Minha Casa, Meu Castelo

Desenvolvida por: Ingrid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A atividade 'Minha Casa, Meu Castelo' tem como objetivo explorar o conceito de lar e seu significado na vida dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, os alunos serão introduzidos à importância e características de uma casa através de uma aula expositiva, que facilitará a compreensão dos elementos que compõem um lar. Em uma roda de debate, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências pessoais e percepções sobre suas casas, promovendo a expressão oral e o respeito à diversidade de vivências. Na sequência, através de uma atividade mão-na-massa, os alunos usarão sua criatividade para desenhar suas casas, destacando detalhes importantes e elementos únicos que tornam seus lares especiais. A partir daí, um jogo de adivinhação será realizado, no qual descrições de casas serão lidas e os alunos terão que adivinhar de quem é cada casa. Por fim, na sala de aula invertida, os estudantes apresentarão seus desenhos para os colegas, falando sobre a importância de seus lares. Esta atividade busca promover habilidades cognitivas, como reconhecimento de símbolos e elaboração de discursos curtos, além de habilidades sociais, como interação respeitosa e reconhecimento das emoções, especialmente considerando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Minha Casa, Meu Castelo' são voltados para desenvolver habilidades essenciais que fomentem a interação social e o entendimento do conceito de lar. Os alunos aprenderão a relatar suas experiências pessoais e a entender diferentes pontos de vista através do compartilhamento de histórias em grupo, promovendo a construção de uma compreensão coletiva e respeitosa do ambiente doméstico. Além disso, o trabalho com desenhos visa estimular a expressão artística e a habilidade motora fina, enquanto a apresentação final aprimora a competência comunicativa, permitindo que os alunos pratiquem a fala em público de forma segura e acolhedora. Esses objetivos alinham-se com as diretrizes da BNCC para o desenvolvimento integral do aluno no contexto escolar.

  • Desenvolver a habilidade de expressão oral e escrita de juvenis.
  • Estimular o reconhecimento e a valorização das histórias e características únicas dos lares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático proposto para a atividade 'Minha Casa, Meu Castelo' se concentra no reconhecimento do espaço em que os alunos vivem e na identificação dos elementos que caracterizam uma residência. Ao longo das aulas, os estudantes serão incentivados a explorar e valorizar as diferenças nas formas de morar, compreendendo o lar como uma extensão de sua própria identidade. Este enfoque possibilita uma melhor compreensão de conceitos de geografia e história pessoal, introduzindo noções básicas sobre diversidade cultural e social relacionado aos modos de habitar. Além disso, o conteúdo programático buscará integrar aspectos do desenvolvimento socioemocional, tais como empatia e autoconhecimento, assegurando um aprendizado que contribua efetivamente para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Conceito e importância do lar.
  • Diversidade de ambientes domésticos.

Metodologia

A implementação da atividade segue uma metodologia que valoriza a interação ativa dos alunos, utilizando metodologias ativas para garantir um engajamento significativo com o conteúdo. As aulas são planejadas para serem participativas e dinâmicas, incorporando atividades que promovem a exploração prática e reflexiva dos conceitos abordados. Iniciando com uma aula expositiva para introduzir o tema, seguida por rodas de debate que incentivam o diálogo e a troca de experiências, a metodologia avança para atividades práticas, onde desenhos e jogos são utilizados para internalizar conceitos de maneira lúdica e interativa. O uso de uma sala de aula invertida para conclusão reforça o protagonismo estudantil, ao permitir que os alunos liderem apresentações e compartilhem suas percepções pessoais.

  • Aulas expositivas introdutórias.
  • Debates e discussões em grupo.
  • Atividades práticas e interativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a atividade 'Minha Casa, Meu Castelo' está distribuído ao longo de cinco aulas de 50 minutos cada, garantindo uma progressão lógica e consistente do conteúdo. A primeira aula é dedicada à introdução do tema através de uma aula expositiva, seguida, na segunda aula, de uma roda de debate para troca de experiências. Na terceira aula, os alunos realizarão a atividade prática de desenhar suas casas, utilizando criatividade e observação. A quarta aula contempla uma atividade de jogos, onde as descrições das casas serão utilizadas para fomentar o engajamento coletivo. A quinta e última aula será conduzida no formato de sala de aula invertida, permitindo apresentações individuais e a reflexão conjunta sobre o que foi aprendido ao longo das atividades.

  • Aula 1: Introdução ao tema 'lar' através de exposição e discussão.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula dando as boas-vindas aos alunos e apresentando o tema 'Minha Casa, Meu Castelo'. Explique brevemente o objetivo da atividade, que é explorar o conceito de lar e sua importância na vida de todos nós. Utilize um cartaz ou desenho simples como apoio visual, destacando elementos comuns de uma casa, como telhado, portas e janelas. É importante que você faça perguntas iniciais aos alunos sobre o que eles pensam quando ouvem a palavra 'casa', permitindo que compartilhem suas ideias iniciais.

    Momento 2: Exposição Dialogada (Estimativa: 20 minutos)
    Realize uma exposição dialogada sobre o conceito de lar e sua diversidade. Apresente informações sobre o que compõe uma casa, como diferentes ambientes (quartos, sala, cozinha) e suas funções. Pergunte às crianças onde elas mais gostam de estar em suas casas e por quê. Durante a exposição, incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários, criando um ambiente de discussão leve e participativa. Observe se todos estão envolvidos e promova a participação dos mais tímidos com questões diretas.

    Momento 3: Avaliação Oral e Compartilhamento (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a compartilhar, oralmente, características de suas próprias casas que as tornam especiais. Permita que cada aluno fale enquanto os outros escutam com atenção. Essa é uma oportunidade para avaliar as habilidades de expressão oral dos alunos e seu respeito pelas diferentes histórias e vivências. Tome notas sobre a participação de cada aluno, incentivando a interação e o respeito.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula resgatando os principais pontos discutidos e pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre o conceito de lar e sua diversidade. Dê espaço para que expressem suas percepções finais e agradeça a todos pela participação. Indique que na próxima aula haverá uma roda de debate onde eles poderão compartilhar ainda mais sobre suas experiências.

  • Aula 2: Roda de debate sobre as vivências pessoais relacionadas a casas.
  • Momento 1: Introdução à Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recebendo os alunos calorosamente e explicando o propósito da roda de debate dessa aula. Diga que todos terão a chance de compartilhar suas experiências sobre suas casas. Reforce a importância de respeitar quando os colegas estiverem falando e de ouvir com atenção. Você pode usar exemplos pessoais para mostrar como histórias pessoais podem ser interessantes e únicas. Isso ajudará a criar um ambiente acolhedor e seguro para que todos se sintam confortáveis para compartilhar.

    Momento 2: Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 25 minutos)
    Peça aos alunos que formem um círculo e escolha um aluno para iniciar o compartilhamento. Cada criança terá alguns minutos para falar sobre sua casa, mencionando aspectos que a tornam especial e como se sentem em relação a ela. Estimule perguntas e mostre interesse genuíno em cada relato. Se perceber que alguns alunos estão relutantes em participar, incentive-os gentilmente, mas respeite o tempo deles. Faça perguntas simples para ajudar aqueles que têm dificuldade em começar. Garanta que todos sejam ouvidos com respeito e atenção.

    Momento 3: Discussão sobre Diversidade (Estimativa: 10 minutos)
    Ao final dos relatos, leve a turma a uma discussão breve sobre a diversidade das vivências apresentadas. Pergunte sobre as semelhanças e diferenças que eles perceberam. Dê voz a todos que queiram comentar e incentive o respeito à diversidade das respostas. É importante que os alunos reconheçam que cada lar possui suas próprias características e histórias.

    Momento 4: Fechamento da Roda de Debate (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a atividade revisando os pontos principais discutidos e recolhendo as percepções dos alunos sobre o debate que tiveram. Pergunte o que aprenderam e como se sentiram compartilhando suas histórias. Agradeça a todos pela participação e reforçe o quanto cada relato foi importante para o sucesso da atividade. Indique que, na próxima aula, eles trabalharão em uma atividade prática, desenhando suas casas e incorporando o que discutido na roda de debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 3), é fundamental criar um ambiente previsível e estruturado. Apresente uma agenda visual no início da aula para que eles compreendam a sequência das atividades. Durante a roda de debate, permita que esses alunos usem cartões com imagens ou palavras-chave para se expressar, caso tenham dificuldades com a fala. Ofereça suporte individualizado quando necessário, e considere usar fichas visuais para ajudar na comunicação. Esteja atento às necessidades sensoriais, como reações a sons altos, e encoraje pausas rápidas se qualquer aluno mostrar sinais de sobrecarga sensorial. Seja paciente e dê tempo extra para que eles reflitam e respondam, garantindo que todas as interações sejam respeitosas e acolhedoras.

  • Aula 3: Desenho de casa, com destaque para detalhes e especificidades.
  • Momento 1: Introdução à Atividade de Desenho (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e recapitule brevemente o que foi discutido na roda de debate anterior sobre as características únicas de cada lar. Explique que hoje eles terão a oportunidade de desenhar suas próprias casas, destacando os detalhes que as tornam especiais. Utilize imagens de casas diferentes ou modelos simples para inspirar os alunos e explicar que cada desenho é único como são seus lares. É importante que você motive os alunos a pensar em detalhes que definem suas casas, como cores, formas ou objetos importantes.

    Momento 2: Planejamento do Desenho (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que fechem os olhos por um momento e imaginem suas casas em detalhes. Incentive-os a lembrar do que foi dito no debate e pensar sobre o que eles gostariam de incluir em seus desenhos. Ofereça folhas de planejamento, onde eles possam esboçar suas ideias de forma livre. Observe se algum aluno precisa de sugestões ou se há algum bloqueio criativo, interceda com perguntas que ajudem a evocar memórias especificas sobre seus lares.

    Momento 3: Atividade Prática de Desenho (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua papéis e materiais de desenho para os alunos. Permita que cada um trabalhe em seu próprio tempo, incentivando a criatividade e destacando que não existe um jeito certo ou errado de desenhar suas casas. Circule pela sala, oferecendo encorajamento e comentários positivos sobre o progresso dos alunos. Avalie o envolvimento dos estudantes através de suas expressões e linguagem corporal, identificando possíveis dificuldades e oferecendo ajuda quando necessário. Este é um momento de liberdade criativa, então garanta que todos sintam-se confortáveis para explorar suas ideias.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a formarem um semicírculo e, de forma voluntária, compartilhem seus desenhos. Pergunte a cada um sobre o que eles desenharam e porque certos detalhes são importantes para suas casas. Esse é um momento de validação e reconhecimento, então incentive outras crianças a aplaudir e comentar positivamente sobre o desenho dos colegas. Observe como cada aluno apresenta seu trabalho e incentive o respeito às diferenças e semelhanças observadas. Faça anotações sobre a participação de cada aluno e suas habilidades de comunicação.

  • Aula 4: Jogo de adivinhação baseado em descrições de casas.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Adivinhação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos que eles participarão de um jogo divertido de adivinhação. Diga que cada aluno receberá uma descrição de uma casa que terá que ler em voz alta. Os colegas irão adivinhar de quem é a descrição. É importante que você destaque o objetivo do jogo de ouvir com atenção e reconhecer detalhes descritos.

    Momento 2: Explicação das Regras e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de quatro a cinco alunos para facilitar a participação de todos. Explique as regras do jogo, como a importância do respeito ao tempo de fala do colega e da escuta atenta. Distribua as descrições previamente preparadas de forma que cada aluno obedeça à regra de confidencialidade até ler para os colegas.

    Momento 3: Desenvolvimento do Jogo de Adivinhação (Estimativa: 20 minutos)
    Cada aluno, por sua vez, lê a sua descrição de casa. O restante dos colegas do grupo deve tentar adivinhar quem é o autor da descrição. Sugira que os alunos façam perguntas que ajudem na adivinhação, como detalhes específicos mencionados. Observe se todos os alunos estão participando e incentive a troca de turnos entre eles.

    Momento 4: Avaliação e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua o jogo revisando as experiências do grupo. Pergunte aos alunos o que foi mais difícil ou divertido no processo de adivinhação. Permita que compartilhem suas impressões sobre as descrições que escreveram e ouviram. Reforce o valor do respeito, da interação e do reconhecimento das particularidades de cada lar. Avalie a participação e a integração dos alunos durante o jogo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, forneça uma versão simplificada das descrições, com menos itens e escrita de forma clara. Utilize imagens associadas às descrições para facilitar a compreensão. Permita que esses alunos usem imagens para comunicar seus pensamentos durante a adivinhação, caso tenham dificuldade com a fala. Planeje momentos de pausa se perceber sinais de sobrecarga sensorial. É importante usar reforço positivo e garantir que todos se sintam incluídos e respeitados durante toda a atividade. Ofereça um apoio extra individualizado quando necessário, garantindo que todos possam participar plenamente do jogo.

  • Aula 5: Apresentação dos desenhos e discussão sobre a importância do lar.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recebendo os alunos calorosamente e recapitule brevemente os momentos das aulas anteriores, destacando a importância do lar como tema central da atividade. Explique que hoje eles terão a oportunidade de apresentar os desenhos de suas casas e discutir sua importância. Reforce o ambiente de respeito e colaboração para as apresentações. Utilize frases como Hoje nós vamos compartilhar algo muito especial sobre os nossos lares.

    Momento 2: Preparação para Apresentação (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que peguem seus desenhos e os examinem mais uma vez para se preparar para compartilhar suas ideias. Dê tempo para que eles pensem em como descrever suas casas e o porquê de cada detalhe que incluíram ser especial. Ofereça apoio individual para aqueles que parecem hesitar. Faça perguntas como O que você mais gosta na sua casa e por quê? para ajudá-los a preparar suas falas.

    Momento 3: Apresentação dos Desenhos (Estimativa: 20 minutos)
    Organize a turma em um semicírculo para facilitar a visualização e a audição de todos. Permita que os alunos, de forma voluntária, apresentem seus desenhos, destacando os aspectos que fazem suas casas serem especiais. Incentive os colegas a fazer perguntas e oferecer comentários positivos após cada apresentação. Utilize uma linguagem como Lembrem-se de ouvir atentamente e valorizar o esforço de cada colega. Avalie o envolvimento através da atenção e respeito demonstrados por cada aluno.

    Momento 4: Discussão sobre a Importância do Lar (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma discussão reflexiva sobre o que foi compartilhado durante as apresentações. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre a importância do lar e o quanto suas perspectivas mudaram ao ouvir os relatos dos colegas. Reforce o valor das diferentes histórias e a importância de respeitar cada experiência única. Use perguntas como O que mais te surpreendeu nas apresentações de hoje? para estimular a reflexão.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Minha Casa, Meu Castelo' será contínua e diversificada, buscando atender às necessidades individuais dos alunos e considerar seus diferentes estilos de aprendizagem. Serão utilizadas avaliações formativas, como observação direta durante as atividades, para compreender o envolvimento dos alunos e sua capacidade de interação com os temas abordados. A avaliação somativa será realizada através da apresentação final dos desenhos, na qual cada aluno compartilhará sua percepção sobre a importância de seu lar. Esta abordagem permitirá observar o desenvolvimento de habilidades comunicativas e a compreensão do conceito de lar em sua diversidade. Critérios de avaliação incluirão a clareza de comunicação, a criatividade na representação de suas casas e a capacidade de ouvir e interagir respeitosamente com os colegas. Para alunos com necessidades especiais, adaptações serão implementadas de acordo com suas especificidades, garantindo equidade no processo avaliativo.

  • Observação direta e participação nas aulas.
  • Apresentação final dos desenhos e autoavaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados na atividade incluem itens fundamentais e acessíveis, visando um processo de ensino inclusivo e eficiente. Para a realização das atividades, serão disponibilizados materiais de desenho como papéis, lápis de cor, canetas hidrográficas e outros itens de fácil manuseio, adequados à faixa etária dos alunos. Além disso, serão utilizados os recursos disponíveis na sala de aula para organizar as atividades de grupo, como mesas redondas e cadeiras. A escolha destes materiais foi pautada na simplicidade e eficácia, garantindo a todos os alunos o acesso igualitário aos recursos necessários para a participação plena na atividade. Vale ressaltar que, apesar da restrição ao uso de recursos digitais, os materiais selecionados visam proporcionar uma experiência rica e envolvente, promovendo o aprendizado significativo e o reconhecimento das diferentes formas de comunicação e expressão.

  • Papéis e materiais de desenho.
  • Mesas e cadeiras adequadas para atividades em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo as múltiplas demandas sobre os professores e a importância de um ambiente de aprendizado equitativo, apresentamos estratégias viáveis para inclusão e acessibilidade que não sobrecarreguem financeiramente ou em tempo. Para estudantes com transtorno do espectro autista, especialmente aqueles que necessitam de suporte substancial, recomenda-se o uso de rotinas visuais claras, como mapas visuais da atividade diária, para ajudar na compreensão das tarefas e na diminuição da ansiedade. Ferramentas de suporte visual, como cartões de sentimentos, podem ser integradas para facilitar a expressão emocional e a comunicação. Adaptações nas instruções verbais, enfatizando informações simples e diretas, serão essenciais. Além disso, promover um ambiente visualmente tranquilo e organizado pode ajudar a minimizar as distrações sensoriais. As interações podem ser modeladas através de exemplos práticos e o espaço organizado de forma acessível e consistente. Estratégias de intervenção, tais como pausas programadas durante as atividades, e comunicação regular com as famílias serão fundamentais para garantir um suporte contínuo e coeso. A avaliação incluirá adaptações que permitam o progresso individualizado dos alunos, acompanhado por feedback construtivo que valorize suas conquistas.

  • Uso de mapas visuais e sugestões de rotinas.
  • Cartões de sentimentos para comunicação emocional e suporte visual.

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