Descobrindo a Cultura Gaúcha

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Diversidade cultural do Rio Grande do Sul

A atividade 'Descobrindo a Cultura Gaúcha' visa explorar a riqueza cultural do estado do Rio Grande do Sul. Os alunos trabalharão em grupos para investigar aspectos culturais específicos, como culinária, vestimentas, danças típicas e festas populares, construindo um 'Painel Cultural'. Cada grupo receberá um tema e deverá pesquisar, organizar e apresentar as informações coletadas através de textos e imagens. Essa abordagem prática busca desenvolver habilidades de pesquisa, organização de informações e apresentação oral, além de fomentar o interesse e respeito pela diversidade cultural. A compreensão dos alunos sobre as tradições culturais será aprofundada através da troca de informações entre grupos, promovendo uma visão coletiva e rica dos costumes gaúchos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é permitir que os alunos apreciem e valorizem a diversidade cultural do Rio Grande do Sul, desenvolvendo a capacidade de pesquisar, compilar e apresentar informações. A atividade promove habilidades de leitura e escrita, organização de informações, bem como interação e cooperação entre os alunos, estimulando o trabalho em equipe. Além disso, busca-se que os alunos possam refletir criticamente sobre a importância da cultura e das tradições locais, ampliando seu repertório cultural e social, ao mesmo tempo que fortalecem a expressão oral através de apresentações em grupo.

  • Compreender a diversidade cultural do Rio Grande do Sul.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Praticar a apresentação oral de forma clara e coesa.
  • Trabalhar colaborativamente em grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI01: Identificar os elementos que compõem a vida cultural e social do Brasil, valorizando a diversidade cultural.
  • EF04HI02: Relacionar diferentes aspectos da cultura e do cotidiano de comunidades do passado com as do presente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Descobrindo a Cultura Gaúcha' está centrado na exploração dos aspectos culturais do Rio Grande do Sul. Os alunos terão contato com temas como culinária, vestimentas, danças e festas populares, integrando conhecimentos de história e geografia. Essa exploração permite um olhar aprofundado sobre a formação cultural e identidade regional do estado, com foco nas especificidades e contribuições das diversas etnias que compõem a sociedade gaúcha. Além de compreender o histórico das tradições, os alunos desenvolverão competências de pesquisa e comunicação, consolidando o entendimento intercultural necessário para a formação cidadã.

  • Culinária típica do Rio Grande do Sul.
  • Vestimentas e trajes tradicionais.
  • Danças folclóricas e sua história.
  • Festas populares e tradições culturais.

Metodologia

Para o desenvolvimento da atividade, será adotada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), onde os alunos atuam como investigadores e coletores de informações, favorecendo a autoria e pesquisa. Por meio desta metodologia, os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, delegar tarefas e colaborar para alcançar objetivos comuns. Assim, desenvolvem autonomia e responsabilidade, além de fortalecerem habilidades interpessoais importantes. O uso de discussões em sala e a pesquisa guiada são estratégias que fomentam a elaboração colaborativa do 'Painel Cultural', promovendo a troca de conhecimentos e a diversificação das formas de aprendizagem.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Pesquisa em grupo e coleta de dados.
  • Apresentação oral e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em uma aula de 50 minutos. No início da aula, será realizada uma introdução ao tema e à proposta da atividade, seguida pela divisão dos alunos em grupos. Durante o período de aula, os grupos irão pesquisar e discutir seus temas, preparando materiais e estratégias para montagem de seus painéis. Ao final da aula, os alunos deverão iniciar a montagem do painel, organizando as ideias e conteúdos pesquisados. Essa distribuição permite aos alunos envolverem-se ativamente na construção do conhecimento, utilizando o tempo de forma eficiente para a prática e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema da diversidade cultural, divisão em grupos, pesquisa e início da montagem do 'Painel Cultural'.
  • Momento 1: Introdução à Diversidade Cultural do Rio Grande do Sul (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema da diversidade cultural do Rio Grande do Sul. Explique brevemente aos alunos o que significa diversidade cultural e por que é importante conhecermos diferentes culturas. Use recursos visuais, como imagens ilustrativas de trajes, danças e pratos típicos da região. Oriente os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o tema e anote no quadro as contribuições. Permita que todos participem.

    Momento 2: Formação de Grupos e Distribuição de Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de forma a promover diversidade e colaboração. Atribua a cada grupo um tema específico: culinária, vestimentas, danças ou festas populares. Explique claramente as tarefas de pesquisa que cada grupo deverá executar. É importante que todos compreendam suas funções dentro do grupo, definindo papéis como pesquisador, redator, ou ilustrador. Observe se os alunos conseguem se organizar de maneira a respeitar a contribuição de todos.

    Momento 3: Pesquisa e Coleta de Dados (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem a pesquisa com os materiais disponíveis, incentivando a utilização de tablets ou notebooks, quando possível. Disponibilize recursos como cartolinas e papéis coloridos para anotações e esboços. Circule entre os grupos para oferecer suporte e direcionamento. Sugira que os alunos façam anotações sobre o que consideram mais relevante e interessante, incentivando o pensamento crítico. Avalie o envolvimento dos alunos e a colaboração dentro dos grupos.

    Momento 4: Início da Montagem do 'Painel Cultural' (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os grupos a começarem a organizar as informações coletadas em seu 'Painel Cultural'. Encoraje a criatividade e a inclusão de diferentes tipos de conteúdo, como textos, imagens e gráficos. Reforce a importância da clareza e coesão na apresentação das informações. Aproveite esse momento para observar o progresso dos alunos e proporcionar feedback construtivo. Avalie a habilidade dos alunos de sintetizar e apresentar suas descobertas de maneira clara.

Avaliação

A avaliação será diversa e contínua, incluindo observação do envolvimento e contribuição de cada aluno no grupo. A avaliação formativa ocorrerá ao longo da aula através de feedback do professor para orientar e apoiar os grupos. Os painéis culturais formam parte da avaliação somativa, onde serão analisados conforme os critérios de clareza na apresentação dos dados, criatividade na elaboração do painel e cooperação no grupo. Para atender aos alunos com necessidades específicas, adaptações como formatos alternativos de apresentação ou materiais de consulta acessíveis serão disponibilizadas.

  • Objetivos: Avaliar a compreensão da diversidade cultural e habilidades de colaboração.
  • Critérios de Avaliação: Clareza, criatividade, cooperação e contribuição individual.
  • Exemplo Prático: Avaliação dos painéis considerando a explicação oral do tema, utilização de recursos visuais e dinâmica de grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados são planejados para proporcionar uma experiência rica e acessível aos alunos. Materiais visuais e táteis, como cartolinas, papéis coloridos e imagens, serão utilizados para auxiliar na montagem dos painéis. Tecnologias educacionais, como tablets ou notebooks, poderão ser usadas para pesquisa e coleta de informações. Recursos de acessibilidade, como textos em áudio e materiais em Braille, garantirão que todos os alunos possam participar plenamente da atividade. A variedade de recursos tem o objetivo de engajar os alunos e respeitar diferentes estilos de aprendizagem.

  • Cartolinas e papéis coloridos.
  • Imagens e materiais táteis.
  • Tecnologias educacionais (tablets, notebooks).
  • Textos em áudio e materiais em Braille.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio e a importância de assegurar que todos os alunos, independentemente de suas condições ou deficiências, possam participar de forma plena e efetiva da atividade 'Descobrindo a Cultura Gaúcha'. Para os alunos com deficiência visual, sugerimos a utilização de materiais adaptados em Braille, audiodescrição e texturas para identificar elementos dos painéis. Para aqueles com TDAH, recomenda-se um ambiente de atividades com intervalos organizados e tarefas bem definidas para evitar distrações. Já para alunos com autismo nível 1, um esquema visual de atividades poderá auxiliar na compreensão da rotina e facilitar a participação. Essas estratégias são sugeridas para promover inclusão sem gerar carga adicional significativa para o docente.

  • Alunos com deficiência visual: Utilizar materiais em Braille e recursos táteis.
  • Alunos com TDAH: Implementar ambientes de foco e intervalos específicos.
  • Alunos com autismo: Usar esquemas visuais para suportar a rotina.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo