Mapa de Soluções Sustentáveis

Desenvolvida por: Kelly (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza
Temática: Problemas ambientais globais e soluções locais

A atividade 'Mapa de Soluções Sustentáveis' visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na identificação de problemas ambientais globais e na proposição de soluções práticas em nível local. Utilizando a abordagem de projetos, os alunos pesquisarão iniciativas sustentáveis feitos em diversas regiões do mundo e também em suas comunidades, ampliando assim sua compreensão sobre os desafios e as práticas inovadoras no combate a problemas ambientais. Durante a aula, os alunos colaborarão na criação de um mapa digital interativo onde apresentarão suas descobertas. Esta atividade estimula o pensamento crítico e criativo, promovendo a colaboração entre os alunos e incentivando-os a explorar tecnologias digitais modernas. Elas serão fundamentais para reforçar sua habilidade de pesquisa, análise, e comunicação de soluções ambientais sustentáveis, desenvolvendo um senso de responsabilidade e protagonismo no enfrentamento das questões ambientais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem da atividade é desenvolver no aluno a capacidade de identificar e analisar problemas ambientais globais, promovendo a habilidade de propor soluções práticas no contexto local. A atividade visa também estimular a autonomia na pesquisa acadêmica, o desenvolvimento do pensamento crítico, e a promoção do trabalho colaborativo, habilidades essenciais no século XXI. A elaboração de um mapa digital interativo potencializa a aprendizagem ativa dos alunos, favorecendo a construção de conhecimentos significativos.

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa sobre iniciativas sustentáveis.
  • Promover o uso crítico de tecnologias digitais para soluções ambientais.
  • Estimular a colaboração em projetos escolares.
  • Fomentar o pensamento crítico e inovador frente aos desafios ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS401: Analisar criticamente práticas sociais e culturais, como o consumo indevido de recursos naturais e seus impactos ambientais e na saúde coletiva, propondo alternativas de intervenção social.
  • EM13CNT107: Utilizar tecnologias digitais e outros instrumentos de simulação e comunicação para investigar, modelar e resolver problemas ambientais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para abordar temas contemporâneos de relevância ambiental, focando em questões como o aquecimento global, desmatamento, gestão de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais, entre outros. Através da pesquisa e da análise crítica, os alunos poderão explorar a interconexão global de questões ambientais locais e globais. Desta forma, o conteúdo programático busca integrar conhecimento teórico com a prática aplicada, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.

  • Princípios de sustentabilidade ambiental.
  • Problemas ambientais globais: causas e consequências.
  • Estudos de caso de iniciativas sustentáveis ao redor do mundo.
  • Ferramentas digitais de mapeamento (e.g., Google My Maps).

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade será centrada em abordagens ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos e o uso de Tecnologias Digitais Ativas. A transposição didática ocorre por meio da mobilização de conhecimentos prévios dos alunos em um modelo colaborativo e reflexivo, promovendo diálogos críticos e a troca de experiências sobre soluções viáveis para problemas ambientais. Essa abordagem é eficaz na construção do conhecimento em uma perspectiva crítica e participativa.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Uso de ferramentas digitais para mapeamento.
  • Pesquisa colaborativa em iniciativas sustentáveis.
  • Apresentações e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de problemas ambientais globais e efetuarão pesquisas sobre iniciativas sustentáveis. A segunda aula é dedicada ao desenvolvimento colaborativo do mapa digital, além das apresentações e discussões em grupo sobre suas propostas e soluções.

  • Aula 1: Introdução aos problemas ambientais globais; pesquisa sobre iniciativas sustentáveis.
  • Aula 2: Desenvolvimento do mapa colaborativo digital; apresentações e discussões das soluções propostas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três critérios fundamentais: a qualidade da pesquisa realizada, a contribuição individual e coletiva na elaboração do mapa, e a apresentação das soluções propostas. A metodologia de avaliação envolverá a autoavaliação e a avaliação por pares, onde os alunos serão incentivados a dar feedback construtivo a respeito do trabalho dos colegas. Exemplos incluem a avaliação da pertinência das soluções propostas em relação aos problemas identificados, o uso eficaz de tecnologias digitais, e a capacidade de trabalhar em equipe de maneira produtiva.

Materiais e ferramentas:

A atividade será facilitada com a utilização de recursos tecnológicos e materiais didáticos que darão suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia assumirá um papel central, fornecendo as ferramentas necessárias para a pesquisa e a criação do mapa digital. Ao alavancar tais recursos, a proposta se torna mais dinâmica e interativa, potencializando o envolvimento dos alunos na atividade.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Ferramenta de mapeamento digital (por exemplo, Google My Maps).
  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, internet).

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