Projeto Eco-Produção Audiovisual

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências Humanas e Sociais]
Temática: [Problemas ambientais locais e soluções audiovisuais]

[A atividade 'Projeto Eco-Produção Audiovisual' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma experiência prática e colaborativa na produção de conteúdos audiovisuais voltados para problemas ambientais locais. Inicialmente, os alunos são expostos a clipes inspiradores que destacam desafios ambientais, estimulando a reflexão crítica e a criatividade. Em seguida, divididos em grupos, eles são incentivados a criar seus próprios projetos audiovisuais, que deverão englobar pesquisa aprofundada, filmagem e edição, inspirado em documentários renomados. A atividade culmina com a apresentação dos projetos e um debate sobre as propostas apresentadas, visando sua aplicabilidade na realidade do cotidiano dos estudantes, promovendo assim consciência ambiental e senso crítico.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico e criativo, a colaboração e a literacia midiática. Os alunos serão encorajados a investigar problemas ambientais reais na sua comunidade, promovendo o engajamento com questões locais e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A execução do projeto audiovisual permitirá que os alunos transformem suas pesquisas em conteúdo visual, aprimorando suas habilidades de comunicação oral e visual. Além disso, ao participar de um debate final, os alunos terão a oportunidade de exercitar a argumentação e o respeito a diferentes perspectivas.]

  • [Desenvolver habilidades de pesquisa e investigaçã

Habilidades Específicas BNCC

  • [EM13CHS10

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático abrange temas essenciais para a compreensão dos desafios ambientais enfrentados atualmente, bem como técnicas de pesquisa e produção audiovisual. Os alunos estudarão exemplos de documentários e clipes que abordam questões ambientais, explorando estilos de narrativa e estratégias de persuasão. Além disso, o programa incluirá técnicas de filmagem e edição, elementos básicos da linguagem audiovisual e a importância de transmitir mensagens por meio de imagens. Tais conteúdos prepararão os alunos para conceber, estruturar e executar seus próprios projetos, enriquecendo o processo de aprendizagem com práticas reais e criativas.]

  • [Estudo de problemas ambientais locai

Metodologia

[A metodologia da 'Projeto Eco-Produção Audiovisual' é centrada em abordagens ativas e colaborativas de aprendizagem. Com a exibição de clipes, busca-se despertar o interesse e fornecer contexto e inspiração para os alunos. A divisão em grupos promove a cooperação, dividindo tarefas de pesquisa, filmagem e edição, o que permite que cada estudante contribua com suas habilidades. Incentiva-se o uso de ferramentas tecnológicas de edição de vídeo para maior engajamento. Durante todo o processo, o professor atua como facilitador, apoiando os alunos em suas dúvidas e promovendo reflexões críticas sobre as escolhas feitas.]

  • [Aprendizagem colaborativa em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma prevê a realização da atividade ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema com a exibição de clipes e a formação dos grupos para a definição dos projetos e início da pesquisa. Na segunda aula, será focada a produção audiovisual, com a filmagem e edição dos materiais preparados pelos grupos. A aula culminará com a apresentação dos projetos e um debate sobre as soluções propostas, analisando suas possibilidades de aplicação local.]

  • [Aula 1: Introdução ao tema, exibição de clipes e formação de grupo

Avaliação

[A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos que contemplam diversas etapas do projeto. Inicialmente, a pesquisa e a coerência das ideias serão avaliadas, verificando o entendimento dos problemas ambientais escolhidos. Durante a produção, serão levados em conta a criatividade e a inovação na execução dos vídeos. Na apresentação, serão analisadas a clareza da comunicação e a capacidade persuasiva. O debate final permitirá avaliar a capacidade argumentativa e o respeito às ideias alheias. Exemplos de critérios incluem: o uso eficiente das técnicas audiovisuais, a articulação de soluções viáveis e a fundamentação teórica com base em pesquisas realizadas. Este processo de avaliação busca ser formativo, fornecendo feedbacks construtivos para o amadurecimento pessoal e acadêmico.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos necessários para a implementação bem-sucedida da atividade incluem diversos materiais e ferramentas que facilitarão o processo de criação audiovisual pelos alunos. Além de equipamentos básicos como câmeras ou smartphones para a filmagem, programas de edição de vídeo serão indispensáveis para a finalização criativa dos projetos. Além disso, recomenda-se o uso de computadores com acesso à internet para as pesquisas sobre os problemas ambientais e as possíveis soluções. O uso de um projetor e caixas de som de qualidade será necessário para a exibição dos clipes e para a apresentação dos trabalhos finais durante o debate.]

  • [Câmeras ou smartphones para filmage

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo