Desbravadores do Passado

Desenvolvida por: Valqui… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Meios de deslocamento e transporte no passado

Esta atividade pedagógica tem como objetivo levar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a investigarem e debaterem sobre os diferentes meios de deslocamento de pessoas e mercadorias antes da invenção dos meios de transporte modernos. Através da divisão em grupos, cada um focará em um meio de locomoção específico, como deslocamentos a pé, a cavalo, por rios usando canoas, entre outros, para entender como esses meios influenciaram as relações comerciais e a vida das sociedades antigas. Será uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e oratória. Além disso, esta atividade proporcionará um espaço para a prática da metodologia ativa, como a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, estimulando a investigação, a colaboração entre pares e a construção coletiva do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa proporcionar aos alunos o entendimento sobre como os diferentes meios de deslocamento influenciaram o desenvolvimento das sociedades, abordando as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias ao longo da história. Os alunos aprenderão sobre a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos na dinâmica da vida comercial, além de refletir sobre as formas de adaptação ou marginalização diante das mudanças nos meios de transporte. Destaca-se, portanto, a relevância destes conhecimentos para a compreensão da organização e evolução das sociedades humanas.

  • Compreender os meios de deslocamento e transporte no passado.
  • Analisar a influência dos meios de deslocamento nas relações comerciais e na vida das pessoas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e oratória.
  • Refletir sobre as formas de adaptação ou marginalização com as mudanças nos meios de transporte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI05: Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
  • EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
  • EF04HI07: Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos incluem o estudo dos diferentes meios de transporte ao longo da história, abordando especificamente os deslocamentos a pé, a cavalo, por rios usando canoas, etc., e como estes influenciaram nas relações comerciais e sociais das civilizações. Através da contextualização histórica, os alunos terão a oportunidade de analisar as mudanças ocorridas e suas implicações para as sociedades afetadas.

  • História dos meios de deslocamento e transporte.
  • Influência dos meios de transporte nas relações comerciais e sociais.
  • Evolução dos meios de transporte e suas implicações.

Metodologia

Para a realização desta atividade, será empregada a metodologia ativa, com foco na Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Cada grupo de alunos será responsável por investigar um meio de locomoção específico, compilando informações e preparando uma apresentação. Posteriormente, as descobertas serão compartilhadas em uma roda de debate, permitindo a troca de conhecimentos entre os grupos e promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.

  • Pesquisa em grupo sobre um meio de locomoção específico.
  • Preparação de uma apresentação sobre o meio de locomoção estudado.
  • Compartilhamento das descobertas em uma Roda de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, onde os alunos primeiramente serão divididos em grupos e receberão suas designações de pesquisa. A maior parte da aula será dedicada à pesquisa e preparação da apresentação, culminando em uma roda de debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Divisão de grupos, pesquisa, preparação da apresentação e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será feita com base na participação dos alunos durante toda a atividade, incluindo a qualidade da pesquisa realizada, a eficácia da apresentação em comunicar as principais descobertas e a contribuição para o debate. Será dada ênfase na capacidade dos alunos de trabalharem em equipe, na aplicação de conhecimentos históricos na análise dos meios de transporte e na habilidade de apresentar e defender suas ideias diante dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais para pesquisa, como livros de história, acesso à internet para pesquisa on-line, materiais para a preparação das apresentações (papel, canetas, cartolinas) e um espaço adequado para a realização da roda de debate, permitindo a interação entre todos os participantes.

  • Livros de história e acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para preparação das apresentações (papel, canetas, cartolinas).
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo