Mapa Interativo da Guerra Fria

Desenvolvida por: Merien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [História]
Temática: [Eventos e Crises durante a Guerra Fria]

[Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um evento ou crise significativa durante a Guerra Fria, como a Crise dos Mísseis de Cuba ou a Queda do Muro de Berlim. Utilizando mapas interativos online, precisarão localizar os eventos e criar uma apresentação que explique suas causas, consequências e importância geopolítica. Essa abordagem visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre a complexa dinâmica desse período, estimulando o pensamento crítico e a análise de fontes históricas. Os grupos apresentarão suas descobertas para a turma, promovendo debates que consolidam a compreensão coletiva.]

Objetivos de Aprendizagem

[A atividade objetiva desenvolver a capacidade dos alunos de realizar análises críticas e interpretativas sobre eventos históricos, promovendo o entendimento sobre a inter-relação entre eventos e suas consequências políticas e sociais. Procura incentivar a cooperação entre pares e a habilidade de comunicação ao criar e apresentar conteúdos complexos de forma estruturada.]

  • [Analisar a relevância histórica de eventos da Guerra Fri

Habilidades Específicas BNCC

  • [EM13CHS30

Conteúdo Programático

[Os alunos terão a oportunidade de mergulhar em eventos históricos específicos, compreendendo suas causas, contextos e efeitos. Essa análise ocorrerá através de pesquisas orientadas em grupos, utilização de mapas interativos e a elaboração de apresentações. Desta forma, o conteúdo programático permite um entendimento aprofundado e aplicado dos conceitos de geopolítica e relações internacionais.]

  • [Crise dos Mísseis de Cub

Metodologia

[A metodologia é centrada no aprendizado colaborativo e prático. Os alunos serão motivados a pesquisar, discutir e sintetizar informações sobre eventos específicos da Guerra Fria. O uso de tecnologias, como mapas interativos, facilitará o entendimento visual e espacial dos eventos, enquanto as apresentações demandarão habilidades de comunicação e colaboração.]

  • [Aprendizagem baseada em projet

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade é planejado para abranger duas aulas de 60 minutos. A primeira aula focará em pesquisa e uso de recursos digitais, enquanto a segunda aula será dedicada à organização e apresentação dos trabalhos, incluindo discussão e reflexão sobre os temas abordados.]

  • [Aula 1: Pesquisa e uso de mapas interativo

Avaliação

[Os alunos serão avaliados com base em critérios que contemplam a qualidade e aprofundamento da pesquisa, a clareza e organização da apresentação, além da participação nos debates. Exemplos de avaliação incluem: 1) A análise crítica do evento selecionado, explorando causas e consequências. 2) A capacidade de trabalhar em grupo de forma colaborativa. 3) Habilidades de comunicação e organização na apresentação para a turma.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos incluem acesso a mapas interativos online, como Google Maps ou outras plataformas educacionais, computadores ou tablets, além de materiais para preparação de apresentações. Ferramentas digitais serão essenciais para a pesquisa e visualização dos eventos, enquanto materiais tradicionais podem ser usados para suporte adicional quanto à organização das apresentações.]

  • [Computadores ou tablet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo