permitir que os alunos do 3º ano do Ensino Médio explorem diferentes áreas urbanas e rurais da cidade em que vivem. Utilizando tecnologias modernas, como mapas digitais e aplicativos de geolocalização, os estudantes serão incentivados a analisar aspectos significativos para o desenvolvimento local, como infraestrutura, transportes e áreas verdes. A atividade visa fornecer uma compreensão prática das influências geográficas no desenvolvimento urbano e rural, promovendo a análise crítica e comparativa dos impactos geográficos em diferentes áreas da cidade. Após a coleta de dados, os grupos farão apresentações detalhadas, destacando suas descobertas e as diferentes influências geográficas observadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos para analisar e interpretar dados espaciais e geográficos. Espera-se que os estudantes se tornem proficientes no uso de tecnologias modernas para coleta e análise de dados e que ampliem a compreensão sobre a interação entre fatores geográficos e o desenvolvimento local. Ao final, os alunos serão capazes de demonstrar um entendimento profundo sobre as características urbanas e rurais e sua importância no cenário socioeconômico.

  • Analisar dados geográficos coletados em campo.
  • Interpretar a influência de fatores geográficos no desenvolvimento local.
  • Utilizar ferramentas digitais para mapeamento e análise geográfica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS103: Analisar diferentes manifestações da globalização na formação do território nacional e regional e suas implicações para a vida em sociedade.
  • EM13CHS105: Relacionar os usos de diferentes sistemas de referência espacial objeto-considerados para a análise das condições socioeconômicas e ambientais de diferentes regiões do Brasil.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade aborda uma gama de tópicos relacionados ao estudo geográfico e sua aplicação prática. Os alunos serão introduzidos à análise de infraestruturas urbanas e rurais, aspectos de transportes e a importância das áreas verdes. As influências geográficas diversas serão estudadas em contextos reais, promovendo um entendimento robusto de como elementos espaciais e ambientais contribuem para o desenvolvimento.

  • Infraestrutura urbana e rural.
  • Transportes e mobilidade.
  • Áreas verdes e desenvolvimento sustentável.
  • Tecnologias de geolocalização e análise espacial.

Metodologia

A metodologia aplicada durante esta atividade é centrada na aprendizagem prática e colaborativa por meio do uso de tecnologias avançadas. Incentivando a exploração e a observação in loco, os alunos trabalharão em grupos para facilitar discussões e troca de conhecimentos. O uso de mapas digitais e aplicativos de geolocalização são elementos-chave para que os alunos possam realizar coletas precisas de dados e análises subsequentes, desenvolvendo, assim, suas habilidades tecnológicas e críticas.

  • Exploração prática de campo.
  • Trabalho em grupo e colaborativo.
  • Uso de mapas digitais.
  • Aplicativos de geolocalização.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Jornada Urbana será intensivo, mas bem estruturado para garantir a maximização do aprendizado dentro do tempo disponível. Ao dividir a atividade em duas aulas consecutivas de 30 minutos, busca-se otimizar o tempo para observação, coleta e discussão dos dados, garantindo assim uma compreensão detalhada e compartilhada entre os grupos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e primeiros passos de exploração.
  • Aula 2: Coleta e discussão dos dados em grupo; preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será desenvolvida em três etapas principais: a coleta de dados, a análise crítica desses dados e a apresentação final. Cada etapa será avaliada com base em critérios específicos. Na coleta de dados, será avaliada a abrangência e precisão das informações coletadas. Na análise crítica, os aspectos avaliados serão a capacidade de interpretação e o raciocínio lógico dos alunos ao explicar as influências geográficas observadas. Por fim, a apresentação será avaliada considerando a clareza, organização e originalidade das ideias apresentadas. Exemplos de avaliações incluirão a verificação do uso correto de ferramentas tecnológicas, a profundidade da análise apresentada e a capacidade de responder perguntas pertinentes durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade abrangem tanto ferramentas digitais quanto materiais auxiliares que apoiarão a coleta e análise dos dados geográficos. A tecnologia tem um papel central, permitindo que os alunos utilizem mapas e aplicativos de geolocalização de forma eficaz. Além disso, recursos complementares serão fornecidos para facilitar o trabalho em grupo e a apresentação final.

  • Mapas digitais.
  • Aplicativos de geolocalização.
  • Computadores ou tablets.
  • Materiais para apresentação gráfica.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo