A atividade 'Mapa do Poder Mundial' propõe uma imersão dos alunos do 3º ano do Ensino Médio no estudo sobre países influentes no cenário mundial atual. Através de uma metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, cada equipe de alunos será responsável por pesquisar e apresentar aspectos políticos, econômicos e culturais de um determinado país, utilizando mapas históricos e atuais para evidenciar a evolução de sua influência geopolítica. Este projeto desafia os alunos a criarem mapas interativos digitais que detalhem as mudanças territoriais, alianças estratégicas e áreas de influência ao longo do tempo. As apresentações finais ocorrerão em uma feira de exposições, estimulando a discussão, interatividade e aprofundamento no tema. Esta atividade visa desenvolver habilidades críticas, promover o entendimento da complexidade geopolítica mundial e estimular o uso de tecnologias digitais e linguagens cartográficas na educação.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a entender e analisar a complexidade das relações geopolíticas mundiais através da lente de países influentes. Pretende-se desenvolver habilidades críticas, analíticas e de comunicação, além de promover a competência digital e o uso significativo de ferramentas tecnológicas. Busca-se encorajar a pesquisa autônoma e em equipe, o trabalho colaborativo, o desenvolvimento de argumentos sólidos e o uso de evidências e linguagens cartográficas para comunicar ideias complexas efetivamente.
A atividade abrange conceitos fundamentais da geopolítica mundial, evolução das relações internacionais, análise de aspectos políticos, econômicos e culturais que conferem influência aos países, além da utilização de linguagens cartográficas e tecnologias digitais para mapeamento e apresentação de informações. Os alunos irão explorar a formação de alianças estratégicas, mudanças territoriais e áreas de influência ao longo da história até o contexto atual.
Para a execução do 'Mapa do Poder Mundial', aplicaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a pesquisa ativa, colaboração e uso de tecnologias. Os alunos serão organizados em equipes, onde cada uma se dedicará ao estudo de um país específico. As fases incluem: pesquisa, análise de dados, criação de mapas interativos e preparação para a exposição final. As sessões de trabalho serão intercaladas com momentos de orientação, discussão e feedback do professor, visando aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar as apresentações.
A atividade será desenvolvida em quatro aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será destinada à introdução do projeto e formação das equipes. As duas aulas seguintes focarão na pesquisa e desenvolvimento dos mapas interativos. A última aula será dedicada à feira de exposições, apresentação dos projetos e debate entre as equipes.
A avaliação será baseada na pesquisa, análise crítica, qualidade e originalidade dos mapas interativos digitais, eficácia da apresentação, grau de colaboração entre membros da equipe e participação nas discussões. Serão considerados: a profundidade e variedade da pesquisa, a adequação e precisão das informações apresentadas nos mapas, inovação e criatividade, habilidades de comunicação durante a feira de exposições, e engajamento no processo colaborativo de aprendizagem.
Os recursos necessários incluem acesso a computadores com internet, softwares ou plataformas online de criação de mapas digitais interativos, acesso a bibliotecas físicas ou digitais para pesquisa, além de materiais para a organização da feira de exposições, como espaço físico, mesas, projetores e telas para as apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula