Construindo Minha Cidade

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Conhecendo o passado e o presente da minha cidade

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a criar maquetes representativas da cidade ou região onde vivem, enfatizando especialmente a divisão entre áreas rurais e urbanas. Utilizando materiais recicláveis, os estudantes deverão primeiramente realizar uma pesquisa sobre como eram essas áreas no passado e como se apresentam no presente. O objetivo é que, ao refletir sobre as transformações ocorridas ao longo do tempo, desenvolvam uma compreensão mais profunda dos modos de vida e dos espaços que habitam. Esta atividade não apenas incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, mas também promove uma consciência histórica e ambiental através da reutilização consciente de materiais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de identificar semelhanças e diferenças entre as áreas rurais e urbanas de sua cidade ou região, fornecendo uma base para que possam compreender as mudanças históricas nos modos de vida dessas comunidades. Ao final, espera-se que os alunos possam distinguir os papéis desempenhados por diversos grupos sociais na formação de sua comunidade e reflitam sobre as transformações das paisagens rurais e urbanas ao longo do tempo.

  • Desenvolver a consciência histórica sobre a comunidade e região onde vivem.
  • Promover a compreensão e apreciação pela transformação das áreas rurais e urbanas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade através da construção de maquetes.
  • Incentivar a consciência ambiental por meio do uso de materiais reciclados.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF03HI07
  • description": "Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam." }, { "code": EF03HI08
  • description": Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

Conteúdo Programático

Este plano aborda conceitos fundamentais para a compreensão histórica e geográfica da cidade e região dos alunos, incluindo a evolução das áreas rurais e urbanas, os diferentes modos de vida e a importância dos grupos sociais na formação da identidade comunitária. Será explorada a transformação dessas áreas ao longo do tempo, estimulando uma profunda reflexão sobre a relação entre passado e presente.

  • História local: passado e presente da cidade ou região
  • Diferenças e semelhanças entre áreas urbanas e rurais
  • Contribuições dos diferentes grupos sociais na formação das comunidades
  • Importância da conservação ambiental e uso sustentável dos recursos

Metodologia

A metodologia desta atividade integra a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos, convidando os alunos a explorarem de forma prática e interativa o conteúdo histórico e geográfico. Trabalhando em equipes, os estudantes utilizarão materiais recicláveis para construir maquetes, fomentando uma experiência imersiva que une teoria e prática. Esta abordagem permite que os alunos assimilem os conceitos de forma mais significativa, proporcionando um ambiente de aprendizado engajador e colaborativo.

  • Pesquisa sobre a história local e caracterização das áreas rurais e urbanas
  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas e planejar a construção da maquete
  • Construção de maquetes utilizando materiais reciclados
  • Apresentação das maquetes e reflexão sobre as mudanças observadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos, abordando desde a pesquisa inicial até a apresentação final das maquetes. Cada etapa é desenhada para estimular a participação ativa dos alunos, promovendo a compreensão profunda do tema.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa sobre a cidade ou região.
  • Aula 2: Discussão em grupo das descobertas e planejamento da construção das maquetes.
  • Aula 3: Construção das maquetes com materiais recicláveis.
  • Aula 4: Apresentação das maquetes e discussão sobre as mudanças nas áreas rurais e urbanas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto, na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e esforço empregado na construção da maquete, bem como na capacidade de reflexão e articulação durante a apresentação final. Cada equipe será avaliada quanto à colaboração entre os membros, a aplicação dos conceitos aprendidos na prática e a efetiva comunicação das ideias. Exemplos de critérios incluem: coerência e relevância histórica da maquete, uso criativo de materiais reciclados e clareza na exposição das mudanças ocorridas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais recicláveis como papelão, plásticos, tecidos e outros itens reutilizáveis para a construção das maquetes. Serão necessários também materiais de pesquisa sobre a cidade ou região, como mapas, fotos antigas e atuais, documentos históricos e acesso à internet. O ambiente de sala de aula deve ser preparado para acomodar o trabalho em grupo e a construção das maquetes, oferecendo espaço suficiente e materiais de apoio como tesouras, colas e marcadores.

  • Materiais recicláveis para as maquetes
  • Recursos de pesquisa histórica e geográfica
  • Ferramentas para construção e decoração das maquetes
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo