Viagem no Tempo: Origem das Festas Juninas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Cultura
Temática: Festas Juninas

Nesta aula dinâmica e interativa, os alunos serão transportados numa viagem imaginária pela história e origens das Festas Juninas. Através de uma máquina do tempo conceptual, exploraremos como essa celebração tão rica em cores, sabores e tradições começou e como ela se transformou ao longo dos séculos. Os estudantes terão a chance de vestir-se de acordo com épocas e locais específicos, ajudando-os a mergulhar profundamente nas raízes culturais dessa festa. Divididos em pequenos grupos, cada conjunto será responsável por investigar e apresentar um elemento particular das Festas Juninas, seja ele relacionado às comidas típicas, às danças características ou às tradições. Esta atividade não só eleva o entendimento dos alunos a respeito da história por trás das Festas Juninas, mas também promove o apreço e o respeito pela diversidade cultural, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitadores das diversas culturas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta aula é multifacetado. Visa primeiramente equipar os alunos com um entendimento profundo das origens históricas e culturais das Festas Juninas, enfatizando as diferentes influências que moldaram esta celebração ao longo dos séculos. Além disso, procura-se cultivar um sentimento de apreciação e valorização das diversas tradições culturais, estimulando nos estudantes o respeito pela diversidade. Esta atividade também tem como finalidade desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe entre os alunos, à medida que eles colaboram para explorar e apresentar os diversos aspectos da festa

  • Entender as origens e a evolução das Festas Juninas
  • Valorizar a diversidade cultural presente nas tradições das Festas Juninas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação em grupo
  • Estimular a criatividade através do uso de trajes típicos e cenários imaginários
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
  • EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
  • EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está desenhado para percorrer diversos tópicos relacionados com as Festas Juninas, contemplando desde suas raízes históricas até as práticas atuais. Os alunos irão explorar as origens e a evolução dessa comemoração, buscando entender as contribuições de várias culturas. Realizando uma análise temporal, os estudantes poderão apreciar as mudanças nas tradições festivas e como elas refletem a diversidade cultural brasileira. Esse passeio pela história servirá para fortalecer o conhecimento dos alunos sobre o patrimônio cultural imaterial e valorizar as diversas formas de expressão cultural presentes nas Festas Juninas.

  • História e origens das Festas Juninas
  • Contribuições culturais das Festas Juninas
  • Tradições, danças e comidas típicas
  • A celebração das Festas Juninas no Brasil hoje
  • A importância da preservação da diversidade cultural nas festividades

Metodologia

Adotaremos uma abordagem de metodologia ativa, onde os estudantes serão protagonistas do processo de aprendizagem. Através de estratégias interativas como contação de história, role play e trabalhos em grupo, os alunos terão a oportunidade de explorar os conteúdos de forma lúdica e significativa. O uso de trajes e adereços típicos por parte dos estudantes para representar diferentes épocas e locais relacionados às Festas Juninas proporcionará uma imersão cultural profunda, estimulando a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

  • Contação de história interativa
  • Atividades de role play com trajes típicos
  • Pesquisa e apresentação em pequenos grupos
  • Discussões guiadas sobre a diversidade cultural
  • Reflexão coletiva sobre as aprendizagens

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 3 horas, organizadas em três sessões de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a contação da história interativa e a divisão dos grupos. Na segunda, os alunos realizarão pesquisas e prepararão suas apresentações. Na aula final, cada grupo apresentará o que aprendeu sobre os diferentes aspectos das Festas Juninas.

  • Aula 1: Introdução e contação de história interativa
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações em grupos
  • Aula 3: Apresentações dos grupos e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, focada no processo de aprendizagem e na participação efetiva dos alunos durante todas as etapas da aula. Serão avaliados: engajamento na contação de história, colaboração durante a fase de pesquisa e qualidade das apresentações em grupo. A capacidade de compreender e valorizar as raízes culturais das Festas Juninas, assim como a habilidade de trabalhar em equipe e de se expressar de forma criativa e respeitosa, serão critérios importantes. Exemplos específicos de desempenho, como a profundidade da pesquisa e a originalidade na execução da apresentação, também serão levados em consideração.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos uma combinação de recursos físicos e digitais. Roupas e adereços típicos serão essenciais para as atividades de role play. Materiais como livros, artigos e vídeos sobre as Festas Juninas servirão de base para a pesquisa. Para as apresentações, poderemos contar com recursos multimídia, como projetores e computadores. Adicionalmente, materiais de artesanato permitirão a criação de cenários e adereços específicos das apresentações.

  • Roupas e adereços típicos
  • Livros, artigos e vídeos sobre Festas Juninas
  • Recursos multimídia (projetor, computador)
  • Materiais de artesanato para cenários
  • Espaço físico adequado para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo