Ontem e Hoje: Uma Viagem no Tempo

Desenvolvida por: Milena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Comunidade e Mudanças Socioculturais

A atividade 'Ontem e Hoje: Uma Viagem no Tempo' oferece aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a oportunidade única de explorar a comunidade onde vivem sob uma perspectiva histórica. Utilizando a metodologia ativa de Saída de Campo, os estudantes serão levados a visitar locais de significância atual e histórica, permitindo-lhes observar diretamente as mudanças sociais, culturais e tecnológicas que se sucederam no tempo. Ao longo da saída, os alunos serão encorajados a registrar suas observações, impressões e reflexões por meio de fotos, desenhos ou notas escritas. Esses registros formarão a base para uma atividade posterior em sala de aula, na qual eles irão criar apresentações visuais que contrastam o passado e o presente da comunidade. Este exercício visa não apenas aumentar o conhecimento dos alunos sobre a história local, mas também desenvolver habilidades de observação, análise crítica e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta aula tem como objetivos oferecer aos alunos ferramentas para reconhecer a importância dos marcos históricos presentes na comunidade, identificar e comparar os modos de vida passados e presentes e refletir sobre as implicações das mudanças sociais, culturais e tecnológicas na vida cotidiana. Ao fazerem registros visuais e escritos de suas observações, os estudantes irão desenvolver habilidades de pesquisa, bem como a capacidade de expressar suas ideias e argumentos visualmente. Além disso, a discussão desses registros em sala de aula irá promover habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.

  • Reconhecer e valorizar os marcos históricos locais.
  • Identificar as diferenças e semelhanças entre o passado e o presente da comunidade.
  • Refletir sobre as mudanças sociais, culturais e tecnológicas ao longo do tempo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e observação.
  • Criar e apresentar argumentos utilizando recursos visuais e escritos.

Conteúdo Programático

A aula abrange conceitos e práticas relacionadas à exploração de marcos históricos, comparação entre modos de vida e reflexão sobre as transformações nas comunidades ao longo do tempo. Adicionalmente, incorpora a habilidade de coletar dados por meio de observações diretas e a capacidade de sintetizar e apresentar essas informações de maneira coerente e criativa.

  • Exploração de locais significativos na comunidade.
  • Técnicas de registro: fotografias, desenhos e notas.
  • Análise de modos de vida passados e presentes.
  • Desenvolvimento de apresentações visuais e escritas.
  • Discussão e reflexão em equipe sobre as mudanças observadas.

Metodologia

A atividade se baseia na metodologia ativa de Saída de Campo, promovendo o aprendizado através da exploração direta e da observação ativa. Os alunos serão preparados previamente para realizar registros eficazes durante a saída, e após o retorno, serão guiados em um processo reflexivo e criativo de produção de apresentações. O trabalho em equipe será incentivado em todas as etapas, valorizando a colaboração e a troca de ideias.

  • Preparação da saída de campo.
  • Realização da saída e registros.
  • Criação de apresentações em sala de aula.
  • Reflexão e discussão coletiva sobre os achados.
  • Apresentação dos trabalhos e feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula ocorrerá a saída de campo, seguido de instruções para os registros. Na segunda aula, os alunos irão desenvolver e apresentar suas observações em forma de apresentação visual.

  • Aula 1: Saída de campo e registros.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação das análises.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, na qualidade e profundidade dos registros efetuados (fotos, desenhos, anotações), na criatividade e clareza das apresentações visuais e na capacidade de articulação e argumentação durante as discussões em sala. A pontuação será atribuída levando em consideração a coerência e o entendimento demonstrado sobre as transformações na comunidade, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e de se comunicar efetivamente.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários câmeras ou dispositivos móveis com câmera para a realização dos registros visuais, materiais de desenho, como lápis, canetas e papel, e acesso a computadores ou outros dispositivos para a criação das apresentações visuais. Além disso, o acesso a transporte para as visitas aos locais deve ser assegurado.

  • Câmeras ou smartphones com câmera.
  • Material de desenho (lápis, canetas, papel).
  • Computadores ou tablets para criação de apresentações.
  • Transporte para locais de visita.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo