Nossa Escola Faz Aniversário!

Desenvolvida por: Pricil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Aniversário da Escola

Os alunos vão explorar a história da escola em uma saída de campo para conhecer diferentes espaços escolares, como a biblioteca e o pátio. Após a visita, cada aluno fará uma representação em desenho do local que mais gostou. Em seguida, haverá uma roda de debate para compartilhar as descobertas e impressões, promovendo a valorização das histórias e do papel de cada espaço na vida escolar. Essa atividade irá estimular a compreensão do conceito de história a partir da experiência prática dos alunos, engajando-os não só com o ambiente escolar, mas também com a importância de conhecer e valorizar a própria história da escola como parte de sua formação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar o reconhecimento dos alunos sobre a importância histórica dos diferentes espaços escolares e sua função na experiência educacional. A atividade busca integrar as competências socioemocionais, permitindo que os alunos desenvolvam empatia e uma apreciação crítica sobre o ambiente em que vivenciam suas experiências educacionais. Além disso, a proposta incentiva o desenvolvimento cognitivo por meio da representação artística, expressando suas percepções e compreensões sobre o tema.

  • Fomentar o reconhecimento dos alunos sobre a importância histórica dos diferentes espaços escolares.
  • Incentivar o desenvolvimento cognitivo por meio da representação artística.
  • Promover a integração das competências socioemocionais no ambiente escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
  • EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abordará a história da escola, seus diversos espaços e a importância de cada um na construção da comunidade escolar. A exploração prática destes espaços permitirá aos alunos um entendimento mais profundo e realista sobre as funções sociais e educacionais de lugares como a biblioteca, o pátio e a sala de aula. Essa compreensão facilitará a valorização das interações e memórias vinculadas a esses locais, estabelecendo conexões significativas entre o cotidiano escolar e o desenvolvimento histórico.

  • História da escola e seus espaços.
  • Funções sociais e educacionais da biblioteca, pátio e sala de aula.
  • Valorização das interações e memórias escolares.
  • criação do painel memorias da escola com confecção de um bolo
     

Metodologia

A metodologia adotada privilegia a aprendizagem ativa e dinâmica através de uma saída de campo, atividades práticas e rodas de debate. Foi projetada para estimular a curiosidade e a interação dos alunos com o espaço escolar, permitindo-lhes vivenciar e refletir sobre a história da escola de forma significativa. As metodologias ativas utilizadas incentivam o engajamento direto dos alunos, promovendo a capacidade de reflexão, a expressão artística e a troca de ideias, o que facilita o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas.

  • Aprendizagem ativa e dinâmica através de saída de campo.
  • Atividades práticas e rodas de debate.
  • Estímulo à curiosidade e interação com o espaço escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma aula de 80 minutos, que combinará uma saída de campo, atividades mão-na-massa e uma roda de debate. Essa organização permite um aproveitamento eficaz do tempo, proporcionando aos alunos uma experiência rica e variada que combina observação prática com expressão criativa e discussão crítica. A sequência de atividades foi cuidadosamente planejada para garantir que os alunos possam explorar, criar e compartilhar suas percepções de forma fluida e integrada durante o período da aula.

  • Aula 1: Saída de campo para explorar os espaços da escola e compreender suas histórias. Atividade prática de desenho e representação do espaço escolhido pelos alunos. Roda de debate para discussão e compartilhamento das experiências.
  • Momento 1: Saída de Campo e Exploração dos Espaços da Escola (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a atividade reunindo os alunos em fila e explique que eles irão explorar diferentes espaços da escola, como a biblioteca e o pátio. Oriente-os a observar detalhes que chamem a atenção. Durante a visita, caminhe junto aos alunos, incentivando perguntas sobre o que veem. Pergunte aos alunos: O que vocês acham que acontecia neste lugar antigamente?\

Avaliação

Para assegurar que os objetivos de aprendizagem estão sendo alcançados, a avaliação será contínua e diversificada. Serão utilizados métodos de avaliação formativa, através de observação direta durante a saída de campo e rodas de discussão, permitindo ajustes imediatos e feedbacks aos alunos. Além disso, os desenhos produzidos servirão como ferramentas de autoavaliação, incentivando os alunos a refletirem sobre suas interpretações do ambiente escolar. Também será previsto um momento para feedback coletivo após a roda de debate, promovendo um espaço para que os alunos expressem suas compreensões e desafios, com ênfase em incentivar a autoexpressão e o fortalecimento do senso crítico.

  • Observação direta durante a saída de campo.
  • Análise dos desenhos como ferramentas de autoavaliação.
  • Momento de feedback coletivo após a roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são bastante variados e foram escolhidos para proporcionar uma experiência sensorial rica e interativa. Entre eles estão materiais de desenho, como lápis de cor e papéis, que serão utilizados na atividade mão-na-massa. Durante a saída de campo, os alunos precisarão de uma prancheta para facilitar a anotação de suas impressões e esboços. Também serão considerados recursos institucionais, como o uso dos próprios ambientes escolares (biblioteca, pátio, sala de aula) como parte da dinâmica pedagógica. O enfoque em materiais acessíveis visa garantir que todos os alunos tenham uma participação equitativa durante a atividade, sem imposição de custos adicionais.

  • Materiais de desenho (lápis de cor, papéis).
  • Prancheta para anotações e esboços.
  • Ambientes escolares (biblioteca, pátio, sala de aula).

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que a inclusão é um desafio constante e, por isso, sugerimos medidas práticas que possam ajudar na criação de um ambiente escolar inclusivo e acessível para todos os alunos, sem onerar o professor. Estratégias pedagógicas como a adaptação dos materiais didáticos — garantindo que sejam visuais e táteis — e o uso de linguagem simples são fundamentais. Promover interações entre alunos com diferentes habilidades pode ampliar a inclusão cultural e social. Incentivar o compartilhamento de histórias pessoais pode ajudar a desenvolver a empatia e o respeito dentro da sala de aula, pondo em prática a diversidade e a inclusão.

  • Adaptação dos materiais didáticos para visuais e táteis.
  • Uso de linguagem simples e direta para melhor compreensão.
  • Promoção de interações sociais entre alunos com diferentes habilidades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo