Mapa Interativo das Regiões do Brasil

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Desigualdade Regional e Diversidade Cultural no Brasil

A atividade Mapa Interativo das Regiões do Brasil visa promover um entendimento aprofundado sobre as características regionais do Brasil através da elaboração de mapas interativos. Divididos em grupos, os alunos criarão mapas utilizando cartolina, botões e fios de lã, representando as cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada grupo destacará aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais de sua região selecionada. O culminar desta atividade será uma apresentação dos mapas, incentivando a discussão sobre desigualdade regional no Brasil, respeito às diversidades e papel dos direitos humanos na promoção da igualdade social. Esta abordagem prática e colaborativa busca fomentar a capacidade de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade ressaltam a construção de um conhecimento crítico acerca das disparidades regionais brasileiras e a promoção de valores democráticos e de respeito à diversidade. Pretende-se que os alunos compreendam a importância de reconhecer e valorizar as particularidades culturais e socioeconômicas das diferentes regiões do Brasil. Além disso, o exercício visa estimular a análise crítica quanto aos direitos humanos e seu papel crucial na igualdade social, impulsionando atitudes baseadas na ética e na convivência solidária.

  • Compreender as características fundamentais das regiões brasileiras.
  • Analisar criticamente as desigualdades regionais.
  • Promover o respeito às diversidades culturais e socioeconômicas.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e pesquisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está baseado na compreensão das disparidades regionais brasileiras, contemplando análises geográficas, culturais e socioeconômicas das cinco regiões do Brasil. A atividade abordará temas como distribuição de renda, diversidade cultural e regionalismos, promovendo uma reflexão crítica sobre a convivência democrática e os direitos humanos. Este conteúdo é essencial para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça social e o respeito à diversidade.

  • Características socioeconômicas das regiões brasileiras.
  • Diversidade cultural no Brasil.
  • Regionalismos e suas influências no contexto nacional.
  • Impactos das desigualdades regionais nos direitos humanos.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade prioriza o aprendizado colaborativo e a construção ativa do conhecimento. Os alunos serão organizados em pequenos grupos, fomentando a cooperação e a troca de conhecimentos. A confecção do mapa manualmente com materiais simples proporciona uma experiência prática e sensorial, que facilita a compreensão das características complexas das regiões. As apresentações finais e a discussão coletiva promovem o desenvolvimento de habilidades orais e críticas, além de incentivar uma participação mais engajada e significativa.

  • Trabalho em grupo.
  • Atividade prática de elaboração de mapas.
  • Discussões e apresentações em sala de aula.
  • Aprendizagem colaborativa e participativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma totaliza 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo uma sequência organizada de atividades que favorece o engajamento dos alunos. Na primeira aula, os alunos são introduzidos ao tema e organizados em grupos, iniciando a confecção dos mapas. Na segunda aula, as atividades culminam nas apresentações dos grupos, seguidas de uma discussão mediada pelo professor sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão dos grupos e início da confecção dos mapas.
  • Aula 2: Finalização dos mapas, apresentações dos grupos e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será processual, observando-se o envolvimento dos alunos em todas as etapas e a contribuições individuais nos grupos. Será considerado o conteúdo apresentado nos mapas, a criatividade, a coerência das informações e a capacidade de articular seu conhecimento durante as apresentações. Critérios de avaliação incluem: pesquisa e profundidade de informações, habilidades de trabalho em equipe e participação na discussão final. Exemplos de avaliação incluem: feedback qualitativo durante a confecção dos mapas e uma rúbrica com critérios pré-definidos para as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade são simples e acessíveis, promovendo a criatividade dos alunos sem exigir grande custo. Essa abordagem prática permite que os alunos se envolvam ativamente com a aprendizagem e experimentem a representação conceitual de forma tátil e visual. Os recursos incentivam tanto a criatividade quanto a colaboração entre os alunos.

  • Cartolina.
  • Botões de diferentes cores e tamanhos.
  • Fios de lã.
  • Marcadores e canetas coloridas.

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