Esta atividade pedagógica proporciona aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma oportunidade única de explorar a globalização na própria comunidade ou cidade, compreendendo as diversas facetas deste fenômeno. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, realizarão uma pesquisa de campo para observar e registrar evidências da globalização, tais como a presença de marcas internacionais, influências culturais estrangeiras manifestadas através de música, moda e alimentação, e os impactos da globalização sobre a economia local, como a interação entre pequenos negócios e grandes corporações. Após a coleta de dados, os grupos deverão preparar e apresentar um relatório ou uma apresentação visual. Esta análise deverá incluir reflexões sobre os efeitos positivos e negativos da globalização, observados em sua comunidade, fornecendo uma visão integral e crítica deste fenômeno mundial e como ele molda as realidades locais.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e detalhada sobre como a globalização afeta sua comunidade ou cidade, engajando-os numa investigação ativa que transcende o ambiente de sala de aula. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e analisar criticamente as diversas manifestações da globalização ao seu redor, compreender a complexidade das relações econômicas, culturais e sociais em um mundo globalizado, e desenvolver um ponto de vista embasado sobre os benefícios e desvantagens desses processos para a sua comunidade.
Na essence desta atividade, está a integração teórica e prática da globalização com a realidade local dos estudantes. Será abordada a definição de globalização, suas dimensões econômicas, culturais e sociais, e como essas esferas interagem e moldam a vida em comunidades ao redor do mundo. Alinhada à metodologia ativa, essa abordagem visa promover um aprendizado significativo, onde os conteúdos se conectam diretamente à vivência dos alunos.
Adotando uma metodologia ativa, a atividade envolve os alunos diretamente no processo de aprendizagem. Eles serão incentivados a se engajar em pesquisa de campo, trabalhando em grupos para observar, coletar dados e analisar informações. Esta abordagem busca promover a autonomia dos estudantes, fomentando a colaboração, reflexão crítica e aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
A atividade será distribuída ao longo de três aulas de 40 minutos, permitindo tempo suficiente para pesquisa de campo, análise de dados e preparação da apresentação final.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa de campo realizada pelos alunos, bem como na clareza e abrangência da apresentação dos resultados. Aspectos como trabalho em equipe, habilidades de comunicação e capacidade de análise crítica dos efeitos da globalização também serão considerados. A apresentação do grupo deverá demonstrar compreensão dos conceitos estudados, aplicação prática na coleta de dados e reflexão crítica sobre as descobertas. Exemplos específicos de observações feitas durante a pesquisa de campo, juntamente com análises bem fundamentadas, reforçarão a qualidade da avaliação.
Para a realização desta atividade, os alunos necessitarão de acesso à internet para pesquisa preliminar e elaboração das apresentações. Materiais para anotação durante a pesquisa de campo e ferramentas para criação de apresentações visuais, como softwares de edição de slides, também serão necessários. A disponibilização de exemplos de estudos de caso sobre globalização pode servir como inspiração para os grupos durante a investigação.
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