Linha do Tempo de Casa

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Construção da Linha do Tempo Pessoal

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão criar uma linha do tempo pessoal na sala de aula, representando eventos significativos de suas vidas. O propósito é desenvolver a compreensão das noções de tempo e cronologia, além de promover o conhecimento sobre histórias familiares. Através do uso de imagens trazidas ou desenhadas pelas próprias crianças, os alunos contextualizarão e situarão eventos como aniversários, viagens, celebrações e a chegada de novos membros na família. A atividade não somente estimula a criatividade e a organização, mas também cria uma oportunidade para que os alunos conheçam mais sobre os colegas e exercitem a expressão oral ao apresentarem suas linhas do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos a habilidade de identificar e sequenciar eventos pessoais e familiares em ordem cronológica. Isso ajuda a construir uma capacidade crítica e reflexiva sobre sua própria história e de seus colegas. Além disso, a atividade se propõe a desenvolver competências de organização e categorização de informações, além de promover habilidades de apresentação oral e narrativa.

  • Compreender noções básicas de tempo e cronologia.
  • Fomentar o conhecimento das histórias familiares.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral através de apresentações.
  • Incentivar a criatividade por meio de desenhos e imagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é estruturado para abordar conceitos iniciais de história pessoal e familiar no contexto de uma atividade prática. Por meio da criação da linha do tempo, os alunos irão explorar a noção de passado, presente e futuro em uma sequência lógica, permitindo que visualizem e compreendam a continuidade e as transformações ao longo do tempo.

  • Conceito de linha do tempo.
  • Eventos marcantes na vida pessoal e familiar.
  • Sequência cronológica.

Metodologia

A metodologia dessa atividade é centrada no aprendizado ativo e colaborativo, onde os alunos são incentivados a participar diretamente da construção de suas linhas do tempo. Isso será realizado através de uma abordagem prática e visual, que facilita a compreensão dos conceitos temporais e históricos. A interação entre os alunos durante a apresentação promove um ambiente de compartilhamento de conhecimentos e experiências.

  • Aprendizado ativo através da construção de uma linha do tempo.
  • Uso de materiais visuais e práticos.
  • Apresentações colaborativas dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser cumprido em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos. A aula inicial será focada na introdução dos conceitos e preparação dos materiais, enquanto a aula seguinte será dedicada à montagem e apresentação das linhas do tempo.

  • Aula 1: Introdução e preparação dos materiais.
  • Aula 2: Montagem e apresentação das linhas do tempo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade e na apresentação das linhas do tempo. Será considerado o envolvimento dos alunos na construção das suas linhas, a criatividade e a clareza na apresentação oral dos eventos escolhidos. Exemplos de critérios incluem a capacidade de sequenciar os eventos corretamente, a originalidade na escolha das imagens ou desenhos e a desenvoltura em falar sobre suas histórias pessoais de forma clara e compreensível.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos utilizarão diversos materiais que permitirão a construção das linhas do tempo de forma envolvente e interativa. O uso de recursos como imagens, desenhos, barbante e prendedores de papel facilita o aprendizado prático e a visualização dos eventos em ordem cronológica.

  • Barbante e prendedores de papel.
  • Imagens trazidas ou desenhadas pelos alunos.
  • Tesouras, cola e cartolina.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo