Descobrindo os Trabalhos Verdes

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Sustentabilidade e Justiça Climática: perspectivas interdisciplinares para o futuro.

A atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' tem como propósito envolver os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma exploração didática e significativa sobre as ocupações relacionadas à sustentabilidade em sua comunidade. O objetivo é despertar nos alunos a consciência sobre a importância destas atividade e fomentar a responsabilidade coletiva em relação à justiça climática. A atividade está estruturada em cinco principais momentos: inicia com uma roda de debate onde os alunos discutirão sobre as diferentes ocupações sustentáveis e sua relevância. Na etapa de sala de aula invertida, os alunos pesquisarão sobre diversos empregos verdes e suas contribuições para o meio ambiente, apoiados por recursos selecionados previamente pelo professor. Seguindo, em grupos pequenos, os alunos criarão um mural que destaque uma variedade de profissões sustentáveis, enfatizando como cada uma contribui para a justiça climática. Este mural não só irá compor uma exposição na escola, mas será também ponto de partida para discussões e reflexão entre os alunos e a comunidade escolar. Com a atividade, busca-se desenvolver habilidades como leitura e compreensão de textos curtos, desenvolvimento de empatia ao compreender o impacto das ações humanas no meio ambiente, e a habilidade de trabalhar em equipe para atingir um objetivo comum. Essas competências são fundamentais para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' incluem despertar a curiosidade das crianças para as diferentes formas de trabalho relacionadas à sustentabilidade, incentivando a identificação e valorização destas ocupações na comunidade. Pretende-se que os alunos reconheçam como o trabalho verde contribui para a justiça climática e para o bem-estar coletivo. A atividade procura desenvolver o senso crítico e a responsabilidade socioambiental, além de promover habilidades de comunicação e colaboração em grupo. Ao pesquisar e apresentar ocupações sustentáveis, os alunos poderosos se engajar em práticas significativas de pesquisa, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e oralidade. Este plano de aula visa não apenas transmitir conhecimento factual, mas também criar um espaço onde os alunos possam refletir sobre seu papel no mundo e como as suas escolhas podem impactar o meio ambiente de forma positiva.

  • Reconhecer a importância das ocupações sustentáveis na comunidade.
  • Para garantir que os alunos do 2º ano desenvolvam a capacidade de reconhecer a importância das ocupações sustentáveis na comunidade, a atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' será estruturada de modo a promover a conscientização e valorização dessas profissões desde o início. Durante a roda de debate, cada aluno terá a oportunidade de mencionar uma ocupação sustentável que conhece ou valoriza. Por exemplo, um aluno pode falar sobre jardineiros urbanos que cuidam dos parques municipais, enfatizando como eles preservam áreas verdes e contribuem para a qualidade do ar e bem-estar da comunidade. Esta abordagem contextualiza as profissões relacionadas à sustentabilidade, permitindo que os alunos reconheçam o impacto positivo dessas ocupações em seu entorno, relacionamento isso com suas próprias experiências cotidianas.

    Na pesquisa para a sala de aula invertida, os alunos serão incentivados a explorar diferentes profissões verdes, como catadores de recicláveis ou engenheiros ambientais. Ao preparar suas apresentações, devem identificar como cada atividade contribui para a preservação ambiental e o bem-estar social. Por exemplo, ao pesquisar sobre catadores de recicláveis, os alunos podem descobrir como eles ajudam a reduzir o lixo nos aterros sanitários, promovendo a reciclagem e a reutilização de materiais. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão clara de como essas ocupações desempenham papéis cruciais na gestão sustentável da comunidade e no equilíbrio ecológico.

    Após estas discussões e pesquisas, os alunos participarão da criação de um mural coletivamente. Esse mural destacará visualmente diversas profissões sustentáveis, evidenciando a importância de cada uma para a justiça climática e o meio ambiente. Durante a atividade prática de construção do mural, os alunos poderão discutir e representar visualmente profissões como educadores ambientais que ensinam práticas sustentáveis, envolvendo-se pessoalmente com o material. Este exercício criativo não só reforça o reconhecimento dessas ocupações, mas também estimula os alunos a compartilharem suas interpretações e apreciacoes, reforçando o aprendizado e promovendo o reconhecimento coletivo das contribuições dessas profissões para uma sociedade mais sustentável.

  • Desenvolver senso crítico e responsabilidade socioambiental.
  • Para que os alunos desenvolvam o senso crítico e a responsabilidade socioambiental durante a atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes', a metodologia é cuidadosamente projetada para instigar a reflexão e análise crítica das questões ambientais e sociais. Durante a roda de debate, por exemplo, as crianças serão encorajadas a não apenas ouvir e aprender sobre as ocupações sustentáveis, mas também a questionar e refletir sobre o por que essas profissões são essenciais e como suas ações pessoais podem impactar o meio ambiente. Um exemplo prático dessa reflexão pode ser a discussão sobre o papel dos catadores de recicláveis e o impacto das escolhas de consumo no volume de resíduos gerados. Assim, ao confrontar suas práticas cotidianas com as discussões, os alunos começam a desenvolver um senso crítico em relação ao que entendem por sustentabilidade e suas próprias responsabilidades em hábitos diários.

    Outro momento chave para o desenvolvimento do senso crítico e responsabilidade socioambiental é durante as pesquisas e apresentações na sala de aula invertida. Ao investigarem diferentes ocupações verdes, como a dos engenheiros ambientais, os alunos não apenas ampliam seu repertório de conhecimentos, mas são instigados a perceber a relação direta entre estas profissões e a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. Por exemplo, ao compreenderem como um engenheiro ambiental trabalha para minimizar o impacto das indústrias no meio ambiente, as crianças podem começar a se perguntar sobre as origens dos produtos que consomem, valorizando inovações tecnológicas voltadas para a sustentabilidade. Essa investigação e o compartilhamento de suas descobertas entre pares são oportunidades valiosas para encorajar a análise crítica de questões socioambientais e a internalização de uma responsabilidade compartilhada para mudanças positivas.

    No processo de criação do mural, os alunos, ao trabalhar em equipe para representar visualmente profissões verdes e suas contribuições, também necessitarão pensar criticamente sobre como escolher os elementos mais significativos que devem ser destacados. Isso implica um exercício de síntese e análise, onde além de evidenciar a justiça climática, a turma colabora para criar conscientização maior no ambiente escolar. Discussões sobre a estética com propósito e o posicionamento das peças no mural inspiram um lado mais crítico da percepção visual e aumentam a responsabilidade dos alunos em transmitir mensagens claras e impactantes. A capacidade de analisar criticamente esses aspectos e transformá-los em um exibível educativo complementa o desenvolvimento de uma consciência social e ambiental crítica, fundamental para a formação de cidadãos responsáveis.

  • Melhorar habilidades de comunicação e colaboração.
  • Para alcançar o objetivo de aprendizagem de melhorar as habilidades de comunicação e colaboração, a atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' está estrategicamente desenhada em torno de interações significativas entre os alunos. Durante a roda de debate, os alunos são incentivados a se expressar claramente sobre suas ideias e a ouvir ativamente os colegas. Um exemplo prático dessa interação pode ser observado quando um aluno compartilha suas descobertas sobre a importância dos horticultores urbanos, enquanto outro questiona como essas atividades ajudam a melhorar a qualidade de vida na cidade. Essa troca de ideias promove um ambiente onde os estudantes aprendem a respeitar diferentes pontos de vista e a comunicar suas próprias opiniões de maneira eficaz.

    No decorrer da atividade de sala de aula invertida, os alunos trabalham em grupos para pesquisas, onde a atribuição de papéis específicos ajuda a fomentar a colaboração eficaz. Por exemplo, um aluno pode ser responsável por pesquisar, outro por anotar informações importantes, enquanto um terceiro se dedica a preparar a apresentação. Esse tipo de divisão de tarefas não só facilita um aprofundamento no tema, mas também ensina aos alunos como contribuir para atingir objetivos comuns. Durante a etapa de criação do mural, as crianças aprendem a negociar e colaborar criativamente, decidindo juntas quais imagens e mensagens incluir. Nesse contexto, a habilidade de cada aluno em comunicar suas ideias de modo claro e colaborativo é continuamente aperfeiçoada, culminando em um trabalho em equipe coeso e visualmente impactante que reflete suas aprendizagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
  • EF02HI10: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a introdução e exploração de conceitos relacionados a ocupações sustentáveis e justiça climática. Os alunos vão identificar e discutir o papel de diversas profissões e como elas podem influenciar positivamente o meio ambiente e a sociedade. O programa abrange o reconhecimento das práticas sustentáveis em suas próprias comunidades, o que fortalece a capacidade dos alunos de se conectarem com o conteúdo de maneira significativa. Além disso, o programa ensina sobre práticas colaborativas e a importância de trabalhar em equipe, fomentando a ideia de um futuro sustentável construído coletivamente.

  • Conceitos de sustentabilidade e justiça climática.
  • O conceito de sustentabilidade é fundamental para ajudar os alunos a entenderem a importância de cuidar do nosso planeta atualmente e para as futuras gerações. Sustentabilidade envolve encontrar um equilíbrio entre as necessidades humanas de desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, para que os recursos naturais não se esgotem. Para tornar esses conceitos mais acessíveis aos alunos do 2º ano, o professor pode usar exemplos do dia a dia, como a economia de água e energia ou a importância da reciclagem e do reuso de materiais. Essas práticas cotidianas ajudam a ilustrar como pequenas ações podem ter um grande impacto na preservação do meio ambiente. É importante reforçar que cada escolha que fazemos pode contribuir para um futuro mais sustentável.

    Já a justiça climática é um conceito que relaciona questões ambientais com a ética e a igualdade social. Significa que todos devem ter o direito a um ambiente saudável, independente de sua origem ou condição social, e que impactos ambientais negativos e desproporcionais sobre comunidades desfavorecidas precisam ser evitados. No contexto educacional, o professor pode explorar histórias e situações em que pessoas diferentes são afetadas por problemas ambientais, destacando a importância de tomar ações justas e igualitárias para proteger o planeta. Por exemplo, podem ser discutidos casos de inundações ou secas que afetam regiões mais vulneráveis, destacando a colaboração e empatia na busca por soluções. Essas discussões são essenciais para promover o desenvolvimento da empatia nos alunos e a compreensão de que a solidariedade é parte integrante de uma sociedade justa e sustentável.

  • Reconhecimento de ocupações sustentáveis na comunidade.
  • Práticas colaborativas e trabalho em equipe.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' utiliza estratégias de ensino inovadoras para engajamento dos alunos por meio de metodologias ativas. A abordagem inclui uma roda de debate para estimular a reflexão e troca de ideias, promotoras de empatia e reconhecimento do outro. A metodologia de sala de aula invertida capacita os alunos a buscarem informação de forma autônoma e transmite a responsabilidade sobre o processo de aprendizagem. A atividade termina com um trabalho prático, onde os alunos, em grupos, criarão um mural colaborativo. Esse método não só permite o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação, como também promove a criatividade e o pensamento crítico, fundamentais para o entendimento da justiça climática.

  • Roda de debate.
  • Sala de aula invertida.
  • Atividade prática de construção de mural.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em três aulas, cada uma com uma abordagem metodológica ativa diferente. A primeira aula é dedicada a uma roda de debate, uma experiência de 30 minutos onde os alunos discutem ocupações sustentáveis e suas implicações. A segunda aula segue o formato de sala de aula invertida, um período de 30 minutos em que os alunos trazem para a classe o resultado de suas pesquisas sobre trabalhos verdes. Finalmente, a terceira aula se concentra na atividade prática, onde em grupos, os alunos trabalharão na criação de um mural. Esta divisão garante que haja tempo suficiente para a absorção dos conceitos, reflexão colaborativa e aplicação prática do conhecimento.

  • Aula 1: Discussão sobre ocupações sustentáveis em roda de debate.
  • Momento 1: Introdução à Roda de Debate sobre Ocupações Sustentáveis (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema das ocupações sustentáveis. Explique que eles irão participar de uma roda de debate onde falarão sobre trabalhos que ajudam o meio ambiente. É importante que o professor utilize exemplos simples e visuais que possam ser familiares aos alunos, como jardineiros, catadores de recicláveis e outros. Permita que os alunos compartilhem o que já sabem sobre o tema, promovendo um ambiente seguro de discussão.

    Momento 2: Discussão Guiada em Roda (Estimativa: 15 minutos)
    Forme um círculo com os alunos para a roda de debate. Oriente cada aluno a falar sobre uma profissão sustentável que conhece ou acha importante. Durante as falas, incentive a participação respeitosa e escuta ativa. Sugira que os alunos façam perguntas uns aos outros e explorem detalhes sobre como essas profissões ajudam o meio ambiente. Observe se todos os alunos estão se envolvendo, e intervenha se necessário para estimular aqueles que são mais tímidos. Avalie a participação tendo como critério a disposição para compartilhar ideias, fazer perguntas pertinentes e ouvir os colegas.

    Momento 3: Refletindo e Concluindo a Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam ou acharam mais interessante na discussão. Registre as ideias em um quadro ou folha de papel, permitindo que visualizem o conteúdo debatido. Elogie o engajamento dos alunos e reforce a importância das ocupações mencionadas. Permita que os alunos façam sugestões sobre como a classe toda, ou cada um individualmente, pode contribuir para a sustentabilidade em sua escola ou em casa. Finalize agradecendo a todos pela participação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    É importante criar um ambiente inclusivo e acolhedor. Caso algum aluno tenha dificuldade em se expressar verbalmente, permita que utilize desenhos ou gestos para se comunicar. Disponibilize recursos visuais como cartazes ou fichas ilustradas para auxiliar na compreensão dos temas e facilitar a inclusão de todos. Além disso, garanta que todos os alunos possam ver e ouvir bem o que é dito, garantindo que a roda de debate seja dinâmica e respeite as necessidades de cada um, como escolher um local silencioso e com boa iluminação para a atividade. Uma dica é criar sinalizações visuais de participação, onde os alunos possam mostrar se querem falar ou ouvir. Mantenha sempre um tom encorajador, acolhendo todas as formas de contribuição dos alunos.

  • Aula 2: Apresentação de pesquisas em sala de aula invertida.
  • Momento 1: Revisão e Preparação para Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula revisando o que foi discutido na atividade anterior sobre ocupações sustentáveis. Relembre o objetivo desta aula: apresentar as pesquisas feitas em casa sobre profissões verdes. Incentive os alunos a se organizarem e preparem suas anotações. É importante que você reforce a confiança dos alunos, destacando que podem compartilhar o que aprenderam com entusiasmo.

    Momento 2: Apresentação das Pesquisas (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que se reúnam em pequenos grupos para compartilhar suas pesquisas. Oriente cada grupo a eleger um porta-voz para apresentar ao restante da turma. Durante as apresentações, estimule o respeito aos colegas e a curiosidade, fazendo perguntas sobre os detalhes que os alunos trouxeram. Use as apresentações para avaliar a capacidade de pesquisa, entendimento dos conceitos e comunicação oral dos alunos. Observe se há engajamento e se os alunos conseguem relacionar o conteúdo pesquisado com a importância das ocupações sustentáveis.

    Momento 3: Reflexão e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Ao final das apresentações, retome os pontos principais discutidos. Pergunte aos alunos o que acharam mais interessante e como podem aplicar o aprendizado em seu dia a dia. Promova uma breve discussão sobre a relevância das ocupações sustentáveis para o futuro. Elogie o esforço e a participação de todos e proponha que cada grupo sugira uma ação sustentável que pode ser aplicada na escola. Registre as sugestões para referência futura, fortalecendo a ideia de que juntos podem fazer a diferença.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ao se preparar para a aula, assegure-se de que todos os alunos tenham acesso aos recursos necessários para suas apresentações. Permita que alunos que sintam dificuldade em se expressar verbalmente possam apresentar seu trabalho por meio de desenhos ou cartazes. Utilize também cartões visuais para sinalizar quando foi a vez de cada grupo apresentar, promovendo um ambiente organizado e tranquilo. Mantenha-se atento às reações dos alunos e esteja disponível para mediar qualquer dificuldade que surja durante as apresentações, garantindo que todos se sintam ouvidos e valorizados.

  • Aula 3: Criação de mural sobre profissões sustentáveis em atividade prática.
  • Momento 1: Introdução à Atividade Prática de Criação do Mural (Estimativa: 5 minutos)
    Comece esta aula relembrando os conceitos discutidos nas aulas anteriores sobre profissões sustentáveis e a importância delas para o meio ambiente. Explique aos alunos que hoje irão criar um mural coletivo que mostre o que aprenderam, destacando diferentes profissões verdes. Mostre exemplos simples de murais para ilustrar a ideia e inspire os alunos a pensarem em maneiras criativas de representar as profissões. É importante que o professor reforce que o mural será exposto para toda a escola, incentivando o empenho deles na atividade.

    Momento 2: Planejamento do Mural em Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando que cada grupo tenha um conjunto variado de materiais de colagem. Instrua os alunos a discutirem o que desejam incluir no mural, focando nas profissões sustentáveis que mais os interessam. Oriente cada grupo a escolher pelo menos duas profissões para representar e pensar em como estas contribuições ajudam o meio ambiente. Durante o planejamento, observe as interações nos grupos e se necessário, auxilie na organização das ideias ou na troca de materiais entre os grupos para garantir que todos tenham o suficiente para trabalhar. Avalie o processo de planejamento pelo engajamento e colaboração dos alunos.

    Momento 3: Criação do Mural (Estimativa: 15 minutos)
    No momento de criar o mural, distribua os materiais de colagem, papel kraft, revistas para recorte, tesouras sem ponta e cola em cada grupo. Permita que os alunos comecem a colar as imagens e textos que discutiram no planejamento. Circule pela sala oferecendo elogios e sugestões, especialmente ajudando os alunos a se manterem dentro do tema. Incentive a criatividade, como a inclusão de legendas ou títulos que complementem as colagens. Ao final do tempo, permita que cada grupo compartilhe o que fizeram e o significado das suas escolhas. Essa partilha permite avaliar a compreensão do tema e a capacidade de expressar seus pensamentos visualmente. Registre imagens do mural para futuras reflexões e conversas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar ativamente, ofereça materiais diversos que atendam a diferentes habilidades motoras, como adesivos ou recortes pré-cortados. Certifique-se de que as mesas estejam dispostas para fácil acessibilidade, permitindo que alunos se movimentem com segurança e tenham espaço adequado para trabalhar. Forneça instruções adicionais ou apoio individual para alunos que possam precisar de suporte extra para se expressar através da arte. Mantenha um ambiente calmo e organizado, ajudando alunos a lidar com possíveis frustrações e garantindo que todos tenham a oportunidade de contribuir para o mural. Lembre-se sempre de valorizar todas as formas de expressão dos alunos e de criar um espaço onde se sintam seguros para compartilhar suas ideias.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' é diversa e adaptada aos objetivos da aula. Primeiramente, observa-se a participação durante a roda de debate, avaliando a habilidade dos alunos em expressar suas ideias e interagir com os colegas. O objetivo é verificar a compreensão inicial e interação social. Em seguida, na sala de aula invertida, a avaliação está ligada à pesquisa realizada pelos alunos, observando a capacidade de busca e apresentação do conteúdo. Exemplos práticos podem incluir apresentações de slides ou relatórios. Finalmente, na atividade prática do mural, avalia-se o trabalho em grupo, a criatividade e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. O critério inclui a coerência do mural com o tema e o engajamento dos alunos no processo de criação. O uso de feedback formativo durante cada etapa busca encorajar o progresso contínuo e a auto-reflexão dos alunos. As adaptações para alunos com necessidades específicas incluem ajustes nos critérios de avaliação e suporte individualizado.

  • Avaliação de participação durante a roda de debate.
  • Análise da pesquisa e apresentação na sala de aula invertida.
  • Avaliação do produto final e do processo na criação do mural.

Materiais e ferramentas:

Para que a atividade 'Descobrindo os Trabalhos Verdes' seja rica e produtiva, é essencial que os recursos didáticos sejam variados e acessíveis. Selecionar materiais que apoiem a pesquisa, como vídeos curtos, artigos simplificados e livros selecionados, pode facilitar a compreensão dos alunos sobre o tema. Apostilas guias com informações chave sobre sustentabilidade e justiça climática serão úteis para direcionar a atividade invertida. Recursos tradicionais, como cartolinas, figuras impressas e materiais de colagem, são fundamentais para o desenvolvimento criativo do mural em grupo. Estes materiais devem ser complementados com ferramentas tecnológicas, como computadores e projetores, para apoiar a pesquisa e apresentação.

  • Vídeos e artigos simplificados sobre sustentabilidade.
  • Apostilas guias para atividade invertida.
  • Materiais de colagem para o mural.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios em seu dia a dia, por isso buscamos recomendar estratégias de inclusão e acessibilidade práticas e possíveis de serem implementadas. Embora não haja alunos com condições específicas mencionadas, as estratégias apresentadas são adequadas para garantir que todos possam participar ativamente e de forma equitativa. Estimule a diversidade através do uso de materiais didáticos que reflitam diferentes culturas e perspectivas. Promova a inclusão ao organizar grupos heterogêneos, incentivando a colaboração entre alunos com habilidades e origens diversas. Ajuste a metodologia de ensino para integrar tecnologias que facilitem a aprendizagem visual e auditiva, como vídeos legendados e apresentações que utilizem imagens relevantes. Monitorar continuamente os alunos e adaptar as atividades quando necessário pode ajudar a atender às diferentes necessidades. inclusion_and_accessibility_items: [ Uso de materiais didáticos diversificados.

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