A Caçada ao Tesouro das Histórias Compartilhadas

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: As formas de registrar as experiências da comunidade

Esta atividade visa explorar como histórias pessoais e comunitárias podem fortalecer os laços sociais entre os alunos. Através de duas aulas distintas, as crianças começarão compartilhando narrativas favoritas ouvidas de familiares em uma roda de debate. Isso incentivará o desenvolvimento das habilidades de comunicação e empatia enquanto reflete sobre as experiências compartilhadas. Em seguida, uma caça ao tesouro será organizada, onde os alunos trabalharão em grupo para resolver pistas relacionadas às histórias discutidas, reforçando a importância dos espaços comunitários. A atividade busca promover a valorização da diversidade de experiências e desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade são voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e afetivas das crianças. Primeiramente, busca-se que os alunos compreendam a importância das histórias e tradições orais passadas de geração em geração, e de como estas podem influenciar e fortalecer os laços dentro de uma comunidade. Além disso, a atividade irá fomentar o trabalho em equipe e a empatia, aspectos essenciais na formação de cidadãos conscientes e participativos, através das dinâmicas propostas em aula. Por fim, espera-se promover a habilidade dos alunos em identificar cenários comunitários, reconhecendo seu valor histórico e cultural.

  • Compreender a importância das histórias orais na formação dos laços comunitários.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e empatia.
  • Identificar espaços comunitários e reconhecer seu valor cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula está centrado na exploração das histórias como forma de fortalecer os laços comunitários e culturais. Os alunos aprenderão sobre as funções sociais e históricas das narrativas orais, discutindo suas próprias experiências dentro da comunidade. A atividade irá também abordar a identificação de espaços comunitários relevantes para a construção da história local, permitindo que os alunos compreendam a importância do patrimônio cultural. Além de construir a habilidade de comunicação através do compartilhamento de histórias, as aulas exploram o uso de resoluções coletivas de problemas como uma estratégia eficiente de aprendizagem.

  • Funções sociais e históricas das histórias orais.
  • Importância dos espaços comunitários na formação cultural.
  • Reconhecimento e valorização do patrimônio comunitário.

Metodologia

Para atingir os objetivos propostos, adotaremos metodologias ativas que proporcionam a imersão dos alunos em situações práticas e reflexivas. A primeira aula utiliza a roda de debate, possibilitando que as crianças compartilhem suas histórias favoritas com seus colegas, promovendo a empatia e a escuta ativa. A segunda aula aborda a aprendizagem baseada em jogos por meio da caça ao tesouro. Nesta, os alunos resolverão pistas em grupo, reforçando habilidades de cooperação, liderança e aplicação prática do conhecimento histórico e cultural adquirido nas discussões. Este uso integrado de metodologias variadas busca maximizar o engajamento dos alunos, permitindo uma aprendizagem significativa e colaborativa.

  • Roda de debate
  • Aprendizagem baseada em jogos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 50 minutos. A Aula 1, intitulada 'Partilha de Histórias e Reflexões', será dedicada ao círculo de debate onde as crianças terão a oportunidade de refletir sobre as suas histórias favoritas ouvidas em casa, estabelecendo conexões afetivas e sociais. Na Aula 2, com o tema 'Caça ao Tesouro Comunitário', os alunos participarão de uma dinâmica caça ao tesouro, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas em grupos, com base no contexto das histórias compartilhadas e dos espaços comunitários abordados. Cada aula é cuidadosamente planejada para fortalecer a compreensão e a valorização das experiências compartilhadas e sua importância social.

  • Aula 1: Partilha de Histórias e Reflexões
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Formação da Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade: compartilhar histórias ouvidas de familiares e refletir sobre elas em uma roda de debate. Explique a importância das histórias pessoais e comunitárias. Forme a roda de debate, garantindo que todos os alunos estejam confortáveis e possam ver e ouvir uns aos outros. Oriente os alunos sobre a importância de ouvir atentamente e demonstrar respeito pelas histórias dos colegas.

    Momento 2: Compartilhamento de Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Pergunte aos alunos quem gostaria de iniciar o compartilhamento de sua história favorita ouvida de familiares. É importante que os alunos que não desejam compartilhar oralmente tenham a liberdade para apenas ouvir. Estimule a participação, mas respeite os que preferem não falar. Incentive que as crianças façam perguntas para mostrar interesse genuíno pelas histórias dos colegas. Observe o comportamento dos alunos, identificando demonstrações de empatia, respeito e habilidades de escuta ativa. Intervenha, se necessário, para manter a segurança e o conforto de todos.

    Momento 3: Reflexão em Grupo e Conclusão (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma reflexão coletiva sobre as histórias compartilhadas. Pergunte aos alunos o que aprenderam ou sentiram durante a atividade. Incentive-os a identificar semelhanças e diferenças entre as histórias, destacando o valor da diversidade. Oriente os alunos a pensar sobre como esses laços formados pelas histórias podem ser importantes em suas vidas e comunidades. Avalie a compreensão e participação dos alunos com base na qualidade das reflexões e nas contribuições para o grupo.

    Momento 4: Registro e Desenho (Estimativa: 5 minutos)
    Distribua papéis e canetas para que os alunos possam desenhar ou escrever uma breve frase sobre a história que mais gostaram. Esse registro ajudará a consolidar as memórias e aprendizados da aula. Orientar os alunos durante o momento de desenho ou escrita, oferecendo apoio para aqueles que tenham dificuldade em sintetizar suas ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno tenha dificuldade em participar oralmente, permita que ele compartilhe sua história através de desenhos ou possa contá-la a um colega que se disponha a relatar a história ao grupo. Garanta que alunos com dificuldades de escuta estejam adequadamente posicionados na roda para ouvir melhor. Incentive o uso de gestos e expressões faciais para complementar a comunicação oral. Seja compreensivo e disponível para auxiliar qualquer aluno que demonstre necessidade de apoio extra durante as atividades.

  • Aula 2: Caça ao Tesouro Comunitário
  • Momento 1: Introdução à Caça ao Tesouro e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da caça ao tesouro: resolver pistas relacionadas às histórias discutidas anteriormente e encontrar os 'tesouros' que simbolizam espaços comunitários. Explique a importância dos espaços comunitários e como eles nos conectam. Forme grupos pequenos de maneira equilibrada, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de colaborar. Oriente sobre as regras da atividade e a importância de seguir as instruções e respeitar todos os colegas.

    Momento 2: Explicação das Regras e Distribuição das Pistas (Estimativa: 5 minutos)
    Explique claramente as regras: os grupos deverão decifrar pistas para encontrar itens simbólicos espalhados pela sala ou área externa. Distribua as pistas iniciais para cada grupo, garantindo que todos compreendam o conteúdo. Estimule perguntas e verifique a compreensão de todos antes de iniciar a atividade.

    Momento 3: Realização da Caça ao Tesouro (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os grupos comecem a atividade, movendo-se pela área escolhida para encontrar os 'tesouros'. Circule entre os grupos, observando o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e incentivando a comunicação eficaz entre os membros do grupo. Intervenha quando notar dificuldades em entender as pistas ou falta de colaboração. É importante que os alunos encontrem soluções juntos.

    Momento 4: Reflexão e Discussão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo para discutir a experiência. Pergunte sobre as dificuldades encontradas, como resolveram as pistas e a importância de cada 'tesouro' descoberto. Incentive a troca de ideias sobre como foi trabalhar em equipe e a contribuição de cada um para o sucesso da atividade. Avalie a colaboração e participação dos alunos observando as interações e soluções propostas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno tenha dificuldade de locomoção ou compreensão das pistas, permita que ele trabalhe em dupla com um colega que ofereça suporte. Use pistas visuais e tácteis para complementar as indicações escritas, garantindo que todos possam participar. Disponibilize descrições verbais adicionais para as pistas quando necessário. Ofereça apoio individual a quem demonstrar necessidade, mantendo-se atento e disponível para auxiliar sem interferir na autonomia dos grupos.

Avaliação

A avaliação dessa atividade se concentrará em métodos diversificados que considerem as diferentes formas de expressão e participação dos alunos. Inicialmente, a avaliação formativa será realizada através da observação durante a roda de debate, onde o professor poderá identificar o envolvimento e a empatia dos alunos nas discussões. Critérios como a capacidade de escuta ativa e a contribuição com histórias relevantes serão considerados. Além disso, durante a caça ao tesouro, a avaliação se voltará para a dinâmica de grupo, observando a colaboração, resolução de problemas e estratégias utilizadas pelos alunos. Exemplos práticos de aplicação incluem a anotação das observações do professor e a reflexão final em grupo, onde os alunos poderão compartilhar o que aprenderam de forma destacada. Métodos de feedback serão inclusivos, oferecendo oportunidades para adaptação para alunos com especificidades, como tempo extra para expressar suas ideias.

  • Observação da participação e empatia durante a roda de debate.
  • Avaliação da colaboração e resolução de problemas na caça ao tesouro.

Materiais e ferramentas:

Para uma experiência de aprendizado rica e imersiva, os recursos utilizados serão simples e acessíveis, mas eficazes em fomentar o envolvimento dos alunos. O material necessário inclui papéis e canetas para que as crianças possam desenhar ou escrever suas histórias, além de cartões ou papéis com pistas para a atividade de caça ao tesouro. Serão usados mapas ou plantas da sala e descrições associadas às histórias para orientar as atividades. Além disso, o ambiente da sala de aula será adaptado para ser mais acolhedor e organizado para as atividades em círculo. Esses recursos foram escolhidos por sua capacidade de facilitar a compreensão e a criatividade, sem a necessidade de investimentos financeiros significativos.

  • Papéis e canetas para desenhos e escritas.
  • Cartões ou papéis com pistas de caça ao tesouro.
  • Mapas ou plantas simplificadas da sala de aula.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a rotina docente é repleta de desafios e responsabilidades, no entanto, é fundamental assegurar que todas as crianças participem de maneira plena e significativa nas atividades propostas. Sendo esta uma turma sem deficiências específicas, as estratégias de inclusão irão focalizar-se em garantir que cada aluno se sinta acolhido e representado. Podemos, por exemplo, permitir que alunos mais tímidos ou menos confiantes compartilhem suas histórias primeiro em pequenos grupos antes de apresentá-las ao círculo maior. Também é importante criar um ambiente físico seguro e confortável, com disposição apropriada dos móveis, e adotar regras claras e inclusivas de participação e respeito mútuo. A atividade não requer adaptações de materiais custosas, mas espera-se que o professor esteja atento às reações das crianças, oferecendo suporte emocional quando necessário e orientando sobre a valorização das diferentes vozes e experiências dentro do grupo.

  • Criação de um ambiente seguro e confortável para todos.
  • Regras claras e inclusivas para participação e respeito mútuo.
  • Apoio emocional e atenção às reações dos alunos.

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