A atividade 'Ontem e Hoje: Uma Viagem no Tempo' oferece aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a oportunidade única de explorar a comunidade onde vivem sob uma perspectiva histórica. Utilizando a metodologia ativa de Saída de Campo, os estudantes serão levados a visitar locais de significância atual e histórica, permitindo-lhes observar diretamente as mudanças sociais, culturais e tecnológicas que se sucederam no tempo. Ao longo da saída, os alunos serão encorajados a registrar suas observações, impressões e reflexões por meio de fotos, desenhos ou notas escritas. Esses registros formarão a base para uma atividade posterior em sala de aula, na qual eles irão criar apresentações visuais que contrastam o passado e o presente da comunidade. Este exercício visa não apenas aumentar o conhecimento dos alunos sobre a história local, mas também desenvolver habilidades de observação, análise crítica e apresentação.
Esta aula tem como objetivos oferecer aos alunos ferramentas para reconhecer a importância dos marcos históricos presentes na comunidade, identificar e comparar os modos de vida passados e presentes e refletir sobre as implicações das mudanças sociais, culturais e tecnológicas na vida cotidiana. Ao fazerem registros visuais e escritos de suas observações, os estudantes irão desenvolver habilidades de pesquisa, bem como a capacidade de expressar suas ideias e argumentos visualmente. Além disso, a discussão desses registros em sala de aula irá promover habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.
A aula abrange conceitos e práticas relacionadas à exploração de marcos históricos, comparação entre modos de vida e reflexão sobre as transformações nas comunidades ao longo do tempo. Adicionalmente, incorpora a habilidade de coletar dados por meio de observações diretas e a capacidade de sintetizar e apresentar essas informações de maneira coerente e criativa.
A atividade se baseia na metodologia ativa de Saída de Campo, promovendo o aprendizado através da exploração direta e da observação ativa. Os alunos serão preparados previamente para realizar registros eficazes durante a saída, e após o retorno, serão guiados em um processo reflexivo e criativo de produção de apresentações. O trabalho em equipe será incentivado em todas as etapas, valorizando a colaboração e a troca de ideias.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula ocorrerá a saída de campo, seguido de instruções para os registros. Na segunda aula, os alunos irão desenvolver e apresentar suas observações em forma de apresentação visual.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, na qualidade e profundidade dos registros efetuados (fotos, desenhos, anotações), na criatividade e clareza das apresentações visuais e na capacidade de articulação e argumentação durante as discussões em sala. A pontuação será atribuída levando em consideração a coerência e o entendimento demonstrado sobre as transformações na comunidade, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e de se comunicar efetivamente.
Serão necessários câmeras ou dispositivos móveis com câmera para a realização dos registros visuais, materiais de desenho, como lápis, canetas e papel, e acesso a computadores ou outros dispositivos para a criação das apresentações visuais. Além disso, o acesso a transporte para as visitas aos locais deve ser assegurado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula