Cápsula do Tempo: Uma Viagem ao Passado e ao Futuro

Desenvolvida por: Marisa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Lazer e Trabalho ao Longo do Tempo

Na atividade 'Cápsula do Tempo: Uma Viagem ao Passado e ao Futuro', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão uma experiência prática e reflexiva sobre as transformações nas relações de trabalho e lazer. Eles serão convidados a selecionar representações desses aspectos na atualidade e conforme imaginam para o futuro. Cada participante criará sua própria cápsula do tempo utilizando desenhos, textos e objetos pequenos. Essas cápsulas, uma vez completas, serão 'enterradas' simbolicamente em um espaço escolhido pelo grupo. Essa ação de 'enterrar' as cápsulas serve como um ato simbólico de depositar no presente reflexões e previsões para serem, possivelmente, reexaminadas no futuro. A integração com a família se dá por meio de uma tarefa de casa, onde os alunos compartilham e discutem suas escolhas, incentivando um diálogo intergeracional sobre as mudanças e continuidades no trabalho e lazer. Ao final da atividade, os alunos apresentarão suas cápsulas, compartilhando as histórias e reflexões que embasaram suas escolhas, estimulando um debate enriquecedor sobre as expectativas para o futuro a partir da compreensão do passado e do presente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos identifiquem e reflitam sobre as semelhanças e diferenças nas relações de trabalho e lazer ao longo do tempo, utilizando como ferramenta a criação de uma cápsula do tempo. Pretende-se desenvolver a habilidade de análise crítica e compreensiva das mudanças socioculturais, estimulando o pensamento reflexivo sobre o próprio contexto de vida dos alunos e suas expectativas futuras. Além disso, busca-se promover um diálogo enriquecedor entre gerações, fomentando a troca de experiências e perspectivas entre os alunos e seus familiares. A atividade visa, portanto, fortalecer o senso de identidade e pertencimento dos alunos, ao mesmo tempo em que amplia sua compreensão do mundo ao redor.

  • Identificar e analisar as transformações nas relações de lazer e trabalho ao longo do tempo.
  • Desenvolver habilidades de expressão individual e criatividade ao criar uma cápsula do tempo.
  • Estimular o pensamento crítico a partir da reflexão sobre as escolhas pessoais e familiares relacionadas ao trabalho e lazer.
  • Promover um diálogo intergeracional sobre mudanças socioculturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03HI07: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
  • EF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
  • EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

Conteúdo Programático

A atividade 'Cápsula do Tempo' é estruturada para permitir aos alunos explorarem conceitos históricos de maneira prática e significativa. Os estudantes terão a oportunidade de investigar e refletir sobre o impacto das transformações sociais, culturais e econômicas no estilo de vida das pessoas, especialmente no que diz respeito às relações de trabalho e lazer. Ao analisar as diferenças e semelhanças entre o passado, o presente e suas aspirações para o futuro, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda da natureza dinâmica da história e da sociedade.

  • Transformações nas relações de trabalho ao longo do tempo.
  • Evolução do lazer nas diferentes eras e suas representações na sociedade.
  • O papel das mudanças tecnológicas nas atividades laborais e de lazer.
  • Diálogo entre gerações sobre mudanças socioculturais.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, encorajando os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado. Através de uma abordagem participativa, os alunos serão incentivados a pesquisar, refletir e criar, fundamentando suas cápsulas do tempo em aprendizagens significativas e pessoais. Além disso, a interação com familiares como parte da tarefa de casa introduz uma perspectiva intergeracional valiosa para o diálogo sobre o tema, enriquecendo a experiência educacional com histórias de vida e trocas de experiências.

  • Pesquisa guiada sobre a história do lazer e do trabalho.
  • Oficina criativa para a construção das cápsulas do tempo.
  • Sessões de reflexão e debate sobre as escolhas feitas para as cápsulas.
  • Apresentação das cápsulas e das narrativas construídas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema e a pesquisa sobre lazer e trabalho. A segunda aula será dedicada à criação das cápsulas, reflexões finais e planejamento das apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa.
  • Aula 2: Construção das cápsulas e planejamento das apresentações.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade. Será avaliada a capacidade de reflexão crítica, criatividade na confecção das cápsulas e habilidade de comunicação durante as apresentações. A riqueza das discussões em família e o compartilhamento das experiências também serão considerados, avaliando-se a profundidade do diálogo intergeracional proposto pela tarefa de casa. Exemplos de critérios incluirão a relevância dos objetos escolhidos, coerência das narrativas desenvolvidas, e engajamento durante as apresentações e debates em sala.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a confecção das cápsulas, como caixas, papel colorido, canetas, cola e tesouras. Além disso, será útil dispor de acesso à internet para as pesquisas durante as aulas. Os alunos também serão incentivados a trazer de casa itens pessoais e representativos para inclusão em suas cápsulas.

  • Materiais para confecção das cápsulas (caixas, papel, canetas, cola, tesoura).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Itens pessoais dos alunos para as cápsulas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo